Cinco atitudes essenciais para os advogados de sucesso

ProJuris Dia a Dia, Dicas, Empreendedorismo 0 Comments

Transformação nas relações de trabalhos tem afetado os mais diversos profissionais, atingindo também advogados autônomos e escritórios. Se antes era necessário que um profissional soubesse trilhar pelas leis com facilidade, encontrando os melhores caminhos e amparando os clientes judicialmente, hoje é preciso muito mais. Capacidade de negociação, disponibilidade e facilidade de trabalho em equipe, conhecimento amplo e em vários setores, atualização constante não só sobre a legislação, mas sobre tudo que acontece com a organização para quem presta serviço são habilidades básicas que um profissional de sucesso precisa ter.

Atitudes essenciais para os advogados de sucesso

1 Inteligência emocional

Autopercepção, autocontrole, automotivação, empatia e práticas sociais são características de pessoas que têm inteligência emocional, o que as deixa mais perto do sucesso profissional. A autopercepção permite que as pessoas se conheçam bem e identifiquem a sua reação e postura frente a qualquer questão que venha a enfrentar. O autocontrole faz com que o indivíduo saiba controlar as emoções  e a automotivação é a capacidade de conseguir estar sempre motivado para poder conquistar os seus objetivos. A empatia ajuda nas relações de trabalho graças à habilidade de comunicação interpessoal e, por fim, as práticas sociais facilitam o trabalho em equipe, algo praticamente exigido pelas empresas hoje.

2 Empreendedorismo

Essa é a palavra da vez, independentemente da área de atuação. É através da capacidade de empreender que o profissional criará seu diferencial e começará uma carreira de sucesso. Um empreendedor nato consegue levar para a organização para a qual trabalha ideias inovadoras que fortalecem a instituição. É isso que o mercado procura, um profissional que venha a somar na empresa não só em sua área, mas como um todo.

LEIA TAMBÉM  O que é exatamente o Módulo de Distribuição, que vai revolucionar o departamento jurídico?

cta software jurídico ebook inadimplência para advogados

3 Trabalho em equipe

O “saber ouvir” é algo essencial. Só assim a pessoa consegue trabalhar em equipe, escutar as opiniões e colaborar a construção de uma solução do problema em conjunto com os demais. Com os clientes, esse tipo de atitude ajuda a convencer e estabelecer um vínculo de confiança. Já dentro de uma empresa, torna o convívio mais harmonioso, aumentando a produtividade.

4 Persuasão e comunicação interpessoal

Característica essencial para qualquer profissional, a comunicação deve ir muito além da habilidade verbal, pois o corpo fala muito e o advogado tem que usar isso a seu favor. Tendo uma boa comunicação interpessoal fica mais fácil ser persuasivo e fazer com que as pessoas enxerguem as coisas de uma maneira emocional e não apenas racional.

5 Flexibilidade

Os conflitos fazem parte do dia a dia de um advogado autônomo e escritórios, e é preciso resolver esses problemas e divergências dentro da lei. Ser flexível ajuda a negociar melhor e a habilidade de negociação é essencial para a resolução de conflitos sociais. É através desse poder de ceder e negociar que a melhor solução será acordada para a empresa para qual o profissional presta serviço ou que a indenização a ser paga pelo seu cliente será a menor possível, dentro da legislação. É uma característica básica para qualquer profissional de sucesso.

Há alguma outra característica que você ache que merece destaque? Conte pra gente! 

- conversão projuris ONE melhor software jurídico para advogados

email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *