Marketing Jurídico: como advogados e escritórios devem usar o LinkedIn

11/08/2017
 / 
21/12/2022
 / 
5 minutos

A adoção de ferramentas tecnológicas na prática jurídica têm proporcionado intensas mudanças na realidade dos profissionais da área. Essas transformações exigem dos advogados atualização constante  e conhecimento além das disciplinas convencionais. Temas como empreendedorismo, marketing jurídico, gestão de tempo, produtividade e tantos outros, passaram a fazer parte do cotidiano do profissional do Direito atualmente. Diante desse cenário, os advogados devem repensar a atuação e a forma como os serviços jurídicos são prestados, por isso o desenvolvimento de novas competências e habilidades é essencial.

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma gestão inovadora e ainda mais qualificada e profissional para alcançar o sucesso do escritório. Nesse contexto, para se diferenciar da intensa concorrência no mercado jurídico, garantir uma forte presença digital é fundamental. Afinal, o modo como os advogados se relacionam com seus clientes também foi diretamente impactado com a popularização dos dispositivos móveis e das novas tecnologias. Para promover a prospecção de clientes na advocacia com ética no meio digital e assegurar o fortalecimento da marca para captar novos clientes, é necessário adotar uma estratégia de marketing jurídico eficaz.

Assim, tanto os gestores como os colaboradores passam a ter uma visão estratégica sobre a presença online do escritório, seja por meio de uma atuação profissionalizada nas redes sociais ou firmando-se como especialista em sua área de atuação com a elaboração de artigos para o blog e para divulgar na imprensa. Realizar um planejamento de ações digitais pode garantir a divulgação e expansão dos negócios.

Navegue por este conteúdo:

Marketing Jurídico: adotando o LinkedIn na rotina de um profissional do Direito

O LinkedIn passou a ser considerado uma ferramenta estratégica para atuação dos advogados nas redes sociais. Lançado oficialmente em 2003, a rede social profissional já conta com cerca de 29 milhões de usuários somente no Brasil. Ao redor do mundo são 500 milhões de usuários ativos, o que mostra o alcance cada vez maior.

Como na advocacia a publicidade “boca a boca” feita pelos próprios clientes ainda é considerada a melhor ferramenta de marketing jurídico, explorá-la com ajuda dessa rede pode impulsionar o sucesso do escritório. Desse modo, o LinkedIn torna-se um importante canal para divulgação dos serviços prestados e para o fortalecimento da imagem dos advogados.

Além de gratuita, a plataforma reúne pessoas físicas e jurídicas num mesmo ambiente. Isso facilita a comunicação com clientes na advocacia, prospects e parceiros estratégicos. Tanto bancas grandes como pequenos e médios escritórios e profissionais autônomos podem competir de igual para igual no ambiente digital. Além disso, manter um perfil da banca atualizado nesta e em outras redes sociais não viola o Código de Ética da profissão.

O conteúdo divulgado nas redes sociais deve se limitar a fortalecer a imagem corporativa. Portanto, para ampliar a presença digital do escritório de advocacia é preciso dedicar  tempo dos profissionais para produção de conteúdos relevantes para publicação nos canais digitais. Explorar as redes sociais por meio da divulgação de conteúdos nos quais o escritório é especialista pode aumentar o engajamento. Isso ocorre porque as redes sociais já estão integradas à rotina de pessoas, empresas e profissionais. Elas deixaram de ser apenas um espaço de entretenimento e passaram a ter um grande potencial de compartilhamento de conteúdo e networking.

Dicas práticas para promover o marketing jurídico do escritório no LinkedIn

1. Publique e compartilhe conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação

Para conquistar maior visibilidade do escritório na rede social, mantenha o perfil da banca ou o seu perfil profissional atualizado. Publique e compartilhe semanalmente conteúdos relevantes e autorais que tratam sobre sua área de atuação. Dessa forma, o escritório passa a ser considerado pelos usuários uma referência nos temas abordados, ampliando o networking nessa rede social.

Para que a estratégia de marketing jurídico seja bem sucedida, o ideal é criar uma rotina para publicação de conteúdos. A comunicação nas redes sociais deve ser clara, objetiva e, portanto, os advogados devem evitar o “juridiquês”.

A pesquisa consumo de conteúdo no LinkedIn 2016, revelou o comportamento dos usuários da plataforma, assim como os tipos de conteúdos que geram maior interação entre eles. Confira a pesquisa na íntegra.

2. Crie conexões com clientes e parceiros estratégicos

Estabeleça uma excelente rede de contatos, investindo em parcerias de sucesso no LinkedIn. A plataforma é uma ótima ferramenta para que o escritório de advocacia ou mesmo o profissional autônomo faça conexões com parceiros estratégicos, clientes e prospects. Conecte-se com pessoas e empresas que você realmente conhece ou que façam sentido do ponto de vista da sua área profissional, como por exemplo: antigos colegas de faculdade e professores, colegas de profissão, bancas parceiras e influenciadores.

Marketing Jurídico

3. Participe de grupos no LinkedIn e se beneficie dessa prática

De acordo com o especialista em marketing jurídico e autor do livro “Marketing Jurídico: os Dois Lados da Moeda”, Alexandre Motta, o Linkedin está sendo utilizado para os advogados divulgarem as suas conquistas e áreas de atuação profissionais.

Portanto, a participação efetiva dos advogados nessa rede social é imprescindível para conseguir se destacar e ganhar visibilidade. Identifique os grupos em que o seu público-alvo está. Assim, você passa a compreender melhor as suas necessidades para oferecer conteúdos e informações que sejam relevantes para eles. Dessa forma, sua banca consegue conquistar maior credibilidade no meio digital e até mesmo indicações.

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

Participe de grupos em que os parceiros estratégicos do seu escritório estejam. Assim, o escritório tem maior facilidade para se conectar com profissionais de outras bancas. Comentar e compartilhar artigos divulgados por esses profissionais também aumenta o networking da advocacia.

Para visualizar os grupos recomendados a você pelo LinkedIn:

  • Posicione o cursor sobre Interesses, na parte superior da sua página inicial, e selecione Grupos.
  • Clique em Descobrir no topo da página para visualizar os grupos sugeridos.
  • Para solicitar a participação, clique no botão Solicitar participação na descrição do grupo

Ao investir nas redes sociais e em ferramentas eficazes de marketing digital jurídico, o escritório consegue fortalecer a imagem da banca de forma positiva perante os clientes e os concorrentes.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 5 / 5. 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário