Perguntas de entrevista para conhecer um candidato - ProJuris Software Jurídico

As perguntas de entrevista para realmente conhecer um candidato

ProJuris Curiosidades, Dia a Dia, Dicas, Revista Projuris 1 Comment

O candidato memorizou cada ponto a ser salientado em seu currículo e tem seu portfólio completo na ponta da língua. Ensaiou inúmeras vezes o texto em que explica quais são seus pontos fortes e fracos e elaborou uma resposta poética para quando lhe perguntarem onde ele se vê daqui a 5 anos. Mas será que ele está preparado para responder qual foi a última coisa que pesquisou no Google? Ou que lei ele mudaria e por que se pudesse ser o presidente do país por um dia? Ou quem ganharia uma luta entre o Homem-Aranha e o Batman?

Esses são alguns exemplos das perguntas mais inesperadas e difíceis de serem respondidas em entrevistas de emprego, segundo o site americano de carreiras Glassdoor. O objetivo de perguntas como estas é quebrar a lógica contínua da entrevista para avaliar como o candidato se porta diante de uma situação de total surpresa. Além disso, com as indagações certas, também é possível descobrir o que o entrevistado realmente pensa sobre assuntos importantes para a empresa e para a vaga, que geralmente são abordados com perguntas previsíveis que permitem respostas padrões e até ensaiadas.

Baseada em centenas de perguntas compartilhadas por candidatos nos últimos anos, a lista a seguir sugere algumas das questões mais difíceis e inesperadas que podem ser feitas a candidatos a qualquer posição. Elas estão presentes em processos de recrutamento de empresas como a Google, o Facebook, a Rolls-Royce e a ProJuris. As perguntas servem para conhecer melhor a personalidade do candidato, testar sua criatividade, capacidade de improviso, analisar se ele é alinhado aos valores da organização e verificar se ele realmente possui o perfil adequado para a vaga oferecida

Ensine-me a fazer alguma coisa, qualquer coisa. Use apenas palavras, como se você estivesse ao telefone.
Esse pedido é feito nas entrevistas da HubSpot, empresa americana especialista em marketing. Ótima para cargos que envolvam relacionamento direto com o cliente, a tarefa proposta testa a capacidade didática do entrevistado.

Esta é nossa lista de valores. Escolha um e explique porque ele não é necessário.
Desafio elaborado pela Thought Works, uma consultoria global em tecnologia de informação. Lá o processo de seleção dura 43 dias, em média. Com essa tarefa, busca-se analisar o senso crítico do candidato e como ele argumenta suas ideias.

Como saberemos que você não irá desistir quando as coisas estiverem difíceis?
Pergunta da Paycom, outra gigante americana do ramo de softwares. Perfeita para entrevistas de cargos de liderança dentro da organização.

LEIA TAMBÉM  Aprenda em um minuto: o que é SEO?

Como você define sucesso?
Pergunta presente no processo de seleção da empresa brasileira de compressores, a Embraco. Com ela, busca-se analisar se os valores do candidato se alinham com os valores e missão da empresa.

O que você está achando desta entrevista?
Pergunta do Boston Consulting Group, empresa de consultoria empresarial. Ela testa a capacidade do entrevistado de criticar alguém que está em uma posição acima da sua, uma qualidade rara e extremamente buscada pelas organizações.

Descreva a cor amarela a alguém que sempre foi cego.
Teste feito nas entrevistas da Spirit Airlines, companhia aérea norte-americana que possui o amarelo como cor de identidade da sua marca. Por ser extremamente difícil descrever uma cor sem utilizar adjetivos que dependem da visão para que se compreenda o significado, essa tarefa testa a capacidade de empatia do entrevistado.

Conte-me algo em que você é diferente de todas as outras pessoas do mundo.
Pergunta feita no processo seletivo aqui da ProJuris. Com ela, buscamos analisar o que o candidato mais aprecia em si mesmo, no que ele acredita que se destaca em meio a todas as outras pessoas. A partir da resposta, analisamos sua compatibilidade com a vaga disputada.

O quão sortudo você é e por quê?
Pergunta criada pela Airbnb, um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações. Pode ser uma pegadinha para verificar se o candidato se baseia no acaso ou no esforço próprio, ou ainda uma pergunta para analisar o grau de otimismo e a percepção de mundo do entrevistado.

Você preferiria ser um peixe grande num aquário pequeno ou um peixe pequeno num aquário grande?
Pergunta incluída no processo de seleção da gigante Apple. Traz uma reflexão tradicional filosófica: o candidato prefere estar rodeado de pessoas que irão fazê-lo crescer ou prefere que o comando da situação esteja em suas mãos? Não há resposta certa ou errada, mas baseando-se na justificativa apresentada pelo candidato, será possível saber qual vaga ou área ele está mais ou menos apto a ocupar.

Que livro você está lendo agora?
Uma pesquisa realizada pelo Ibope no início de 2016 revelou que a quantidade de brasileiros que não possui o hábito regular da leitura representa 44% da população do país. Esse pode ser, portanto, um diferencial interessante. A pergunta veio do processo de seleção da Avaya, empresa estadunidense de telecomunicações.

email

Comentários 1

  1. Interessante, uma das tarefas mais importantes e mais difícil é saber contratar, e acredito ser o maior diferencial de uma empresa contar com um time que se alínea com os valores e a estratégia dá empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *