E-social: entenda em 1 minuto

ProJuris Curiosidades, Notícias Jurídicas 0 Comments

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) é um projeto conjunto da Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, INSS e Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é unificar a captação das informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, unificando as obrigações acessórias para os empregadores. Ou seja, o sistema simplifica a apresentação das informações dos empregados aos órgãos envolvidos: nome, CPF, data de nascimento, variações salariais, direitos trabalhistas, acidentes de trabalho, férias etc.

Além disso, trará mais segurança, já que evita as inconsistências entre os diversos formulários entregues. As informações coletadas alimentarão, automaticamente, as bases de dados dos órgãos envolvidos no projeto. O envio dos documentos é online e pode significar redução de custos e tempo.

LEIA TAMBÉM  Você é um advogado corporativo que conhece sua empresa? Faça o teste

O uso do e-Social por empregadores passará a ser obrigatório a partir de setembro de 2016, prazo válido para empregadores que registraram faturamento superior a R$ 78 milhões, em 2014. Para os demais, a exigência deve ser cumprida em 2017. A definição consta na resolução do Comitê Diretivo do eSocial, composto pelos ministérios da Fazenda, Previdência Social, Trabalho e Emprego e da Micro e Pequena Empresa.

Antecipe esta necessidade e saia na frente com sua empresa. Contrate um sistema que atenda o e-Social.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *