A série 'Aprenda em 1 minuto' se ocupa de apresentar de maneira rápida e objetiva temas que estão no cerne do Direito ou que circundam a atividade e o novo mercado jurídico, como software jurídico e marketing de conteúdo, por exemplo. Aproveitando o espírito empreendedor que está tomando os advogados, vamos falar sobre o canvas:
Navegue pelos tópicos deste conteúdo
O que é canvas?
Conhecimento originalmente como Business Model Canvas, o Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico onde é possível esboçar as características de um modelo de negócio.
Como?
Através de nove elementos que abordam as principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Abaixo, listamos cada um deles, posteriormente ilustrados em um modelo padrão de canvas.
- Segmentos de Clientes;
- Proposta de Valor;
- Canais;
- Relacionamento com Clientes;
- Fontes de Receita;
- Recursos Principais;
- Atividades-Chave;
- Parcerias Principais;
- Estrutura de Custos.
Ela funciona para advogados?
Já falamos aqui sobre a resistência de advogados se enxergarem como advogados e como isto aos poucos deverá ser superado, caso estes profissionais queiram ser competitivos no mercado jurídicos. Levando em consideração este contexto, o canvas, sim, é muito útil. Basta observar os critérios que ele avalia, como os recursos principais, estrutura de custos e proposta de valor (o que o diferenciará da concorrência).
Cabe deixar claro que o advogado tem toda a liberdade de otimizar seu canvas com itens que ache conveniente incluir e que impactem diretamente na sua estratégia de negócio. O modelo, no entanto, foi desenvolvido para ser muito abrangente e completo.
–
1 comentário em “Aprenda em 1 minuto: o que é canvas? Ele funciona para advogados?”
Muito bom. Obrigado