As melhores dicas para decorar seu escritório de advocacia

ProJuris Dia a Dia, Dicas 0 Comments

A advocacia é uma das profissões mais antigas e nobres da história. Nascida na Grécia antiga, com grandes oradores como Demóstenes, Péricles e Temístocles, foi no Império Romano que se solidificou. A partir dessa época o papel do advogado cresceu com a figura dos patronos, homens do saber jurídico que aconselhavam as pessoas em suas defesas. Até a Constituição federal de 1988 consagrou a profissão do advogado, graças ao seu papel ilustre e dever moral de defesa ao próximo.

Art. 133 - O Advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações  no exercício da profissão, nos limites da lei.

Talvez por essa clássica, inúmeros símbolos foram criados em torno da figura do profissional do direito. Um destes, sem dúvidas, é seu local de trabalho, seu escritório. São lugares que, pressupõe-se, devem inspirar confiança e segurança em seus clientes, como se fossem verdadeiros santuários da justiça. Geralmente possuem móveis de madeira com cadeiras escuras, prateleiras de livros e iluminação moderada, tudo para reforçar o teor sóbrio da profissão.

Para este texto preservamos toda a maturidade intimamente ligada ao cenário ideal para um escritório, mas investigamos algumas tendências e sugestões para profissionais de escritório de advocacia e para advogados que pensam em abrir um.

Minimalismo (o velho papo que ‘menos é mais’)

contemporaryMáxima do design, ‘menos é mais’ significa que exagerar na quantidade de elementos em uma composição visual pode gerar uma espécie de poluição, o que passa longe da sobriedade mencionada acima.

Optar por uma decoração mais minimalista é dar peso a cada objeto escolhido. Um exercício simples que você pode fazer nesse momento é pensar nos quadros do seu escritório.

A arte sempre esteve ligada aos ambientes jurídicos, por isso é muito comum encontrar pinturas e esculturas dentro de um escritório de advocacia. Mas pensemos: quantos deles de fato são necessários para criar um ambiente equilibrado?

A organização estética de um local de trabalho diz muito ao cliente, e como será o relacionamento dele com seus profissionais. Um ambiente com toneladas de peças decorativas pode ser visto como algo hostil, um espaço sufocante. A mesma coisa acontece com muitos papéis e pastas, que, apesar de estarem agrupados, passam a impressão de excesso. Em um de nossos últimos textos, já falamos sobre como o conceito de organização está mudando e como um software jurídico tem tudo a ver com isso. Vale lembrar o que diz Leonardo da Vinci, autor de uma das máximas aqui na ProJuris: a simplicidade é o último grau de sofisticação.

Decoração também é identidade

Vale muito ressaltar esse ponto, para que o advogado não considere a decoração do seu escritório simplesmente um capricho estético, mas uma oportunidade de expressar os valores do seu negócio. Decisões básicas de design podem alcançar isso.

LEIA TAMBÉM  A gestão de contratos com (e sem) um software jurídico

Um escritório que privilegie vidros na sua arquitetura, usando-o para as divisórias das salas dos advogados, por exemplo, provoca no cliente a sensação de transparência. Assim como permitir a entrada de luz natural pode trazer um sentimento de tranquilidade. Pense que a decoração representa a personalidade do seu negócio, aquilo em que ele acredita e aquilo que ele é.

Os quadros, citados no tópico anterior, são outra forma de você reforçar valores, espalhando pelas salas, ao invés de pinturas abstratas e afrescos, frases que transmitam as principais ideias e propósitos da empresa. Reunimos 10 frases inspiradoras incríveis, vale a pena dar uma olhada.

PJ-BR213_WORKFA_P_20131022171223

Ambientes com a mesa dessa forma, de frente para o cliente e com livros e materiais de pesquisa ao seu lado, demonstram autoridade (imagem da empresa de design HOK)

 
As plantas

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, publicada em 1º de setembro de 2014, revelou que decorar o escritório com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários.

Professor da Universidade e co-autor da pesquisa, Alex Haslam disse que um escritório mais ‘verde’ envolve mais o profissional no aspecto físico, mental e até emocional. “Parece que, em parte, isso acontece porque um escritório verde comunica aos empregados que seu empregador se preocupa com eles e seu bem-estar”, afirma.

DSC_3313

Tendências

Para advogados(as) que querem ir além da decoração padrão do escritório e das sugestões dadas até aqui, existem também as tendências de 2016. Ou seja, os elementos decorativos mais utilizados e notabilizados deste ano, eleitos assim pelos maiores especialistas da área e pelo comportamento dos consumidores. Selecionamos algumas que cabem para a realidade do escritório de advocacia:

  • Listras: isso mesmo! Profissionais da área de decoração estão notando uma tendência em casas e escritório utilizarem listras nas paredes, no chão e em móveis para compor um ambiente mais descontraído sem fugir da seriedade.

31dfd7ee490af795139c7d48f5d275b0

 

  • Espaços abertos: a dinâmica de trabalho vem valorizando cada vez mais espaços colaborativos, por isso o crescimento do coworking, por exemplo. Dentro do escritório, é possível criar uma sala (preferencialmente com tom informal) onde os profissionais podem trocar experiências e conhecimento, além de ajudarem uns aos outros em algum evento processo.

salvar

 

  • A cor do ano: segundo o Instituto Pantone, grupo conhecido por seu sistema de cores utilizado na indústria gráfica, a cor Rose Quartz será a cor de 2016. Seu tom calmante reflete um clima otimista e já pode ser amplamente visto não apenas na decoração, mas na moda.

6628951fc7dd71a708259413e7f4933e

 

  • INC: entre as décadas de 50 e 70, os galpões e fábricas de Nova York começaram a se transformar em moradias e, mais tarde, foram substituídas por lofts. Inspirado naquela época, essa tendência busca reproduzir o estilo industrial no chão e nas paredes, com cimento queimado, alvenaria exposta e madeira de demolição, dando um ar despojado e moderno.

www-imperiusimoveis-com-br

email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *