Indicadores para departamento jurídico – Por que são importantes?

20/05/2019
 / 
21/12/2022
 / 
2 minutos

Tal como qualquer outro setor de uma organização, o departamento jurídico também controla indicadores de desempenhos, os KPIs jurídicos.

Um erro grave de gestão, e isso vale para qualquer setor da empresa, é colecionar métricas e indicadores sem um propósito definido. Ou seja, dedicar muito tempo à metrificação de indicadores, mas não saber o porquê de fazê-lo.

Neste artigo, vamos apresentar qual a importância dos KPIs para o departamento jurídico, de modo a anular métricas de vaidade e contribuir para a estratégia do setor.

Medir para agir

Em primeiro lugar, os indicadores são importantes para os departamentos jurídicos quando permitem ações de melhoria. E, fazendo o caminho contrário, tais ações não são possíveis quando o setor não dispõe de indicadores confiáveis.

Você não melhorar aquilo que o seu setor não mede. Sem indicadores confiáveis, seu departamento jurídico age às cegas. Não se pode gerir aquilo que não se vê.

baixe uma planilha de gestao de processos juridicos e automatize o controle de todos os seus contratos

Indicadores permitem determinar prioridades

É muito comum que gestores jurídicos determinem indicadores e indicadores-chave (KPIs). Isso permite elencar quais métricas são mais ou menos vitais para o setor.

Em geral, as métricas menos relevantes estão diretamente relacionadas e subordinadas aos KPIs do departamento jurídico.

Ou seja, para que o KPI 1 tenha boa performance, é preciso que as métricas A, B e C estejam performando bem.

Localização de anomalias e desvios

Tendo tais métricas mapeadas, é possível identificar não somente os KPIs onde a performance está abaixo do esperado, como também identificar em qual métrica específica está o desvio.

Isso permitirá ao departamento jurídico uma ação mais assertiva sobre seus indicadores, sabendo exatamente em qual ponto da operação a melhoria se faz necessária.

Decisões baseadas em dados

No universo corporativo, o achismo não tem mais vez. Ou você tem dados, ou não tem uma gestão de qualidade.

O achismo e a falta de dados são inimigos silenciosos do sucesso do seu departamento jurídico. Porque além de ter a performance do setor prejudicada, você acaba não tendo ciência disso, e o problema permanece por mais tempo.

use o gerador de assinatura de e-mail profissional e melhore o aspecto da sua comunicação

Com dados, no entanto, o departamento jurídico toma decisões mais assertivas, e com um propósito claro. Você age sabendo aonde quer chegar.

Identificação da origem dos resultados

De onde vêm seus resultados? Em outras palavras: o que está dando certo, e por que está dando certo?

Determinar e medir indicadores do departamento jurídico é o que permitirá responder a estas perguntas, além de enriquecer o valor dos resultados apresentados, de modo que o setor não apenas monitore um número, mas também aprenda com ele.

Melhor entendimento do negócio e papel do departamento jurídico

Por que existe o departamento jurídico? E como o departamento jurídico está sendo fundamental para o sucesso da empresa?

A importância dos indicadores no departamento jurídico também está ligado a este entendimento, a um alinhamento de objetivos, propósito e expectativas junto a todo a área jurídica da empresa.

Leia também: Quais os indicadores mais importantes para o departamento jurídico?

Apresentação de Resultados para Departamentos Jurídicos [PPT Personalizável]

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

agende uma demonstracao do Projuris Empresas software juridico


Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário