Imagem ilustrativa

Entenda como funciona a gestão de um escritório de advocacia

Seja você um recém formado ou mesmo alguém que já atua na área do Direito há anos e decidiu finalmente abrir o seu negócio, é preciso entender mais sobre gestão e como ferramentas tecnológicas, como as de automação comercial, software ERP e softwares jurídicos podem ajudar.

Muitos ainda seguem em dúvida a respeito de como gerir de forma correta seu escritório, trabalhando de maneira a reduzir custos e melhorar a dinâmica.

Tudo basicamente o que fazemos dentro de um escritório de advocacia, assim como em outras empresas, necessita de uma boa gestão.

Mas como exatamente fazer esse trabalho com sabedoria e da forma certa, guiando seu escritório verdadeiramente ao sucesso?

Saiba então que existem diversas formas de se fazer isso, levando em conta vários pontos e atitudes que você precisa tomar.

Vamos saber um pouco mais agora a respeito de uma boa gestão de escritório de advocacia e como você pode trabalhar para alcançar bons resultados em menos tempo.

O que significa a gestão?

A gestão de um negócio ou empresa em si significa de forma geral olhar para seu escritório de forma a entender como os processos acontecem e guiar seus colaboradores ao sucesso e seus clientes à satisfação.

A gestão não é apenas um processo, mas uma junção de diversos processos que englobam várias ações e pessoas.

E por meio da junção de todas essas coisas, temos então o que conhecemos como a gestão de um negócio em todas as suas camadas.

Mas por que você deve se preocupar com a gestão dentro de um escritório de advocacia? Vamos agora saber um pouco mais sobre esse tema.

Como começar uma boa gestão em um escritório de advocacia?

Agora, vamos ver exatamente como começar a fazer uma boa gestão em seu escritório de advocacia, e dar dicas do que fazer para que essa gestão ocorra da melhor forma.

Saiba, no entanto, que existem vários passos e diversas coisas que você irá mudar ou implementar para que tudo corra da melhor forma.

Vamos então conhecer algumas das ações mais importantes que você precisa tomar para poder fazer uma gestão eficiente em seu negócio.

Faça um estudo do seu negócio

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer onde o seu escritório de advocacia está nesse exato momento.

Como são os processos, o que é preciso mudar, como manter as finanças em dia? Essas são apenas algumas das questões que você precisa pensar antes de qualquer coisa.

Saber em que pé está o seu negócio hoje é fundamental para que você saiba que decisões tomar no curto e médio prazo em relação a esses fatores.

Portanto, analise as finanças do seu escritório, confira prazos, verifique espaços físicos, tecnologias que utiliza, e diversos outros aspectos.

Tudo nesse momento é verdadeiramente importante para te ajudar a enxergar onde você está e onde quer chegar. Sendo assim, não hesite em anotar tudo o que perceber.

Cuide da gestão do seu orçamento

Um dos primeiros pontos a se levar em conta é exatamente qual é o seu orçamento disponível e como você pode utilizá-lo de maneira mais inteligente para efetivamente melhorar seu negócio.

Não misturar dinheiro pessoal e do escritório é definitivamente a primeira lição e você precisa ter isso em mente se quer chegar em algum lugar.

Além disso, cuidar do fluxo de caixa do seu escritório é de suma importância, jamais negligencie isso. É muito importante ter esse cuidado para evitar surpresas desagradáveis com impostos e taxas.

Para fazer um fluxo de caixa efetivo e que realmente ajude, você pode por exemplo utilizar um bom software ERP com essa função.

Dessa forma, você otimiza tempo e garante sempre uma visão em 360º do seu escritório nos termos financeiros. O que ajuda a entender melhor para onde seu dinheiro está indo e como você pode utilizar o que sobra para reinvestir.

Estar com a saúde financeira de seu escritório em dia faz toda a diferença e pode lhe poupar grandes prejuízos posteriormente.

Use um bom software ERP para auxiliar

Um software ERP é uma ferramenta completa que garante que a sua empresa ou escritório conte com uma central que monitora todos os aspectos não jurídicos de gestão, durante todo o tempo.

No sistema ERP, você consegue, por exemplo, gerir as finanças do negócio, saber para onde vai o dinheiro investido, controlar os prazos de forma eficiente e até mesmo ter acesso a métricas que fazem toda a diferença.

Um software como esse permite, portanto, uma visão global do seu escritório nos mais diversos aspectos, o que faz com que sua gestão ocorra de forma mais precisa e facilitada.

Cuide da automação comercial

A automação é fundamental dentro de um escritório de advocacia, justamente porque diversos tipos de processos podem vir a ser repetitivos e nada funcionais.

Por meio de uma boa automação de atividades mais repetitivas, você consegue ter acesso a uma melhor produtividade dos seus colaboradores. Fazendo assim com que os processos tenham melhor fluxo.

Inclusive, ter um bom fluxo dos processos é muito importante e você precisa disso caso queira uma equipe trabalhando de forma a utilizar seu tempo e potencial em atividades necessárias.

Relacionamento com o cliente é fundamental

O cliente é a alma de todo negócio e isso não é diferente no caso de um escritório de advocacia.

Dito isto, você precisa perceber o quanto é importante manter contato com seus clientes e fazê-los entender que são parte de todo esse processo.

Muitos escritórios optam por criar um setor específico de relacionamento com o cliente, de modo a garantir que eles tenham sempre todas as informações que precisam, sempre que quiserem.

E isso faz total diferença na sua gestão, já que o que você mais deve buscar, sempre, é a satisfação total do seu cliente.

Um bom software pode ajudar muito com tudo isso

Como dissemos e vale a pena reforçar, um software ERP pode ajudar em todas as etapas de uma gestão de qualidade dentro do seu escritório.

Por meio de diversas funções combinadas em um só sistema, você consegue dispensar o uso de vários tipos de programas. Além disso, facilita a sua vida e a dos colaboradores.

Até mesmo para montar certas estratégias de marketing digital o software ERP pode ajudar, portanto, pense bem em adquirir um bom para seu escritório.

Por fim, vale lembrar que também há a alternativa de adquirir um software jurídico, para gerenciar e monitorar os aspectos jurídicos do escritório, incluindo todos os processos, citações, intimações e prazos para audiências, centralizando a atividade-fim em uma só ferramenta, também.

Conclusão

Como vimos, a gestão de um escritório de advocacia envolve diversos passos. E você precisa sim passar por todos eles para que seu escritório esteja sempre indo na direção certa.

Sendo assim, estude cuidadosamente as condições em que seu escritório se encontra hoje antes de tomar qualquer tipo de atitude relacionada.

Dessa forma você consegue analisar melhor qual a situação atual de sua empresa e o que precisa fazer e por onde precisa começar para ter uma boa gestão.

A gestão é muito importante para garantir que tudo corra bem com o seu negócio, garantindo assim que você colha muitos bons frutos com o seu escritório.

Artigo produzido em parceria com a Gestão Click.

Autor: Tiago Fachini

Siga o Tiago Fachini:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *