Fidelizar clientes: mudando rumos em seu escritório de advocacia

05/02/2016
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10/07/2020
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2 minutos

Foi a partir de um trabalho para fidelizar clientes que o escritório Bressiani & Gesser Advogados, sediado em Palhoça, na Grande Florianópolis, descobriu que era a hora de mudar seu foco de atuação. Operando há quase 15 anos como escritório full service, ao parar para analisar o mercado e ouvir os clientes percebeu que o momento pedia especialização e oferta de serviços em novas áreas. O sócio e advogado Gustavo Gesser explica por que o Bressiani & Gesser Advogados decidiu adotar alguns conceitos das chamadas boutiques jurídicas, que primam por um serviço altamente especializado com uma equipe menor.

Técnicas para fidelizar clientes e mudanças no foco de atuação

Há quase dois anos, o Bressiani & Gesser Advogados passa por mudanças consideráveis. Antigamente, os sócios acreditavam que o melhor caminho era atuação em ações de massa. A partir de um trabalho para fidelizar clientes, no entanto, identificaram que não era isso o que o mercado estava buscando.  

“Muitas vezes nós prestávamos uma consultoria, analisávamos um contrato ou mesmo entrávamos com uma ação judicial e o contato com o cliente ficava por aí. Percebemos que não sabíamos como os nossos clientes enxergavam o escritório, nem mesmo quais eram as suas expectativas” destaca Gesser.

Identificado o problema, os sócios partiram para a solução e contrataram um coaching para traçar um planejamento estratégico e repensar como ter uma atuação mais incisiva junto aos clientes. Um dos primeiros passos foi investir em um profissional dedicado a fidelizar clientes, que passou a ser a ponte entre o escritório e quem contrata os seus serviços. Esse colaborador entrou em contato com cada cliente e atualizou todo o banco de dados com novas informações, como possíveis mudanças de endereço ou de área de atuação (no caso de pessoa jurídica). Após atualizar as informações, esse funcionário ficou responsável por comunicar às pessoas sobre o que está sendo feito em relação ao processo em tramitação. De acordo com Gesser, a utilização de um software jurídico é fundamental para essa atividade:

A importância de um bom feedback

“Utilizando um software nós podemos dar um feedback com maior qualidade ao cliente, pois tudo está registrado no sistema. Também é muito mais rápido encontrar as informações que estamos buscando. Hoje, acima de tudo, temos que dedicar nosso tempo para primar pela qualidade do atendimento e dos serviços”, declara o advogado.

fidelizar clientes

Também foi a partir desse trabalho de fidelizar clientes que foram detectados os ramos nos quais decidiram focar sua atuação: imobiliário, médico, trabalhista, empresarial, ambiental e entretenimento. 

Agora, cada advogado do Bressiani & Gesser Advogados é responsável por demandas específicas, de acordo com o ramo do Direito em que é especializado. Com essas mudanças a banca busca não apenas fidelizar clientes, mas oferecer maior qualidade em todos os serviços que se propõe a fazer.

E o seu escritório, passou por mudanças ao identificar oportunidades no mercado? Como foi esse movimento? Compartilhe conosco nos comentários.

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