Carreira jurídica

5 mitos sobre a carreira jurídica que todo advogado iniciante deve saber

Entenda que você não precisa decorar nada. O que precisa é saber interpretar a legislação, identificar os problemas do cliente e fazer as peças processuais que chegarem até você. E aí, naturalmente, você vai criando a sua própria curva de conhecimento sem ter que decorar nada.

1º Mito: saber todas as leis de cor

Entenda uma premissa muito importante sobre o Direito: não importa quanto anos de carreira jurídica você tenha, nem o tamanho do seu conhecimento, a leitura é sempre imprescindível.

2º mito: quanto mais segurança eu tiver na carreira jurídica, menos vou precisar ler

Pessoas eloquentes comumente são levadas mais a sério que pessoas tímidas ou que não gostam de falar em público. Falar bem exige treino. Algumas pessoas nascem com o dom da eloquência, mas saiba que a oratória pode (e deve) ser treinada para melhorar cada vez mais a comunicação.

3º mito: falar bem é indiferente para a carreira jurídica

Antes, as roupas sociais eram obrigatoriedade no mercado de trabalho. No entanto, os estilos são mais variados atualmente e os advogados são mais livres. Mas lembre-se de ter cuidado ao escolher para não ficar muito informal, afinal, ainda é o ambiente de trabalho.

4º mito: preciso usar roupa social todos os dias

Não é. Principalmente no início da carreira jurídica. A variedade é grande e a rotina dos profissionais é bem diversificada. E, na maior parte do tempo, bem menos glamourosa que a mostrada nas telas.

5º mito: Direito é só glamour

Confira o artigo da nossa colunista Flavia Maria  completo no link abaixo: