Mulher mexendo no notebook

ProConsumidor: conheça a plataforma que substitui o Sindec

A Secretaria Nacional do Consumidor, visando melhorar a tecnologia utilizada no atendimento ao consumidor, determinou uma série de mudanças nos órgãos da área.

Uma delas – e bastante comentada – é a alteração da plataforma do Sindec pelo ProConsumidor, o que promete facilitar não apenas o acesso do consumidor, como também a resolução das demandas por parte das empresas.

Para saber mais sobre o assunto, elaboramos este artigo, abordando os principais tópicos do novo sistema. Confira!

O que é o ProConsumidor e para que serve?

O ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas consumeristas administrativas.

Seu objetivo é trazer mais celeridade ao consumidor, substituindo a plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e reunindo dados dos 615 Procons que existem em todos os Estados e no Distrito Federal.

Como o ProConsumidor vai funcionar?

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os órgãos de defesa do consumidor até 2023, sendo que em muitas cidades já está em funcionamento.

Para cumprir com seu objetivo de facilitar o atendimento ao consumidor e trazer mais celeridade aos procedimentos, o ProConsumidor centralizará todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma.

Além disso, a plataforma será mais simples e mais rápida, acompanhando a evolução tecnológica do mercado, e terá integração online com o Consumidor.gov.br, o que possibilitará uma atuação mais célere nas demandas dos usuários. 

Diante dessas mudanças, o ProConsumidor pretende evitar retrabalho, compilando tudo em um só lugar, e tornar o trâmite procedimental mais ágil, utilizando alternativas como audiências e realização de acordos de forma online.

Leia mais sobre direito do consumidor!

Como o ProConsumidor impacta as empresas?

Como visto, o novo sistema busca centralizar todas as informações em uma só plataforma, o que inclui os dados de cadastros de consumidores e de fornecedores. Estes, por sua vez, serão atualizados e mantidos pela SENACON.

O impacto principal é notado para as empresas que atuam de forma nacional, com consumidores espalhados por todo o país, e, consequentemente, que podem vir a ter demandas consumeristas contra si em diferentes estados. 

Essa unificação de dados em um só sistema facilitará na gestão dos procedimentos, além de possibilitar que sejam solucionados de modo online, dentro do ProConsumidor, levando mais eficácia a todo o processo.

Para ter esse acesso, a SENACON disponibiliza um formulário de adesão e habilita as empresas interessadas eletronicamente, fornecendo-lhes uma única senha para visualizar a resposta às demandas de consumidores de todo o Brasil.

Conheça o Módulo Consumidor da Projuris

Buscando facilitar ainda mais essa gestão de procedimentos consumeristas dentro das empresas, a Projuris dispõe de um módulo chamado Procon.

Com o surgimento do ProConsumidor, agora o Projuris busca os dados e processos existentes dentro desse novo sistema, bem como mantém a busca nos Sindec’s e outras plataformas de defesa do consumidor, a fim de manter a sua empresa informada em tempo real sobre as demandas na qual for incluída em qualquer plataforma.

Com o Módulo Procon, as informações são buscadas de forma automática e seus processos monitorados constantemente, disponibilizando todos os dados dentro do seu Projuris.

Desta forma, não há necessidade de entrar na plataforma do ProConsumidor e dos diferentes Sindecs para buscar procedimentos de forma manual; com o Projuris, seu departamento terá acesso a tudo de forma automática e centralizada.

Além disso, todas as respostas e manifestações da sua empresa poderão ser realizadas e protocoladas dentro do nosso módulo, o qual transmitirá os documentos e dados para o ProConsumidor e Sindec’s.

Se você quer mais facilidade e autonomia na sua rotina, conte com a Projuris! Acesse o link abaixo e entre em contato conosco.

Experimente o Projuris EMPRESAS

Tecnologia para a gestão do compliance jurídico de demandas como contratos, atos societários, contencioso e diversos outros temas corporativos.

SOLICITE UMA DEMO

Conclusão

Diante do exposto, nota-se que o ProConsumidor foi criado com a finalidade de tornar as demandas consumeristas mais ágeis e proporcionar um aumento na resolução de cada uma delas, por meio de tratativas e audiências onlines.

Com isso, a Projuris está pronta para auxiliá-lo nesse processo de mudança de plataformas, levando até você todos os dados dos procedimentos, independente do sistema em que eles estejam tramitando.

Sobre o autor: Tiago Fachini
– Mais de 600 artigos no Jurídico de Resultados
– Mais de 100 mil ouvidas no Podcast JurisCast
– Especialista em Marketing Jurídico
– Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurídico cada vez mais inteligente e eficiente.

Siga Tiago Fachini nas redes sociais:
– Tiago Fachini no Instagram
– Tiago Fachini no Youtube
– Tiago Fachini no Linkedin
– Ouça o Podcast JurisCast no Spotify
– Ouça o Resumo Jurídico no Spotify

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *