Especialização em Direito - Universidade de Coimbra Portugal (software jurídico para universidades

Especialização em Direito na Europa: 10 universidades que oferecem bolsa

ProJuris Curiosidades 1 Comment

O Direito é um campo de estudo extremamente extenso e complexo. Desse modo, as universidades enfrentam uma grande dificuldade ao abordar determinadas temáticas com a devida atenção e profundidade já na graduação, oferecendo um panorama mais abrangente das naturezas do direito. Esse fenômeno torna necessária a busca por cursos de especialização em direito após o término da graduação.

De acordo com o Censo Jurídico 2017, realizado pela ProJuris, somente 32% de 391 profissionais ouvidos, não estão estudando no momento. 9% dos entrevistados estão cursando a faculdade, enquanto 59% estão se dedicando a cursos de pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

No entanto, este cenário não é o único desafio para os profissionais de Direito. Logo que deixam a universidade, com o diploma debaixo do braço, estes profissionais constantemente encontram um mercado um tanto resistente à inovação e à tecnologia.

Na era do WhatsApp, é urgente a demanda por profissionais especializados em Direito Digital, por exemplo. Assim como é urgente que se saiba um pouco sobre marketing, gestão de pessoas, automação de processos, entre outros. Esse tipo de demanda é muitas vezes negligenciada pelos cursos de Direito, seja por falta de tempo hábil, ou qualquer outro motivo.

Portanto, sem uma boa especialização em alguma determinada do Direito, é muito difícil se destacar no mercado . Por isso, devido a essa busca por um diferencial competitivo para o advogado e também para o escritório, as salas de aula europeias têm conhecido cada vez mais estudantes brasileiros em busca de aprimoramento profissional e também realização pessoal.

Como funciona uma especialização na Europa

Há algumas diferenças entre o modelo de ensino superior europeu e o brasileiro. Essas diferenças se estendem desde as estruturas das grades curriculares, o tempo de duração dos cursos, até questões mais simples, como o nome dado aos cursos. Não se assuste, por exemplo, se ao chegar na secretaria da Universidade de Coimbra, em Portugal, e lhe disserem que seu doutorado, na verdade, chama-se doutoramento.

Na Europa, não existe pós-graduação. Ou melhor, existe, mas pós-graduação, na terminologia que conhecemos no Brasil, não. No velho continente, entende-se como pós-graduação como qualquer curso que vem após a graduação. A partir disso, pode-se escolher entre um mestrado, doutorado, pós-doutorado, ou outros cursos de especialização. Faz sentido, não?

Na escolha, deve-se levar em conta o foco que o profissional busca com a especialização. Os mestrados, de modo geral, são mais voltados para questões teóricas/práticas, enquanto os cursos de doutorado e pós-doutorado, por sua vez, possuem um foco mais voltado para a carreira acadêmica. Consulte a universidade de interesse para mais informações sobre cada curso.

Universidades para você ficar de olho

Separamos algumas universidades europeias que todo profissional de Direito deveria ficar de olho. Algumas delas oferecem bolsas para brasileiros, outras simplesmente são importantes demais para serem deixadas de fora dessa lista.

Clique nas setas para visualizar a galeria de universidades que escolhemos para você.

  • Especialização em Direito - Universidade de Coimbra

    Universidade de Coimbra

    Onde fica: Coimbra, Portugal.

    Um pouco de história: o curso de Direito é o mais antigo da Universidade de Coimbra, fundada em 1290. Passaram por lá nomes como os escritores Eça de Queirós e o jurista Jorge de Figueiredo Dias, considerado o “pai do código penal português”. Curiosidade: Hogwarts, escola fictícia da série de livros e filmes “Harry Potter” foi inspirada na Universidade de Coimbra, onde J. K. Rowling deu aula.

    Será que consigo uma bolsa? A Universidade de Coimbra oferece uma diversos cursos de especialização em Direito, como, por exemplo, mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais, Ciências Jurídico-Filosóficas, Ciências Jurídico-Históricas, Ciências Jurídico-Políticas, entre outros. Uma vantagem é que brasileiros podem ser admitidos na universidade por meio do ENEM.

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - USD 2

    University College of Dublin

    Onde fica: Dublim, Irlanda.

    Um pouco de história: fundada em 1854, a University College of Dublin é frequentada por aproximadamente 33 mil estudantes. Lá estudou James Joyce.  

    Será que consigo uma bolsa? Atualmente, é possível se inscrever para bolsas para doutorado em Direito Europeu e Governança.

    Mais informações aqui.  

  • Especialização em Direito - Universidade de Leiden

    Universidade de Leiden

    Onde fica: Leiden, Holanda.

    Um pouco de história: Fundada em 1575, a Universidade de Leiden é uma das mais antigas da Holanda. Foi lá que Albert Einstein recebeu a notícia de que sua teoria da relatividade havia sido confirmada.

    Será que consigo uma bolsa? É possível concorrer a bolsas nos cursos de mestrado em Direito Europeu e Direito Tributário Europeu para o segundo semestre de 2017.
    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - Universidade de Zurique

    Universidade de Zurique

    Onde fica: Zurique, Suiça.

    Um pouco de história: fundada em 1833, a Universidade de Zurique é a maior da Suiça, atendendo mais de 25 mil estudantes. Albert Einstein também passou por lá, assim como o físico Erwin Schrödinger.

    Será que consigo uma bolsa? Há bolsas disponíveis para especializações como mestrado em Direito Internacional e Direito Europeu para o segundo semestre de 2017.  

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - Universidade de Lund

    Universidade de Lund

    Onde fica: Lund, Suécia.

    Um pouco de história: a Universidade de Lund é uma instituição de pesquisa da Suécia que oferece programas acadêmicos em diversas áreas. É a maior financiadora de pesquisas acadêmicas do país. Por lá, passaram dois ganhadores do Prêmio Nobel, Arvid Carlsson e Karl Siegbahn.

    Será que consigo uma bolsa? É possível concorrer a bolsas nos cursos de mestrado em Direito Empresarial e Direito Tributário Europeu para o segundo semestre de 2017.

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - Bruxelas

    Vrije Universiteit Brussel

    Onde fica: Bruxelas, Bélgica.

    Um pouco de história: trata-se de uma universidade relativamente nova. Fundada em 1834, a Vrije Universiteit Brussel é um centro de pesquisa altamente conceituado. Seus artigos são, em média, mais citados que os de qualquer outra instituição de ensino belga.

    Será que consigo uma bolsa? A universidade está oferecendo bolsas para o segundo semestre, para especializações em Direito Internacional, Lei Pública e Direito Empresarial.

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - Universidade Carolina de Praga

    Universidade Carolina de Praga

    Onde fica: Praga, República Tcheca

    Um pouco de história: fundada em 1348, a Universidade Carolina de Praga é uma das importantes universidades do leste europeu. Por lá, passaram nomes como Rainer Maria Rilke e Milan Kundera.

    Será que consigo uma bolsa? A Universidade Carolina de Praga oferece bolsas para Direito Europeu, para o segundo semestre.

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - Carlos III de Madrid

    Universidade Carlos III de Madrid

    Onde fica: Madri, Espanha.

    Um pouco de história: a Universidade Carlos III de Madrid é bastante nova. Foi fundada em 1989, mas já está entre as seis universidades mais bem conceituadas na Espanha, segundo o jornal El Mundo.

    Será que consigo uma bolsa? A Universidade Carlos III de Madrid está oferecendo, para setembro, um mestrado em Direito Europeu.

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - City, University of London

    City, University of London

    Onde fica: Londres, Inglaterra

    Um pouco de história: Fundada em 1894, a City, University of London foi frequentada por personalidades como Tony Blair e Margaret Thatcher. Atualmente, atende cerca de 19 mil alunos.

    Será que consigo uma bolsa? É possível concorrer para bolsas em especializações em Direito Comercial Europeu, Direito Marítimo e Direito na União Europeia.

    Mais informações aqui.

  • Especialização em Direito - Sorbonne de Paris

    Sorbonne

    Onde fica: Paris, França.

    Um pouco de história: a Sorbonne está entre as universidades mais antigas da Europa. Fundada no século XIII, é frequentada por aproximadamente 40 mil estudantes. Além de conceituadíssima no campo acadêmico, a Sorbonne é hoje um ponto turístico parisiense. Por lá, passaram nomes como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Jacques Derrida, Honoré de Balzac, Roland Barthes, entre outros.

    Será que consigo uma bolsa? Para o segundo semestre de 2017, a universidade tem bolsas previstas para cursos de mestrado e doutorado em Direito Francês e Estadunidense, em parceria com as universidades de Columbia e Cornell (EUA).

    Mais informações aqui.

Pontos de atenção para escolher uma especialização em Direito na Europa

Validade do conhecimento no Brasil: caso o propósito de sua especialização seja voltar ao Brasil com um grande diferencial de mercado, certifique-se de que o curso escolhido tem validade em território nacional. Um mestrado em Direito trabalhista na Bélgica, por exemplo, seria válido no Brasil, que conta com uma legislação própria?

Idioma local: diversas universidades alemãs oferecem cursos de Direito em inglês, é verdade. Entretanto, o tempo na universidade representa somente uma fração do seu tempo total no país escolhido. No campus, o inglês salva, mas é preciso se perguntar: “será que eu consigo pedir um cachorro-quente em alemão?”

Condições climáticas: para sobreviver, o ser humano consegue se adaptar às condições mais adversas. No entanto, você tem disposição para encarar um rigoroso inverno europeu nos países nórdicos? Escolher por países de clima mais próximo ao nosso para a sua especialização em Direito, como é o caso dos países da península ibérica, pode ser uma boa alternativa.

Relação com imigrantes ou estudantes internacionais: uma vez em território europeu, apesar da condição de estudante internacional, muita gente vai interpretar sua presença como parte do movimento imigratório que vem sido foco de um desgastante debate na Europa há algum tempo. Estude como é a relação do país escolhido com pessoas de fora e busque conversar com nativos e estudantes internacionais.

LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira

Para quem está buscando por bolsas de mestrado em Direito no Exterior, o Instituto Ling pode ser uma solução. O programa LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira oferece bolsas de estudo parciais para LLM (Legum Magister ou Master of Laws), na Europa e também nos Estados Unidos.

Para concorrer a uma bolsa, é necessário ter aprovação prévia em um curso de mestrado em tempo integral. A partir da aprovação no programa, o valor da bolsa concedida é direcionado à universidade escolhida.

ProJuris para universidades

O escritório de advocacia pede por tecnologia. Para garantir que os egressos de Direito deixem a academia com uma visão de mercado aprimorada, entendendo como um software jurídico torna o escritório de advocacia disruptivo, a ProJuris leva tecnologia para os NPJs das universidades.

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) é um órgão onde estudantes de Direito, geralmente do sétimo ou oitavo período, têm a oportunidade de praticar todo o conteúdo teórico aprendido até então. É uma espécie de estágio onde os alunos prestam atendimento gratuito a pessoas de baixa renda (até 3 salários mínimos).

A ProJuris oferece software jurídico gratuito para mais de vinte núcleos de prática jurídica. 1852 jovens advogados já utilizaram o ProJuris Office, e atenderam mais de 25 mil cidadãos.

Para levar o ProJuris Office para a sua universidade, cadastre-se aqui, leva menos de um minuto.

email
LEIA TAMBÉM  Advogado fazendo negócio em redes sociais: atitude legal?

Comentários 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *