Marketing no Direito: 24 ideias práticas para desenvolver sua reputação pessoal

29/05/2017
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09/11/2022
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5 minutos

Em agosto de 2016 eu escrevi no meu LinkedIn Pulse um artigo sobre elementos do Código de Ética do Direito que orientam como advogados devem agir com relação à publicidade dos seus serviços. E também trouxe à luz algumas alternativas de como fazer comunicação sem fazer publicidade, usando as relações públicas.

Agora, nesse primeiro artigo para o blog da Projuris, quero trazer para discussão como colocar esses conceitos em prática. Vou lhe apresentar a lógica por trás do nosso método, e quero que você traga os exemplos para a sua realidade como profissional do Direito, combinado?

A metodologia Estratégia de Liderança de Pensamento

Você já notou que existem profissionais que se tornaram verdadeiros mitos na área em que atuam? Eles são praticamente celebridades do seu segmento, e acabam assumindo o papel de embaixadores da sua profissão.

Você já ouviu falar de vários deles:

  • Os médicos Dr. Ivo Pitangui, Dr. Drauzio Varella e Dr. Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como o “Doutor Bacteria”.
  • A estilista e consultora de moda Glória Kalil.
  • O especialista em segurança e ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel.
  • O veterinário Alexandre Rossi, mais famoso como “Doutor Pet”.
  • O cozinheiro Alex Atala.
  • Entre tantos outros.

No Marketing no Direito, imagine você como um advogado especialista em determinada área ou mercado, tornando-se a referência em conhecimento. O que vem como consequência do seu preparo, estudo e dedicação é, entre tantos benefícios, mais clientes para você e seu escritório.

Por serem ícones, essas referências desfrutam de enormes privilégios.

Visibilidade, credibilidade, valorização profissional e o status de celebridade. Imagine quanto era o valor hora de cada um deles antes… e depois da fama?

E observe uma coisa: eles não necessariamente são os melhores no seu nicho, aqueles com mais experiência ou com mais títulos e formações. Eles são os mais conhecidos, as referências. Assim, eles conquistaram um posicionamento único, que praticamente torna seus concorrentes irrelevantes.

Esses, caro leitor, são os profissionais que eu denomino Líderes de Pensamento. Referências que inspiram o seu mercado, defendem os princípios da profissão e servem como fonte para leigos que querem entender mais sobre o tópico (tema/assunto) sobre o qual os Líderes são especialistas.

Em resumo, como um Líder de Pensamento você passa a construir relações baseadas no seu conhecimento, ou seja, no que você sabe, e não no que você faz.

Entender essa lógica é fundamental para compreender o poder das ideias e ações que sugiro a seguir.

24 ideias práticas de como desenvolver sua reputação pessoal

Dividi em 4 blocos de ações, cada um ligado a uma competência. Essas quatro competências são o que eu desenvolvo no meu método de S.T.A.R.

SABEDORIA

  1. Pesquise profundamente sobre seu tópico de especialização
  2. Produza conteúdo (artigos e vídeos) sobre o que aprende
  3. Busque formação formal e experiência empírica na sua área
  4. Procure ensinar e compartilhar esse aprendizado com colegas e subordinados
  5. Desenvolva um método próprio que facilite o aprendizado de outros

Documente e organize seu conhecimento sobre o tópico.

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TALENTO

  1. Desenvolva projetos interessantes na sua área, adquirindo valiosa experiência
  2. Assuma a postura de educador e explique aos seus clientes sobre o jeito como você trabalha
  3. Combine o que você sabe com técnicas, saberes e métodos de outras áreas do conhecimento
  4. Forme uma rede online fechada com outros profissionais da sua área, mas que não competem diretamente com você
  5. Ministre cursos, palestras ou workshops para estudantes universitários ou até mesmo internamente no seu escritório
  6. Crie valor para um pequeno nicho de mercado, posicionando como autoridade para eles
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ATITUDE

  1. Desenhe uma estratégia que envolva a criação de valor, formação da rede e fomento de negócios
  2. Estabeleça uma frequência de criação de conteúdo e publicações
  3. Forme uma rede de seguidores que o acompanha online
  4. Pesquise sobre as necessidades da sua rede, encontrando novas formas de auxiliar seus seguidores
  5. Formate seu conhecimento em infoprodutos, como ebooks e cursos online, facilitando o acesso ao que você sabe
  6. Use as redes sociais de forma inteligente para criar relações com seus seguidores, com parceiros e formadores de opinião
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REPUTAÇÃO

  1. Crie uma mídia própria que reúna todo conteúdo, contatos e experiência que você produziu
  2. Palestre em congressos e eventos da sua área, trazendo tendências do mercado e novidades
  3. Torne-se uma fonte de entrevista para veículos de comunicação (revista, rádio, jornal, TV, portais) da sua área
  4. Assuma a profissão de educador, como professor universitário, de cursos de extensão e técnicos, ou de cursos online
  5. Escreva e publique livros que dismistifiquem ou apresentem um olhar interessante sobre sua área e a importância dela para o mundo
  6. Mentore outros profissionais, ensinando o que você sabe e facilitando o caminho de evolução deles na sua carreira

Falei um pouco mais a respeito no JurisCast, podcast jurídico da ProJuris. Caso queira se aprofundar, é só clicar no player abaixo! Lembrando que para receber novidades do JurisCast diretamente em seu e-mail, é só se inscrever aqui.

Para finalizar, como colocar em prática essas orientações no seu escritório? A primeira etapa inicia pelo diagnóstico da sua reputação atual.

Para isso, realize em minutos o diagnóstico online S.T.A.R. da Oversize e descubra como aprimorar sua reputação de forma planejada, e com uma visão de longo prazo. E para mais discussões do meio jurídico, clique aqui

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Christian H. Mendes é Reputation Advisor na Oversize Strategic Consultant, consultoria de reputação para marcas e pessoas. Tem mais de 10 anos de atuação em marketing, com foco em reputação e diferenciação no mercado. É formado em Relações Públicas pela Universidade do Vale dos Sinos. Escreve artigos para o ProJuris e para o seu blog, além de ministrar workshops sobre reputação.

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