Gestão de tempo para advogados

Gestão de tempo: saiba como otimizar o seu

A gestão de tempo é um processo que ainda precisa virar rotina nos escritórios de advocacia. A correria do dia-a-dia, aliada à necessidade de cumprimento de prazos, faz com que os advogados autônomos e escritórios se percam na falta de organização.

Não que os profissionais sejam desorganizados por serem desleixados ou porque não tenham competência em gerir o próprio tempo, mas, a quantidade de informação e de compromissos diários, especialmente nos momentos em que há necessidade de repensar as atividades, maximizam a necessidade de uma gestão que seja especializada, prática e simplificada.

Se esse é seu caso, não se preocupe, aqui encontrará alguns dos principais inimigos da organização e saberá como otimizar o seu tempo utilizando um software de gerenciamento.

Inimigos da gestão de tempo para advogados

Organização falha ou falta de uma gestão de tempo

Caso o advogado e o meio em que ele esteja inserido, seja num pequeno escritório ou até numa média empresa, não tenha uma gestão organizada dos compromissos agendados, estará sempre perdendo tempo com a busca de informações sobre o que precisará fazer naquele dia. Caso isso aconteça poderá não se preparar o suficiente para a defesa de uma causa e tudo vira um ciclo vicioso.

Procrastinação forçada

Um profissional capacitado e competente dificilmente irá adiar uma ação ou um compromisso por vontade própria, mas a falta de uma gestão completa do tempo irá fazer com que a procrastinação forçada seja uma rotina nada agradável. Gerir o tempo obrigará que as tarefas sejam executadas sempre dentro do cronograma e a procrastinação não será um problema para o profissional ou para os profissionais inseridos no meio.

Falta de tempo para relaxar

Uma pessoa que está sempre atrasada vive num mundo no qual nunca sobra um espaço na agenda para relaxar. Isso fará que viva em constante estresse pela sensação de estar com alguma coisa atrasada ou que o tempo não será suficiente, principalmente quando não consegue se entender em meio às próprias anotações. Assim, se cria um ciclo vicioso que irá prejudicar o desempenho profissional. Advogados autônomos e escritórios de advocacia estão num grupo que precisam de atenção constante com cumprimentos de prazo, por isso, nada melhor do que organizar a agenda, estar sempre por dentro dos compromissos e, consequentemente, ter mais tempo para descansar e relaxar.

LEIA TAMBÉM  17 dicas para escolher o melhor software jurídico em 2018

Como um software de gerenciamento de tempo pode ajudar um advogado

Um software juridico de gerenciamento de atividades e gestão de processos e documentos colabora diretamente na otimização do tempo diário dos advogados e de toda a equipe do escritório.

Este tipo de ferramenta permite que você localize rapidamente qualquer pasta ou documento e, na maioria das vezes, permite que o acompanhamento dos andamentos e o recorte do diário oficial seja feito de maneira automatizada.

Outra funcionalidade importante é o lançamento de compromissos de um determinado período e, caso algo novo surja, como um cancelamento ou um compromisso pessoal inadiável, o remanejo das atividades com o mínimo de prejuízo possível.

Os melhores softwares juridicos do mercado trabalham diretamente na nuvem, o que evita a necessidade de backup ou de salvar arquivos em discos que podem ser extraviados. A automação, o controle de atividades diárias, o aumento da produtividade, o trabalho em nuvem e o recebimento de alertas sobre tarefas agendadas são as ótimas ferramentas do Projuris que certamente vão ajudá-lo em na otimização de seu tempo.

Comentários 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *