Duas pessoas olhando um computador com gráficos na tela representando o texto Sejamos Data Driven

Sejamos data driven na gestão jurídica, mesmo que tupiniquins

Um dos termos do momento é ser data driven, ou seja, algo orientado aos dados. Já temos marketing data driven, jurídico data driven, escritórios data driven, gestão data driven… Para ser orientado aos dados, um escritório necessita amplamente do dado de forma estruturada, e é imprescindível o dado estar de forma concatenada e principalmente o estar disponível e ser entregue …

Imagem de mulher no computador representando o texto Esse tal de ROI pode ajudar seu escritório – aprenda a calcular

Esse tal de ROI pode ajudar seu escritório – aprenda a calcular

ROI é uma sigla em inglês que significa retorno sobre o investimento. Vamos começar a pensar sobre esta ideia de obter, medir, calcular um retorno sobre o que você investiu. O mais óbvio é a questão financeira, de dinheiro. Você investiu num colaborador, por exemplo, dois mil reais por mês e o que este colaborador faz durante as 160 horas que …

Ouvidoria - Muito além de um canal de atendimento (e o que o jurídico tem a ver)

Ouvidoria – Muito além de um canal de atendimento (e o que o jurídico tem a ver com isso)

Muitas empresas tem canais de ouvidoria, outras de atendimento ao cliente, outras chamam de relacionamento com o cliente. Entretanto, a grande maioria tem mesmo é um canal de desabafo do cliente, apenas isto. As palavras ouvidoria, relacionamento e atendimento parecem esquecidas do vocabulário corporativo. E isto tem mais impacto que você pode imaginar, pois impacta em vendas, no crescimento da …

Estátua da Justiça em cima da mesa

Legal Operations e Controladoria: aplicações na rotina jurídica

Controladoria na área jurídica não é um termo novo, embora para muitos pareça algo recente. Já temos bons materiais, cursos, aulas, profissionais desenhando suas carreiras como controler dentro de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Apenas de forma exemplificativa, sem querer esgotar ou definir, controladoria é um setor que reúne o que entra no jurídico, trata a informação, documenta, sistematiza …

Imagem ilustrativa

Qual a natureza jurídica de uma blockchain?

Uma das ideias do nosso portal é difundir as novidades de tecnologia e a blockchain tem sido uma largamente usada em empresas e no universo jurídico não é diferente. Precisamos nos adaptar aos nomes, seus porquês, suas reais necessidades de uso, seja pra orientar clientes, seja para adquirir tecnologia, seja para estarmos ambientados a que realmente está acontecendo no mercado …

Homens se cumprimentando

O cliente é o maior ativo do escritório [e admitir isso te ajudará a retê-lo]

Para muitos profissionais, o maior ativo de um escritório é justamente os processos judiciais. Para tantos outros, temos a realidade de entender que as pessoas são o seu maior ativo. Outros ainda colocam seu ativo como sendo o resultado financeiro. E ainda temos aqueles que imaginam que seu maior ativo está no conhecimento técnico. Seriam estes os ativos reais? Seriam …

Uma fábula ou verdade? Esopo e o universo corporativo

Inicio com uma fábula de Esopo, que conta o maior mal e maior beneficio da humanidade: Esopo e a língua Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro, sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado …

Pessoas trabalhando com dashboards e gráficos

Internet das coisas e a advocacia

O que vem a ser a Internet das coisas? Uma definição simples e clara: A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica [1] a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte etc.) à Internet[2][3], cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes …