Você é um advogado corporativo que conhece sua empresa? Faça o teste

ProJuris Empreendedorismo 0 Comments

Lembra quando, anos atrás, falava-se que o mercado precisava cada vez mais de profissionais multidisciplinares? Algumas áreas, com atividades específicas e muito objetivas, e aqui podemos citar o trabalho dos profissionais de departamento jurídico, pensavam que talvez a tendência não fosse atingi-los, já que não se aplicava em seu caso. Alguns anos depois, o assunto finalmente está em voga.

Deste o começo do ano, especialistas da área vêm discutindo a importância de um envolvimento pleno de advogados corporativos com seu cliente, ou seja, a empresa. Afinal, é preciso que o profissional corporativo conheça profundamente a situação da empresa e suas diferentes áreas (dos seus valores ao funcionamento da linha de produção) assim como em um escritório o advogado conhece o seu cliente. Isso o ajuda a ser mais estratégico na hora de mitigar riscos e aumenta a relevância do trabalho do departamento, além de alinhar o ‘modus operandi’ do seu jurídico e suas orientações jurídicas com o perfil do negócio.

E o que você acha de testarmos seu conhecimento a respeito da empresa? Tente responder estas questões:

1. O que o indicador de satisfação do cliente revela a respeito dos produtos/serviços oferecidos pela sua empresa?

2. Se for o caso, qual é o produto mais e menos lucrativo da empresa?

3. Qual o índice de crescimento da sua organização e como ele está em relação ao da concorrência no mesmo segmento?

4. Você tem o mínimo de conhecimento de quais são os resultados dos outros gestores que impactam nos resultados da empresa e, consequentemente, no seu departamento?

LEIA TAMBÉM  Advocacia disruptiva em três pontos fundamentais

5. Está bem claro para todos os departamentos o que o departamento jurídico faz?

Parece um exercício simples. No entanto, ele pode dizer muito sobre o envolvimento dos profissionais jurídicos com a empresa como um todo. Já falamos aqui na Universidade sobre o jurídico ser visto apenas como um ‘setor de gastos’ e como ele pode demonstrar sua importância para a organização. Se envolver estrategicamente, sem dúvidas, é uma forma. É importante que o gestor jurídico possa conhecer (e responder) as questões que possibilitem que ele sente na mesa para discutir o planejamento estratégico e o futuro da empresa. Este foi sempre uma das grandes “batalhas” do dentro da empresa: intensificar sua participação na atuação da empresa.

Neste contexto, há inúmeras “portas de acesso” para aprimorar o envolvimento do seu departamento jurídico. Um deles é a supracitada multidisciplinaridade, ou seja, investir tempo para estudar e ganhar certificações de áreas do conhecimento que são pertinentes à empresa mas não estão diretamente ligadas com o direito corporativo: economia, empreendedorismo, administração, recursos humanos etc. Afinal, se a decisão do departamento é se envolver estrategicamente com a empresa, é preciso fazer isso de forma qualificada.

Um software jurídico para departamentos jurídicos também pode ser um facilitador, já que ele significa economia de tempo e automação do trabalho repetitivo de cálculo e gestão de documentos, outrora parte central do trabalho do jurídico, além, claro, de tornar sua atuação mais voltada a resultados e a tomadas de decisões mais globais e inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *