O conceito de organização está mudando (e o ProJuris ONE tem tudo a ver com isso)

ProJuris Empreendedorismo 0 Comments

É uma ironia que conhecimentos técnicos acerca do direito não sejam a maior dificuldade dos profissionais de escritório de advocacia ou autônomos durante um dia de trabalho. Estas barreiras ou foram superadas na academia ou são cotidianamente resolvidas com estudos, pesquisas e jurisprudência.

O que atrapalha muitas vezes o trabalho do advogado (e de todas as outras profissões) são características básicas do ambiente de trabalho, como a comunicação, relacionamento interpessoal e organização. Um erro grave cometido nesse sentido pode pôr tudo a perder, prejudicando a relação cliente-profissional direta (mal atendimento, abandono da causa do cliente) e indiretamente (falta de esclarecimento da situação do processo, prolongamento da resolução do processo devido a atrasos).

No caso dos dois primeiros (comunicação e relacionamento interpessoal), é importante que o advogado cultive a empatia, sobre a qual já falamos na Universidade ProJuris e em uma matéria especial sobre inteligência emocional, que pode ser encontrada na 2ª edição da Revista ProJuris, onde além de empatia, abordamos automotivação, relações sociais e outras características de um profissional inteligente emocionalmente. Leia aqui.

Agora precisamos falar sobre organização e como ela está mudando atualmente, em um mercado onde tudo está se transformando e atualizando e que, consequentemente, transforma até mesmo um conceito tão basilar quanto a organização.

 

Para começar: o que você entende por organizado? Provavelmente isso:

organizado

 

Se você encontrasse os documentos do seu escritório desta forma diria que estão organizados, certo? Afinal, cada coisa está no seu lugar. Não há nenhum papel perdido por aí e fica fácil de localizar um processo de algum cliente, por exemplo, já que abrirá sua gaveta e lá estarão todos os seus clientes, organizados alfabeticamente. Você então precisa apenas dedilhar as pastas até encontrar o cliente desejado, com todos os seus documentos anexos. Depois disso, bastaria pegar sua agenda e conferir se algo está marcado para hoje. Ou seja, esse cenário passa a impressão de organização, principalmente porque foge completamente da principal imagem desta matéria, aquela em cima do título.

LEIA TAMBÉM  O que vale e o que não vale automatizar no seu escritório

Uma coisa é certa, há sim organização no exemplo acima, mas hoje já existe uma chance muito mais moderna de deixar seu escritório organizado, e com isso queremos propor algo mais prático, tecnológico e minimalista, ambos conceitos que definem muito como é o comportamento hoje das organizações, desde sua postura ao espaço físico. Esta evolução do conceito de organização pode ser um pouco melhor compreendida no gif abaixo:

gif

 

Neste caso, há não apenas uma centralização das atividades na tecnologia, mas um redesenho de uma proposta organizacional para um ambiente de trabalho. Neste caso, para dentro de um escritório de advocacia ou no seu escritório particular. E claro, o ProJuris ONE tem tudo a ver com isso. Em contrapartida à ideia de ser uma ferramenta supérflua, um sistema jurídico é uma tecnologia, ou seja, ele é criado para que as pessoas possam executar suas tarefas do dia a dia (principalmente as repetidas exaustivamente) de maneira mais fácil.

Dentro do seu ProJuris ONE, é possível dividir cada cliente seu por pasta e incluir dentro desta todos os documentos referente ao(s) seu(s) processo(s). E com o ProJuris Push você consegue receber automaticamente os andamentos destes processos, que são incluídos automaticamente nas respectivas pastas. Além disso, sua agenda e a agenda dos outros colaboradores podem ser facilmente administradas pelo sistema. Em um exercício rápido, listamos 5 vantagens da agenda digital do ProJuris ONE para a agenda-caderninho com a qual geralmente os profissionais do direito estão acostumados.

Considerar o sistema na sua carreira e na vida do seu escritório é uma tarefa positiva sobre diversos aspectos, desde praticidade e produtividade até do ponto de vista de organização e da responsabilidade que esta organização trás.

 

Share this Post

email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *