4 hábitos de grandes empreendedores (que você precisa adotar)

23/09/2015
 / 
23/09/2015
 / 
4 minutos

Empreender é o principal desejo de muitos advogados que acabaram de se formar ou de outros que já trabalham há alguns anos e ainda não encontraram a realização profissional.

Uma dúvida constante é: Mas será que eu possuo o perfil para ser um empreendedor de sucesso? Afinal, é necessário pensar como tal.

A boa notícia é que segundo Peter Drucker, considerado um dos maiores pensadores em administração de empresa de todos os tempos, o “espírito empreendedor” não depende somente de características ou qualidades inatas.

Ele defendia que os empreendedores possuíam diversas características que diferiam de umas às outras e que elas eram passíveis de serem aprendidas, adquiridas. Ou seja, o “espírito empreendedor” pode sim ser conquistado.

Por isso, listamos 4 hábitos comuns em grandes empreendedores que você, advogado que deseja ou que já empreende, precisa ter:

Contenção Financeira

Como tudo gira em torno do capital, não há como ser diferente: ele deve ser controlado à risca.

Um empresário em início de carreira geralmente é obrigado a colocar seu salário em segundo plano, em benefício do retorno de capital à empresa. Muitos empresários, mesmo após conquistar fortunas, continuam se preocupando em gastar menos do que arrecadam.

“Não devo para bancos e só gasto o que posso investir” – Antônio Ermírio de Moraes, ex-presidente do Grupo Votorantim

É importante que desde o início seja definido o pró-labore dos sócios, de forma realista, isso evitará retiradas constantes do caixa do escritório.

O pró-labore pode sim ser diferente para sócios com responsabilidades distintas e lembre-se: Os sócios que não trabalham na administração do escritório não recebem pró-labore, somente a participação nos lucros.

O mais importante é o pensamento a longo prazo. Se você se submeter a um salário menor hoje e investir corretamente o capital do escritório, terá chances muito maiores de obter sucesso no seu empreendimento e aproveitar na hora certa de uma remuneração maior.

Desenvolver Habilidades

Para empreendedores, suas próprias habilidades são ferramentas de investimento e todo o tempo adquirido para conquistá-las ou evolui-las deve trazer o máximo de retorno possível.

Não há espaço para conhecimentos que não poderão ser aplicados, portanto quando estiver planejando participar de algum curso ou palestra, certifique-se de que o tempo e o dinheiro investido trarão retornos.

“Não é sábio quem sabe muitas coisas e sim quem sabe coisas úteis” – Ésquilo, dramaturgo da Grécia Antiga

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

Após identificar as habilidades que serão mais proveitosas para o exercício da função, invista nelas.

A concorrência do mercado é forte demais para você achar que não há o que aprender lá fora, por isso coloque no orçamento a participação em cursos, palestrar e simpósios que irão expandir seus conhecimentos.  Transforme seus pontos fracos em pontos fortes, e seus pontos fortes em instinto.

Gerenciar seu tempo e sua atenção

Nosso tempo e atenção são os bens mais finitos e valiosos que possuímos e também os que mais costumamos desperdiçar.

Empreendedores de sucesso são cientes disso e lutam contra esse desperdício, por isso prezam pela organização, são intolerantes à ineficiência e evitam se ater a assuntos que não merecem muita atenção.

Mark Zuckerberg, o criador do facebook, quando perguntado por que costumava utilizar a mesma camiseta todos os dias, respondeu: “Até mesmo decisões corriqueiras como escolher o que vestir ou o que comer no café da manhã podem consumir energia. E sinto que não estou fazendo meu trabalho se gasto qualquer das minhas energias em coisas bobas ou frívolas sobre minha vida”. E ainda lembrou que outras figuras importantes como Steve Jobs e Barack Obama tinham as mesmas manias.

Você não precisa ir tão longe, mas talvez deva rever o que tem consumido seu tempo e sua atenção durante o dia.

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

Ser otimista, sem deixar de ser realista

Para fazer apostas inteligentes – e se tornar rico depende disso, um empresário precisa ter uma visão diferenciada das probabilidades envolvidas, ser positivo sem deixar de lado os riscos das decisões.

É o otimismo que te dará força para alcançar aquilo que você planejou, mas há uma diferença tênue entre acreditar que você terá sucesso, e acreditar que você terá sucesso com facilidade. É essa diferença que definirá se você é um otimista realista ou um otimista irrealista.

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade” Winston Churchill

Você pode e deve acreditar que terá sucesso, mas deve acreditar também que é você quem fará esse sucesso acontecer, através de esforço, planejamento e persistência. O segredo é combinar uma atitude positiva com uma avaliação perspicaz dos desafios que o esperam.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário