Como melhorar a sua concentração e ter mais disciplina como advogado autônomo

Conheça algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua concentração e produtividade

Trabalhar de forma autônoma, em qualquer profissão, requer foco e disciplina. Um advogado autônomo, que trabalha para si, no entanto, precisa equilibrar diversas tarefas diferentes em uma mesma agenda. Por isso, para ser produtivo e conseguir resultados profissionais e financeiros, é essencial manter a concentração.

Da arrumação da mesa de trabalho até o excesso de informação, o advogado autônomo encontra diversos obstáculos para manter-se concentrado em sua rotina. Pensando em todos os desafios que esse profissional encontra, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a distração bem longe do seu dia a dia.

1) Organize seu dia 

Para quem busca se concentrar e ser mais eficiente, organizar o dia de trabalho em tarefas ou blocos pode ser uma ótima pedida. Fazer uma lista de tarefas por períodos (manhã e tarde, por exemplo) permite que você visualize seu cotidiano com mais clareza, facilitando assim com que estabeleça suas prioridades.

O ideal é sempre dar preferência para as tarefas mais difíceis de executar, pois ao eliminá-las você se sente mais disposto para completar a agenda. Outra dica é realizar primeiro as tarefas que demandam pouco tempo para serem resolvidas, como uma cópia de um documento ou um telefonema pontual.

Evite ao máximo começar o seu dia pela caixa de e-mails. Boa parte dos profissionais que começa o dia dessa forma tende a se distrair e passar boa parte do dia respondendo e-mails. O ideal é sempre manter-se focado em suas tarefas e responder os e-mails durante pequenas pausas feitas durante o dia.

2) Faça pausas 

Poucos profissionais sabem, mas o cérebro humano consegue se manter com a atenção fixa em um único objeto por até 60 segundos. Depois desse tempo é natural que a atenção se esvaia. Por esse motivo, para quem deseja se manter concentrado, fazer pausas de cinco a dez minutos é essencial. As pausas contribuem para recuperar a energia e a concentração.

LEIA TAMBÉM  Inadimplência na advocacia - um guia completo

Procure revezar uma hora de trabalho com intervalos de dez minutos para um café, comer algo ou ouvir uma música. Esse tipo de estímulo vai ajudá-lo a ficar concentrado e produtivo durante o dia todo.

3) Cuidado com as redes sociais

As redes sociais são bastante dispersivas e, se não utilizadas com consciência, podem se transformar em um obstáculo para a concentração. O ideal é separar um tempo para navegar livremente, em um momento de lazer, para evitar que isso acabe virando horas.

As redes sociais também podem ser utilizadas como fonte de pesquisa ou comunicação, por isso não devem ser totalmente descartadas. No entanto, deve ser tratada com parcimônia para que não se torne um problema.

Existe uma tendência em culpar a tecnologia como uma forma poderosa de distração. No entanto muitos softwares e aplicativos estão aí para ajudarem na produtividade e podem se transformar em uma excelente ferramenta para quem trabalha de forma autônoma.

4) Resolva o problema do barulho

Muitos profissionais têm dificuldades de se concentrar com o barulho. Para quem sofre com esse tipo de problema, já é possível encontrar sites e aplicativos que disponibilizam gratuitamente o chamado “White noise” ou “barulho branco”, trata-se de um ruído produzido pela combinação simultânea de frequências que elimina barulhos externos e ajuda na concentração.

Para quem busca manter o foco e a concentração, tornando-se um profissional mais eficiente, a ProJuris disponibiliza diversos softwares que auxiliam no dia a dia do advogado, ajudando-o  na gestão de clientes e casos, organização da agenda e até financeira. O ProJuris permite o acesso remoto a todas as informações de casos e clientes, garantindo a liberdade e a praticidade que um advogado autônomo necessita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *