Negociação e Acordos

Judicialização: você sabe como é possível reverter esse problema?

É a condução de questões legais, principalmente aquelas de grande repercussão, ao poder judiciário - em especial, às cortes superiores.

Antes de começar: o que é judicialização?

E a desjudicialização ?

A desjudicialização é a busca por reduzir o volume de questões que são levadas à Justiça, para acelerar a resolução de demandas, aliviiar a sobrecarga do poder judiciário e evitar a insegurança jurídica. 

Os especiaistas na área sustentam que há pelo menos  três formas para promover ativamente a desjudicialização. Veremos quais são essas opções, a seguir.

E, como promover a desjudicialização?

Editar leis que deixem menos margem para a contestação judicial, em instâncias supeiores, é um caminho. Outra opção, é a edição de leis que prevejam métodos alternativos e extrajudiciais de resolução.

1.Pela edição de leis

As técnicas de restauração, além de poderem levar a uma resolução mais rápida, ainda ajudam a reconstruir laços, em conflitos envolvendo familiares, amigos, vizinhos e pessoas de uma mesma comunidade.

2. Pela justiça restaurativa

A mediação pode ser aplicada antes ou no decorrer de um processo judicial. Por meio delas, as partes em conflito negociam e buscam chegar a um acordo vantajoso para ambas, em um curto período de tempo.

3. Pela mediação

Por que empresas devem evitar a judicialização? 

três razões principais:  - reduzir custos com ações judiciais; - evitar a perda de tempo e de recursos humanos do jurídico; - reduzir eventuais danos à imagem e reputação da marca.

Descubra quais áreas mais sofrem com a judicilialização  no Brasil