5 vantagens da adoção das assinaturas biométricas digitais

5 vantagens da adoção das assinaturas biométricas digitais

ProJuris Dicas 1 Comment

Quando falamos em assinatura biométrica digital, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a segurança da informação. Sim, segurança é uma das vantagens que a biometria pode oferecer, mas não é a única.

A seguir, veja outras vantagens que a adoção de assinaturas biométricas digitais pode oferecer:

1 – Redução de custos e tempo

Como não há mais impressões especiais que os documentos físicos exigem, bem como com o tempo de circulação, os documentos digitais assinados por biometria reduzem investimentos e tempo.

Como o escritório não precisa lidar com um volume grande de papéis e o sistema pode ser operado com rapidez, todo o processo administrativo pode ser simplificado e se tornar mais ágil e eficiente.

Além disso, a documentação com assinatura biométrica digital traz uma redução considerável nos custos para administrar os arquivos físicos dos documentos assinados em papel.

2 – Agilidade na tramitação e resolução de processos

Com a documentação toda digitalizada, é possível criar um fluxo eletrônico de tramitação eletronicamente usando o workflow da organização. Ou seja, é possível tornar a análise dos documentos seriada, conforme o tempo dos profissionais, elencando ordens de prioridade, por exemplo.

Isso agiliza os processos de aprovação e assinatura e reduz a estrutura operacional que os papéis exigem. Sem falar no espaço que se ganha no escritório. A possibilidade de buscar um documento com alguns cliques já proporciona mais tempo para agir.

LEIA TAMBÉM  Agenda para advogados: existe um modelo ideal?

3 – Mobilidade

A biometria também permite que os documentos sejam assinados, buscados e analisados em qualquer lugar, com dispositivos móveis como tablets e smartphones ou ainda via SMS. Isso dá ao signatário mais mobilidade e agiliza o processo. Imagine um cliente de um escritório de advocacia que esteja viajando e precise assinar um contrato. Com a biometria digital ele pode fazer essa assinatura de qualquer lugar onde esteja, desde que tenha acesso à internet.

4 – Responsabilidade social

Em um momento em que os olhos do mundo se voltam para o meio ambiente e a impressão de grandes quantidades de papel não é mais bem vista, poder tramitar documentos via web, com a segurança da assinatura biométrica digital, pode ser um diferencial na imagem da empresa.

Neste quesito, a biometria também traz uma imagem de inovação, pois agrega valor e facilita o dia a dia de todos os envolvidos com os documentos digitais.

5 – Segurança

Com a biometria, é possível elevar as garantias de integridade, autenticidade da informação e identidade do signatário. É possível, por exemplo, configurar um perfil biométrico para cada pessoa, tornando o processo inviolável.

As preocupações com extravios de papéis ou perdas com incidentes já não existem, pois a documentação devidamente assinada biometricamente permanece guardada digitalmente.

Você já utiliza assinaturas biométricas digitais? Pretende utilizar? Comente abaixo!

email

Comentários 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *