MERCADO & CARREIRA

Como ganhar dinheiro com a advocacia pro bono?

Descubra o segredo.

Pro bono é a atividade de advocacia realizada de forma eventual, gratuita e voluntária, em favor de pessoas que não tem condições econômicas de contratar um profissional. Importante não confundi-lá com a assistência jurídica pública, prestada pelo Estado!

Antes de começar, você sabe o que é a advocacia pro bono?

Em regra, podem ser beneficiadas (1) organizações sociais e sem fins lucrativos, como ONGs, OS e OSCIPs, além de (2) pessoas físicas sem condições de arcar com custos de um advogado.

E, quem pode ser beneficiado pela advocacia pro bono?

Parágrafo 1º do artigo 30 do Código de Ética da OAB.

Art. 1º Considera-se advocacia pro bono a prestação gratuita, eventual e voluntária de serviços jurídicos em favor de instituições sociais sem fins econômicos e aos seus assistidos, sempre que os beneficiários não dispuserem de recursos para a contratação de profissional.

Mas, como ganhar dinheiro com a advocacia pro bono?

Embora o advogado que atua pro bono não receba honorários, é possível impulsionar sua carreira com a prática. Neste caso, a recompensa financeira é colhida com o tempo. Confira três coisas que você pode conseguir com a advocacia pro bono ->

Se você quer explorar novos desafios na sua prática profissional, a advocacia pro bono é um bom local para começar a trabalhar. Você pode assumir casos de searas do direito com as quais ainda não esta tão familiarizado, por exemplo.

1. Explorar novas áreas e desafios

Utilizar seu tempo livre nesse trabalho, que é voluntário, pode ser bastante gratificante. O sentimento de satisfação pessoal e profisisonal é comum entre os profissionais que advogam pro bono.

2. Satisfação pessoal 

A advocacia pro bono permite que você conheça novas pessoas e instituições, faça trocas e crie redes de contato importantes. Além disso, a prática é vista de forma positiva pelo mercado, o que é um diferencial competitivo para seu escritório.

3. Crescimento profissional e networking

Quem pode ser advogado pro bono? 

O principal requisito é estar regularmente registrado nos quadros da OAB. Além disso, a instituição tem regras específicas para que estagiários atuem nesse modelo. Vale conferir as regras do Estatuto.

Quer saber quais os limites da advocacia pro bono? Descubra o que não é permitido!