É de Eduardo Couture a afirmação de que o direito se transforma constantemente. “Se não segues seus passos, serás cada dia um pouco menos advogado”. E Para Stephen Covey, “a tecnologia veio para reinventar o negócio”.
O escritor norte-americano não especificou qual ramo de negócio, o que nos permite interpretar que todos, inclusive o jurídico, seriam reinventados pela tecnologia.
A conexão entre esses dois pensamentos indica o quanto a tecnologia é importante e merece atenção de advogados que buscam o sucesso. Automatizar tarefas através de um software jurídico tem se tornado prioridade para muitos escritórios que, com isso, são capazes de adicionar agilidade e qualidade a seus trabalhos.
Listamos algumas ações do seu dia-a-dia que podem ser executadas por um software de gerenciamento jurídico e te garantir alguns minutos – ou até horas - a mais por dia para se concentrar em outras atividades.
Navegue pelos tópicos deste conteúdo
Geração de Relatórios
É muito comum os clientes de um escritório de advocacia solicitarem relatórios com a situação atual de seus processos. Informações de últimos andamentos e valores do processo deverão constar nesse documento.
Quanto tempo você demoraria para reunir todas essas informações e colocá-las num arquivo apresentável a seu cliente? Nos casos mais simples, mesmo com certa organização e bom conhecimento técnico de informática, pelo menos 15 minutos seriam necessários.
Nesses casos, a utilização de um software jurídico é uma ótima oportunidade de otimizar a elaboração desses relatórios e mostrar um diferencial para o seu escritório. Você terá todas as informações desejadas já organizadas visualmente em um arquivo no formato desejado. Dá até para customizar os relatórios com a logo do seu escritório.
Cálculo de Honorários
Outra atividade comum num escritório é o cálculo de honorários a serem pagos a advogados. Registrar e calcular esses valores de forma manual tornou-se um risco desnecessário, que pode afetar tanto o faturamento do seu escritório como o controle interno de horas trabalhadas por advogado.
Sem a praticidade de um software jurídico, esta tarefa ocuparia pelo menos 15 minutos de alguns dos funcionários de seu escritório. Ela é mais uma tarefa que pode ser toda automatizada por um sistema que facilitará o lançamento e faturamento dos honorários, trará melhorias à comunicação entre os advogados e o setor financeiro do escritório e estruturará as operações da equipe.
Consulta de Andamentos Processuais
Nada mais importante do que acompanhar os andamentos dos processos que seu escritório está responsável, certo? Porém este é um procedimento que pode ser muito trabalhoso se executado manualmente. Em alguns tribunais, consultar os andamentos de um processo não é algo simples, e ainda existe o tal do captcha para complicar.
Para atualizar um processo, são necessários aproximadamente 10 minutos. Como seu escritório não atende apenas a um processo, é inviável não automatizar essa tarefa.
Este serviço permite aos usuários buscar e acompanhar automaticamente os andamentos de seus processos, sem a necessidade de digitação dos códigos captchas. Sim, é simples assim, você cadastra o processo no sistema e sempre que quiser, manda o sistema buscar novos andamentos no site do tribunal.
Recortes de Publicações
Outra ação necessária para manter os processos sempre atualizados é a consulta de conteúdos de relevância pública divulgados pelo governo e pelo setor privado nos Diários Oficiais da União (DOU) e nos Diários Oficiais dos Estados (DOE).
Neles, são publicadas citações judiciais que seus clientes podem ser mencionados, inclusive intimações. Por isso, é fundamental se manter a par das publicações que podem impactar seus clientes.
Você precisa acessar constantemente o site desses Diários e buscar por termos específicos, como o nome do seu cliente, para descobrir se há alguma nova citação referente a ele.
Além de ter que executar essa tarefa diversas vezes por semana, você deverá analisar cada recorte trazido pelo site para se certificar de que ele realmente é referente ao seu cliente.
Essa tarefa pode ser facilmente simplificada com o ProJuris para escritórios, que permite que você seja avisado sempre que determinado termo (um número de OAB ou o nome do seu cliente, por exemplo) for citado/publicado em um ou vários Diários Oficiais à sua escolha.
Além de ganhar no mínimo 5 minutos por dia, você não teria mais a preocupação de estar perdendo informações realmente importantes para o andamento dos seus processos.