Seu escritório de advocacia é financeiramente sustentável?

Seu escritório de advocacia é financeiramente sustentável?

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Gerenciamento de pessoas, clientes e produtividade. Para quem quer vida longa ao escritório e impactos financeiros positivos, lucro apenas não basta.

Aumento da carteira de clientes e lucratividade são metas perseguidas por muitos escritórios de advocacia. No entanto, foco apenas em resultados financeiros pode comprometer o andamento das atividades diárias e a produtividade de sua equipe.

Sem advogados motivados e comprometidos, é custoso garantir qualidade e eficiência na prestação de serviços jurídicos. Sem que haja a devida atenção a todos os fatores que promovem impactos positivos ao escritório, fidelizar clientes e assegurar demandas é praticamente impossível.

Um escritório de advocacia torna-se financeiramente sustentável quando é capaz de gerar lucro aos sócios sem comprometer a qualidade dos serviços, a produtividade e a motivação da equipe. A sustentabilidade financeira também pressupõe impactos positivos sobre clientes, o meio ambiente, o governo e até mesmo a comunidade em seu entorno. Sem ela, é praticamente impossível garantir vida longa a uma banca jurídica.

Mas como garantir sustentabilidade financeira a um escritório? Antes, é preciso atenção e investimento em três fatores: pessoas, produção e clientes.

Pessoas

O gerenciamento eficiente de pessoas é uma das tarefas mais difíceis de se implementar dentro de uma cultura empresarial. No entanto, quando estamos falando de um serviço predominantemente intelectual, assegurar que bons profissionais façam parte do seu time é fundamental.

Inserir projetos que privilegiem pessoas no plano estratégico do escritório é um sinal de bons resultados. Planos de carreira, avaliação periódica de desempenho, treinamentos, ações de integração, sistema de bonificação e participação nos resultados, são apenas alguns dos exemplos de ações estratégicas que garantem o bom desempenho e a produtividade de uma equipe.

Produção

Um modelo de produção a ser adotado por um escritório é consequência de uma estratégia de atuação. Assim, antes de avaliar o modelo de produção do seu escritório, verifique se estão bem definidas as áreas de atuação, os tipos de serviços, clientes-alvo, diferencial competitivo e proposta de valor.

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A partir disso, o tempo de entrega dos serviços, a utilização de recursos, o uso de tecnologia e os organogramas financeiro, administrativo devem ser pautados.

Para garantir a produtividade é importante que o escritório possua algumas regras próprias, como um regulamento interno, que facilite a operação de práticas cotidianas e permitam a condução eficiente dos trabalhos.

Clientes

A atividade da advocacia é extremamente pessoal e baseada na confiança. Portanto, além da boa prestação de serviços, o escritório deve garantir segurança e idoneidade ao seu cliente se busca a fidelização.

A captação de clientes deve considerar não apenas o cliente ativo, mas também os inativos e os potenciais. É importante manter o contato e ser criativo com clientes. Visitas a clientes inativos e ativos, agenda anual de eventos, pesquisas de satisfação são apenas algumas das ferramentas devem ser utilizadas para a construção de uma política de fidelização de clientes.

O gerenciamento de clientes é uma atividade constante e estratégica a ser desempenhada por gestores e sócios. Assim o relacionamento, a captação, a venda e as ferramentas a serem utilizadas (e-mails, softwares, ligações, entre outras), merecem atenção por parte do escritório.

Hoje muitos escritórios já contam com ferramentas tecnológicas que auxiliam suas práticas e melhoram a qualidade da gestão interna. Softwares jurídicos possibilitam ao escritório gerenciar clientes, documentos, agendas, relatórios, auditorias, contratos, além de possibilitarem o controle financeiro, time sheet e armazenamento de dados. Para quem busca tornar seu escritório financeiramente sustentável, a adoção de uma ferramenta como um software jurídico é condição quase que necessária para atingir os resultados pretendidos.

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