5 dicas de identidade visual e fortalecimento de marca para escritórios de advocacia

07/11/2017
 / 
09/05/2022
 / 
3 minutos

Identidade visual é tão importante para o seu negócio quanto o terno que você escolhe para ir à audiência, ou a decoração de seu escritório. Contudo, muitas vezes este é um fator deixado de lado e impede que muitos escritórios de advocacia, com advogados competentes e experientes, não sejam levados a sério.

Grandes escritórios costumam procurar agências de design. Colocam sua marca na mão de especialistas, que entendem com profundidade o que estão fazendo e qual o propósito de um logotipo caprichado para escritórios de advocacia.

O que acontece é que, mesmo com o auxílio de profissionais especializados, é comum que as marcas se pareçam muito e não se destaquem. Marcas fracas são resultado de “desing de comitê”, gente demais dando pitaco sobre o que deve e o que não deve ser feito e pondo em risco boas ideias.

Logo, escritórios menores têm uma vantagem desde o começo. Menos vozes não significa menos comprometimento. No entanto, quem fica responsável por ter ideias?

Não é indicado contratar um designer para pensar sua marca, mas sim executá-la visualmente. Peça recomendações a amigos advogados com bons logotipos, procure por referências e entregue a um profissional qualificado.

Após escolher um designer, é fundamental garantir que o projeto corra bem e seu investimento valha a pena. Para isso, você deve formular um briefing informativo.

Esse tipo de informação básica é de extrema utilidade para que o designer tenha um ponto de partida. Não se preocupe neste momento em pensar no resultado final. A criação de identidade visual é assim mesmo: nunca se sabe como vai ficar ao final do processo.

inscreva-se no principal blog de conteúdo jurídico do Brasil

Contudo, ao mesmo tempo em que é impossível prever o que o designer irá imaginar para sua marca, essa incerteza pode ser reduzida por um briefing mais detalhado e sugestões específicas de fatores que você julga melhor representarem seu escritório.

Transmita ao designer responsável os seguintes fatores:

  • Que tipo de personalidade você quer que seu negócio tenha (seriedade, sobriedade, transparência)
  • Quem serão seus futuros clientes (empresas, clientes finais, etc)
  • Uma ideia geral do que você quer, ou ao menos do que você não quer para sua marca

Neste momento, preze pela clareza da informação. Garanta que o designer captará suas orientações e evite confusões.

O trabalho, no entanto, não termina aí. Para manter sua marca forte e seu escritório reconhecido, é preciso ir além e trabalhar com ações recorrentes.

5 dicas para fortalecimento de marca e identidade visual para escritórios de advocacia:

1- Tomada de decisões restrita no trabalho da identidade da marca: garanta que um número adequado de advogados possam sugerir ideias e modificações neste projeto.

Muitas pessoas opinando significa muitas pessoas tendo suas opiniões descartadas. Isso gera, inevitavelmente, frustração. Por isso, confie no designer contratado e em um grupo reduzido de advogados para tomar decisões em relação à identidade da marca.

2- Diferencie-se: dentro do que é possível fazer em seu campo advocatício, busque uma identidade forte, e procure distanciar-se do que é comumente feito. Sem esquecer-se, é claro, das limitações do Código de Ética da OAB.

baixe a planilha de honorários e saiba quanto cobrar em todos os estados do Brasil

3- Crie um blog e mantenha-o alimentado: no site de seu escritório, crie uma sessão para postagem de textos de blog. Escreva regularmente para o blog, tratando de temas relevantes para sua área de atuação. Isso ajudará a tornar seu escritório referência em seu nicho, tanto para seus clientes em potencial, quanto para o Google.

4- Tom de voz: tanto no momento de pensar e desenhar um logotipo para o seu escritório de advocacia, quanto no momento de escrever para o blog do escritório, é preciso alinhar um tom de voz. Ele deve ser a base de toda comunicação de seu negócio, de modo consistente.

5- Cartão de visitas: não se esqueça do básico. Invista em um cartão de visitas elegante e aproveite ao máximo a identidade visual de seu escritório.

Fonte: Richard Chapman

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

  1. Após ler este artigo, procurei muito alguém pra fazer minha marca, e encontrei a Agência Logo Direito.
    Ainda estou em processo de criação, mas estou amando.