Maneiras infalíveis de se diferenciar da concorrência no ramo jurídico

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Cerca de 70 mil advogados são admitidos no exame da OAB anualmente. Embora essa seja um número bastante expressivo, ele indica apenas 40% dos bacharéis formados em direito no país, uma parcela pequena considerando os que precisarão se dedicar por mais algum tempo até obterem a carteira da OAB.

Com um grande número de profissionais sendo lançado anualmente, o mercado vem se tornando mais competitivo a cada dia e impondo diversas dificuldades para o profissional que quer se destacar.

Segundo dados do jornal Estado do São Paulo, fazendo um paralelo com os números de estudantes formados em 2007, apenas 2% dos advogados formados terão destaque no mercado. Para quem quer seguir a carreira jurídica, mais do que cursar uma faculdade de primeira linha, é necessário ser estratégico na hora de se diferenciar da concorrência. Listamos algumas dicas para quem quer se destacar profissionalmente e ter melhores resultados na hora de ser contratado.

Esteja atualizado

Quem atua na área sabe que diariamente a legislação é alterada, exigindo que o profissional se mantenha constantemente atualizado. É preciso estudar sempre, por isso vale buscar cursos e especializações em sua área de atuação. Construir grupos de estudos entre os profissionais do escritório também é uma ótima dica para promover não apenas o aprimoramento intelectual, mas também a integração entre os demais profissionais.

Mantenha-se em evidência

Procure publicar artigos e notas na mídia sobre os temas de sua expertise que estejam em evidência no momento atual. Busque compartilhar seu conhecimento, mostrando que ele é útil para entender um determinado tema em destaque na mídia. Além de ser uma estratégia que não vai de encontro com o Código de Ética, é uma excelente forma de conseguir visibilidade e consequentemente mais clientes. Dependendo do caso, pode ser interessante buscar o auxílio de uma assessoria de imprensa que possa conseguir ainda mais visibilidade ao profissional.

Ofereça eficiência e qualidade na prestação de serviços

Diante de um mercado tão concorrido, é necessário demonstrar ao cliente que você possui ferramentas que te capacitam a prestar serviços jurídicos de forma mais rápida e eficiente. Entre essas ferramentas você pode contar com os softwares jurídicos, que ajudam a organizar o cotidiano, além de permitir maior agilidade ao profissional.

Acompanhamento processual automático, controle online das publicações, gerenciamento de agendas, processos e compromissos e até o gerenciamento da parte financeira do escritório são algumas faz facilidades que um software fornece.

Tais ferramentas são um diferencial para quem atua no mercado e, além de facilitarem a cotidiano do advogado, possibilitam maior celeridade na forma de prestar serviços.

Seja um profissional ético

Parece um detalhe, mas dentro do contexto da advocacia é mais do que essencial ser ético. Isso por que a profissão é baseada em um laço de confiança entre o advogado e o cliente e qualquer deslize ético pode comprometer muito as relações profissionais.

É necessário não apenas observar as regras do Código de Ética da OAB, mas essencialmente ser discreto na maneira de se portar, além de ser cordial e extremamente respeitoso com todas as pessoas que envolvem seu círculo de trabalho.

Você conhece outras maneiras infalíveis de se diferenciar da concorrência no ramo jurídico? Compartilhe a sua experiência nos comentários e acompanhe o blog do Projuris para mais informações sobre o ramo jurídico.