Carreira jurídica: conheça os prós e contras dos escritórios e departamentos jurídicos

ProJuris Curiosidades, Dia a Dia 0 Comments

Na hora de escolher para onde direcionar sua carreira saiba avaliar as vantagens e desvantagens de cada setor do mercado.

Com as transformações do mercado e o surgimento de novas demandas, o profissional da área jurídica passou a ocupar diferentes posições. Se antes a profissão de advogado se restringia apenas à representação de clientes perante o Judiciário e demais órgãos do poder público, atualmente muitos profissionais vêm ocupando lugar de destaque na administração de departamentos jurídicos.

Para quem está iniciando na carreira ou está em busca de novos desafios, vale avaliar os prós e os contras de cada setor do mercado antes de direcionar o caminho. No entanto, busque sempre fazer sua avaliação baseada em seu perfil profissional. Em geral, profissionais com perfis de especialista costumam se destacar em escritórios, enquanto gestores têm uma maior tendência para atuar bem em departamentos jurídicos.

Escritório jurídico

De maneira geral, as atividades de um escritório jurídico estão focadas na representação do cliente. O advogado, além de atuar na defesa dos direitos e interesses de seu cliente, exerce um papel fundamental auxiliando também nos processos de tomada de decisões.

Quem busca crescer profissionalmente em um escritório deve contar com um perfil mais voltado ao especialista, uma vez que as demandas são sempre focadas nas especificidades de cada ramo do direito. Por isso é fundamental contar com a expertise na sua área de atuação. Advogados que atuam em escritórios devem buscar sempre a atualização, por meio de cursos, palestras e workshops. É preciso estudar sempre.

Estabelecer uma boa relação com o cliente é outra habilidade exigida no ambiente dos escritórios, já que a atividade está centrada na representação. É preciso que o profissional saiba transmitir confiança, além de demonstrar eficiência e diligência na hora de prestar serviços.

Dentre as vantagens de se trabalhar em um escritório, vale destacar: a pessoalidade na hora de prestar serviços – que muitas vezes gera o reconhecimento direto do cliente e a motivação profissional, a dinâmica menos rígida de trabalho uma vez que as demandas são geradas pelos clientes e não por protocolos internos e, dependendo do ramo, as condições salariais que são bem mais vantajosas.

LEIA TAMBÉM  Como implementar um software jurídico em seu escritório

Já as desvantagens estão ligadas à carga de trabalho que costuma ser bem maior quando comparada aos departamentos jurídicos e a falta de planejamento de carreira, já que muitos escritórios não contam com planos de carreira e com uma administração voltada para a gestão de pessoas.

Departamentos jurídicos

Para quem conta com um perfil mais generalista e voltado à gestão, trabalhar em um departamento jurídico pode ser uma ótima escolha. Nele, um advogado fica responsável pela coordenação de diversas atividades e precisa lidar com toda sorte de protocolos internos, como requisição de serviços, gestão de contratos, controle de processos judiciais e administrativos, entre outros.

O foco de atuação de um advogado dentro de um departamento jurídico são as demandas e necessidades da empresa. Por isso o profissional deve saber atuar de forma direta e simplificada, traduzindo muitas vezes aos demais departamentos as questões legais da empresa.

É interessante que esse profissional busque se especializar em administração e em marketing, uma vez que tais habilidades são comumente exigidas.

Dentre as vantagens de atuar em um departamento jurídico estão: uma carga de trabalho mais controlada e racionalizada, planos de carreira mais consolidados, bônus e benefícios, como assistência médica e odontológica, dentre outros.

Pensando nas necessidades dos profissionais que atuam em escritórios ou departamentos jurídicos, a Projuris  desenvolveu o “Projuris ONE” e o “Projuris Enterprise”. Com cada software o advogado é capaz de informatizar toda a sua atividade, otimizando seu dia a dia e criando uma rotina mais produtiva e eficaz.

Compartilhe a sua experiência com escritórios e/ou departamentos jurídicos nos comentários. Entre em contato com a Projuris para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *