5 momentos decisivos na carreira de um advogado

ProJuris Dia a Dia 0 Comments

Quem busca a profissão de advogado deve estar preparado para a concorrência e atuar com vontade e determinação.

Ao contrário do que ocorre com inúmeras profissões que são novas no mercado, o profissional da área jurídica, quando se forma, se depara com um mercado bastante consolidado e promissor. Contar com essa premissa facilita a atuação de quem é do ramo, uma vez que é possível contar com um tabelamento que garante bons preços aos seus serviços, além das inúmeras oportunidades existentes no mercado.

Embora um advogado conte com um mercado sólido, ele se depara com um número bastante grande de profissionais no mercado, o que gera uma competição acirrada. Quem quer prestar uma faculdade de Direito e se tornar um advogado precisa se dedicar bastante para conquistar seu espaço. Por isso é muito importante estar atento a cada passo que se dá na consolidação da sua carreira.

Grandes momentos na carreira de advogado

1. A escolha pela profissão

Quem escolhe a faculdade de Direito e a profissão de advogado precisa estar preparado para os desafios futuros, por isso é fundamental gostar muito do que se faz.

Embora muitos estudantes se sintam atraídos pela profissão em decorrência da experiência profissional de pais e familiares, a escolha pelo Direito deve se balizar em habilidades e talentos pessoais e não nos conselhos dos parentes e amigos.

Quem escolhe a profissão de advogado deve gostar muito de ler, escrever, estudar, além de ter forte afinidade com a persuasão de pessoas. Acima de tudo, quem busca essa carreira deve ter bastante afinidade com as ciências humanas.

Se você gosta de avaliar comportamentos sociais, tem um grande senso de justiça, gosta de buscar soluções e tem facilidade para expor o que pensa, seja de maneira oral ou escrita, a carreira jurídica pode ser uma excelente escolha profissional. Mas, novamente, é sempre necessário ter a consciência de nossos talentos e habilidades individuais na hora de optar por um caminho profissional, sem que haja interferência externa.

2. O curso de Direito

O curso de Direito tem uma duração de cinco anos e demanda muito estudo e leitura. Ao se formar, o estudante recebe o título de bacharel e apenas com a aprovação na OAB esta capacitado a exercer a profissão.

LEIA TAMBÉM  O que é exatamente o Módulo de Distribuição, que vai revolucionar o departamento jurídico?

Para quem quer se destacar no mercado, cursar uma faculdade de primeira linha ainda é uma condição que pode lhe trazer muitas oportunidades profissionais. Portanto, vale investir em estudo na hora de considerar qual faculdade cursar.

Busque cursos que sejam reconhecidos pelo MEC e que tenha bons índices de aprovação da OAB. Isso certamente fará diferença na hora de atuar profissionalmente.

3. A busca por uma colocação no mercado

Conforme já colocamos, o curso de Direito, por ser uma faculdade tradicional, forma centenas de estudantes anualmente, gerando uma grande oferta profissional e uma competição acirrada.

Quem quer se colocar bem no mercado deve se preocupar com estratégias que permitam atingir seus objetivos. Assim, durante a graduação busque o maior número de cursos, palestras e workshops que interfiram na sua formação.

Aproveite o espaço da graduação para experimentar ao máximo a profissão, principalmente em programas de estágio. Busque, a partir do seu perfil, encontrar o tipo de atividade que lhe traz mais satisfação enquanto advogado.

4. A necessidade de especialização

Busque se especializar em sua área de afinidade. Além de lhe dar know how para atuar melhor profissionalmente, a especialização garante a sua atuação dentro de um nicho específico que pode ser mais interessante para você.

5. Crescer profissionalmente

Para quem quer crescer e se tornar um profissional de sucesso, é necessário muito estudo, dedicação e estratégia. É preciso ser um profissional atualizado com as tendências de mercado e que busque sempre a inovação.

Os softwares jurídicos são ferramentas criadas justamente com esse objetivo: trazer inovação para gerar eficiência e produtividade. Escolher um software jurídico que torne o profissional ainda mais preparado para os desafios da advocacia é um grande momento da vida desse profissional.

O Projuris é um software com experiência de mercado, que foi elaborado a partir das necessidades apresentadas pelos profissionais do ramo. O Projuris oferece ao advogado todas as ferramentas necessárias para tornar o cotidiano mais eficiente e proveitoso.

Qual é o momento mais importante da carreira de um advogado? Compartilhe nos comentários!

email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *