Como a logística jurídica auxilia o escritório financeiramente?

19/01/2018
 / 
18/05/2023
 / 
6 minutos

Assim como ocorre com outros tipos de negócios, nem sempre um escritório de advocacia consegue crescer de forma ordenada e sustentável. Diante do aumento exponencial da cartela de clientes, a solução encontrada pela maioria dos advogados é a contratação de correspondentes. No entanto, como cada correspondente acaba se tornando um centro de custo e a qualidade dos serviços jurídicos, muitas vezes, perde a uniformidade, este tipo de solução acabou se tornando um transtorno para muitos escritórios, especialmente para o setor financeiro. A alternativa encontrada por inúmeras bancas para este tipo de problema foi a adoção da logística jurídica.

O que é um correspondente jurídico?

É um profissional autônomo, advogado ou bacharel em Direito, que presta serviços jurídicos para escritórios de advocacia em localidades distintas das do escritório jurídico. Esse profissional pode tanto atuar com serviços advocatícios, como também, atuar em questões mais burocráticas e administrativas, por exemplo, fazer cópias, protocolos, retirada de alvarás, etc.

Qual a desvantagem de um correspondente jurídico?

O custo da contratação e a gestão dos advogados correspondentes consome tempo e dinheiro de muitos escritórios de advocacia. Para a maioria dos departamentos financeiros, gerir notas fiscais, relatórios e outras despesas realizadas por esses profissionais em sua atuação é um trabalho gigantesco. Além disso, nem sempre representa economia no orçamento da banca.

Os serviços de correspondência não são baratos e, às vezes, requerem organização e múltiplos braços do financeiro apenas para gerenciar os custos deste tipo de terceirização.

A contratação de uma empresa especializada em logística jurídica, em contrapartida, oferece não apenas a centralização das solicitações, como facilita o pagamento em apenas uma ordem mensal, reduz a quantidade de recibos e planilhas, bem como, dos relatórios mensais decorrentes deste tipo de trabalho.

O que é logística jurídica?

Para quem não conhece, a logística jurídica nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada que oferece todo o suporte para a realização de diligências e audiências em todo país. Além de garantir que a terceirização não comprometa a uniformidade e a qualidade dos serviços jurídicos, a logística jurídica é uma solução que traz diversos benefícios para o financeiro do escritório.

Vantagens da contratação de uma empresa de logística jurídica

Atualmente, as empresas de logística jurídica vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, agindo como um verdadeiro braço direito dos departamentos paralegal e financeiro dos grandes escritórios.

Como o core business dessas empresas é justamente executar os serviços de suporte para a administração de processos, elas focam sua atuação na solução de burocracias, além de permitir que processos espalhados pelo país tenham o mesmo tratamento e a mesma qualidade no andamento.

Mas não é só isso. Confira a seguir todas as vantagens de contratar uma logística jurídica.

1 – Redução do escoamento de receitas

Para o financeiro, a contratação de uma empresa de logística jurídica representa menos notas fiscais para gerenciar, uniformização do centro de custo e economia no valor gasto com este tipo de serviço. Isso porque, quando se trata de um correspondente, existe uma burocracia na emissão de notas fiscais e outros comprovantes. Além disso, os gastos extras são muito maiores do que quando se contrata um empresa de logística jurídica.

Como os custos de muitos destes serviços também são repassados diretamente ao cliente, a contratação de uma única empresa permite que a comprovação efetiva dos custos reembolsáveis seja mais simples, evitando o escoamento de receitas bastante comum quando existe a terceirização feita por inúmeros correspondentes.

2 – Qualidade dos serviços jurídicos

Em um mercado competitivo como a advocacia, a excelência e a qualidade dos serviços jurídicos deixou de ser um diferencial, para se tornar uma condição para qualquer escritório de advocacia. Assim, se a sua banca não conta com um padrão de qualidade na hora de atender o cliente, ou mesmo, na forma de prestar seus serviços, muito provavelmente você está perdendo competitividade no mercado.

Uma das principais formas de garantir a uniformidade da qualidade na prestação dos serviços jurídicos é o engajamento dos inúmeros profissionais envolvidos no processo, incluindo a empresa de logística jurídica. Sem esse tipo de comunicação afinada, dificilmente o cliente será bem atendido, bem como, verá os resultados que os seus serviços podem proporcionar-lhe.

A maioria dos softwares jurídicos não conta com uma funcionalidade que facilite esse tipo de engajamento, seja com profissionais diretos, seja com profissionais externos. O Projuris ADV é uma das poucas soluções do mercado que permite a integração de diferentes profissionais em um mesmo processo, por um sistema muito parecido com as redes sociais.

Abra sua conta no Projuris ADV

3 – Experiência e qualificação

Falando em software, as empresas de logística jurídica, de maneira geral, contam com sistemas que dinamizam e facilitam as diligências. Além disso, também contam com procedimentos qualificados como arquivamentos e gerenciamento de informações. Também conseguem fazer a emissão de nota fiscal em uma única vez, facilitando o processo para os setores financeiros dos escritórios de advocacia.

4 – Abrangência territorial

Encontrar correspondentes é, de fato, uma dificuldade para os escritórios de advocacia. No entanto, ao contratar uma empresa de logística jurídica essa busca é facilitada, afinal, eles já possuem cadastros de profissionais em suas bases. Assim, o escritório consegue ter maior abrangência no território nacional.

5 – Otimização das atividades

Além da facilidade para encontrar correspondentes, uma empresa de logística jurídica também auxilia em outras questões do escritório de advocacia. Por exemplo, ao invés de se preocupar com as questões de pagamento dos correspondentes, o financeiro do escritório se preocupa apenas com o pagamento da logística. Todas as dívidas e questões burocráticas com os correspondentes, quem fará é a logística.

Dessa maneira, poupa-se tempo e recursos do escritório de advocacia. E consequentemente, os escritórios podem se dedicar mais há questões processuais.

O que é importante se atentar ao contratar uma empresa de logística jurídica?

Antes de contratar uma empresa de logística jurídica, no entanto, é necessário se atentar a algumas coisas. São elas:

  1. Experiência;
  2. Estrutura;
  3. Serviços oferecidos;
  4. Custo-benefício;
  5. Opinião de outros escritórios.

Testar é sempre importante

Com softwares como o Projuris ADV, por exemplo, é possível minimizar o problema da falta de uniformidade na qualidade dos serviços prestados, por conta da atuação de correspondentes. Embora isso não signifique a diminuição dos custos decorrentes desse tipo de terceirização, a utilização desse software jurídico pode representar mais resultados positivos, mesmo quando a contratação de um correspondente se tornar imprescindível.

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

Isso porque, um software como esse permite que os advogados e advogadas acessem os dados do escritório de qualquer lugar. Além disso, os sócios conseguem fazer o controle das atividades dos correspondentes na visualização de escritório. Também podem limitar o acesso a essas informações, garantindo a segurança das mesmas.

Ademais, esses sistemas facilitam a gestão financeira do escritório, e assim, os pagamentos e questões burocráticas podem ser feitas sem dificuldades. Seja para pagamento de correspondentes, seja para pagamentos da empresa de logística jurídica.

O mercado jurídico vem evoluindo e soluções não faltam para atender as necessidades dos advogados. A redução de custos, no entanto, é um processo que requer testes e deve ser acompanhado de um controle de qualidade. Lembre-se que perder qualidade no serviço e clientes, com a redução dos custos, não é vantagem para nenhum escritório. Logo, o segredo é apostar nos novos modelos, tomando os devidos cuidados para não perder valor.

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário