Em nosso último post da série, verificamos se vale a pena advogados comprarem um Kindle e expomos vantagens e desvantagens do dispositivo da Amazon no dia a dia do profissional jurídico. A conclusão é você quem toma, baseado em nossa explicação e nos comentários complementares de nossos leitores.
Desta vez, resolvemos avaliar o iPhone, smartphone da gigante Apple de Steve Jobs, com uma marca fortíssima e sempre associada à qualidade e inovação.
Devido a seu grande número de funcionalidades, design e proposta, o aparelho conquistou uma legião de fãs, lotando cadeiras dos eventos de lançamento que acontecem a cada nova versão do iPhone. Mas será que ele pode melhorar o desempenho e agilizar a vida do advogado?
Quais as vantagens?
Vale começar dizendo que comprar um iPhone é entrar em contato com uma experiência nova de usabilidade. Dificilmente você verá alguém o abandonando, porque os produtos Apple, não apenas o iPhone oferecem uma experiência diferenciada de utilização e de manuseio de seus produtos.
O design minimalista e moderno, por exemplo, parecem meros adereços estéticos mas impactam muito na agilidade e qualidade de utilização. Para advogados, que precisam acessar o e-mail, baixar imagens, ligar, acessar o WhatsApp, entrar no seu software jurídico, a interface é perfeita e muito intuitiva.
Além da usabilidade, uma das principais características do iPhone é seu arsenal de aplicativos, justamente porque o mercado dos apps começou a se estruturar a partir das tecnologias da Apple. Alguns, inclusive, são exclusivos da marca.
Por ser um sistema fechado (o sistema operacional iOs é exclusivo da Apple, desenvolvido a princípio para o iPhone), o aparelho possui algumas desvantagens, que vamos relatar a seguir, mas também garante uma segurança maior que outros concorrentes. Basta mantê-lo atualizado.
Para advogados, isso é muito precioso, porque qualquer vazamento ou vírus poderia apagar provas documentais importantes.
Como foi dito, a experiência do iPhone é diferenciada, e isso se estende também ao atendimento e ao suporte oferecido pela Apple Store. Como o dispositivo ‘tem suas próprias regras’ e especificidades, é preciso de um atendimento especializado caso algum problema ocorra, porque os problemas são específicos do iPhone, então todos os profissionais da área de suporte da Apple são altamente capacitados.
E as desvantagens?
Enquanto no Kindle o preço é uma vantagem, aqui entra como desvantagem, mas partindo do ponto de vista comercial em relação aos concorrentes e não do custo-benefício. O iPhone 6, por exemplo, última versão do aparelho está por volta de R$ 2.600,00.
Isso porque embutido ao preço está toda a experiência como valor agregado citados anteriormente. Se você, advogado, pensa em comprar um iPhone, é importante pensar no produto a longo prazo, pois é um alto investimento.
Ligar, receber documentos, enviar mensagens no WhatsApp, acessar seu software jurídico e acessar sites, o advogado precisa do seu celular para inúmeras atividades, mas não tantas quantas o sistema oferece.
O iPhone e suas mil e uma utilidades muitas vezes distraem mais do que auxiliam no foco e na agilidade dos processos.
Outra crítica se refere à sua bateria, já que o dispositivo é muito dependente do seu carregador. Para advogados que passam o dia todo fora do escritório, é indispensável levar o carregador junto.
Em um teste realizado pelo site Olhar Digital, a duração da bateria do iPhone ficou em último lugar, com média de 5 horas e meia de duração.
Voltemos a falar sobre o atendimento. Sem dúvidas o suporte e a assistência técnica da Apple é especializada e de muita qualidade, no entanto, como o aparelho tem seu próprio sistema e dinâmicas, apenas técnicos da Apple conseguem resolver eventuais problemas e geralmente só é possível encontrar uma Apple Store em grandes cidades e capitais.
Receba meus artigos jurídicos por email
Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email
Otimo.
E qual Campanha pensam em realizar para tornarem o Iphone mais acessível para Advogados??
Pensem nisso… uma Parceria onde todos ganhariam… Em dia com a OAB… Em dia com a Tecnologia mais segura para nós advogados.
Eu só quero um pela ideia.. aproveitem e vamos adiante…
Muito interessante esse site. Parabéns pelo trabalho