Plano de Marketing para advogados: modelo para serviços de alto valor agregado

05/12/2017
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25/11/2022
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5 minutos

Construa seu planejamento de marketing e reputação corporativa usando o checklist da Oversize Strategic Consultant.

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes. (Peter F. Drucker)

Como conselheiro de reputação, eu conduzo um grupo de empresas da área de comunicação que presta serviços de alto valor de remuneração e alto valor de exigência por parte dos nossos clientes.

A metodologia que apresentarei a seguir já foi implementada em mais de 700 projetos desde o ano de 2007, a maioria absoluta em empresas que entregam conhecimento por meio de profissionais especializados.

Escritórios e profissionais do Direito também precisam trabalhar com metas de vendas. E, para atingir esses objetivos, precisam construir uma reputação, conforme mencionado no próprio Código de Ética da OAB. Você pode esclarecer suas dúvidas a respeito do marketing jurídico nesse artigo aqui do blog da Projuris.

É importante destacar que todas ações aqui listadas respeitam todos os pontos do Código de Ética da OAB.

— RESUMO

Prestar serviços de alto valor agregado exige o melhor de nós, todos os dias. A cada ano, a competitividade aumenta em todos segmentos de mercado, na mesma medida em que aumenta também a remuneração de profissionais que entregam valor muito acima da média dos concorrentes.

Isto é, a exigência aumenta, e a recompensa também. As oportunidades para quem assume a posição de referência – liderança de pensamento do mercado – são maiores, e por conta disso todo mundo quer ocupar esse lugar.

Não vou argumentar sobre a importância de planejar para atingir os objetivos de crescimento e faturamento da empresa. Acredito que você já está num nível de maturidade do seu negócio em que não é mais possível imaginar como conduzi-lo sem estratégia.

Entretanto, cada momento do seu negócio vai exigir uma estratégia diferente. Provavelmente, o conhecimento que o conduziu até aqui não o levará para o próximo nível.

Escrevo esse artigo em um formato mais ferramental do que teórico. Vamos abordar alguns temas de forma simples e objetiva para auxiliar quem precisa ir para ação e colocar suas ideias em prática. Para isso, elaboramos um checklist de análises e reflexões que você precisa fazer para conseguir ter gestão completa da sua reputação.

Abordaremos sete etapas: negócio, objetivos, mercado e competidores, segmentação e cauda longa, liderança de pensamento, estratégias e táticas, implementação e gestão. Ao final das etapas, você terá concluído seu plano de reputação corporativa e poderá colocar energia e recursos na implementação da sua estratégia de marketing e vendas.

— ACORDO ÉTICO DA OVERSIZE

Para usar a reputação da empresa com foco em marketing e vendas, precisamos cumprir 7 etapas de análise. Nós, da Oversize, estamos distribuindo para quem quiser usá-lo no seu negócio, e seu compartilhamento é permitido, desde que sempre nos cite como fonte.

Quero ratificar que o diagnóstico e planejamento de reputação é algo sério, que implica riscos em ganho ou perde de competitividade para um negócio. Por isso, precisa sempre ter acompanhamento de profissionais de comunicação social (preferencialmente com ênfase em relações públicas), já que a metodologia usada é de origem desse campo de estudo.

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Alguns dos termos, expressões e ferramentas aqui usadas são de propriedade intelectual de seus criadores, como o Business Model Canvas (BMC) que foi criado a partir da tese de doutorado de Alex Osterwalder, em 2004. Cito todos eles com links para seus sites originais, e advirto que alguns deles estão em língua inglesa.

Espero que você possa fazer bom uso e implemente essas técnicas ainda em 2017, para começar 2018 buscando os objetivos e metas do seu plano de reputação com foco em marketing e vendas.

— PLANO DE REPUTAÇÃO COM FOCO EM MARKETING E VENDAS

Checklist de análises e reflexões para o planejamento

1. Negócio

  • Liste os marcos históricos do negócio nos últimos anos
  • Construa uma linha do tempo de evolução do negócio
  • Liste as conquistas, prêmios e reconhecimentos
  • Liste a missão, visão e os valores
  • Construa seu BMC – Modelo de Negócios Canvas

2. Objetivos

  • Estude sua estratégia de tráfego na internet
  • Qual o número de clientes atual? E a meta para 12 meses?
  • Qual a taxa de conversão do seu site? E a meta para 12 meses?
  • Qual o número de prospecções atual? E a meta para 12 meses?
  • Qual a taxa de conversão de prospecções em clientes? E a meta para 12 meses?
  • Defina a meta de satisfação de clientes
  • Defina a meta de satisfação de funcionários
  • Desenhe a sua matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)

3. Mercado e Competidores

  • Liste as tendências do macroambiente
  • Organize notícias, pesquisas e estudos recentes sobre seu mercado
  • Identifique o tamanho do mercado (R$) e potencial de crescimento
  • Estude a reputação dos 5 principais concorrentes
  • Estude a reputação dos 3 benchmarks/referenciais
  • Aponte, para cada um, os pontos fortes
  • Aponte, para cada um, os pontos fracos
  • Organize essa análise em uma matriz de competitividade

4. Segmentação e Cauda Longa

  • Defina o seu mercado-alvo
  • Estude a segmentação de mercado
  • Analise a atratividade de segmentos
  • Estude os nichos e super-nichos
  • Liste as palavras-chave de cauda longa
  • Use o Keyword Planner do Google
  • Defina seu público consumidor ideal

5. Liderança de Pensamento

  • Liste as áreas de conhecimento
  • Defina os tópico de domínio e especialização
  • Analise as competências essenciais STAR dos Líderes
  • Defina quem serão seus Líderes de Pensamento
  • Construa os BMY – Canvas de Negócio Pessoal dos Líderes

6. Estratégia e Táticas

  • Realize um brainstorming com ideias de como compartilhar o conhecimento
  • Defina as Estratégias de Educação, Tráfego e Posicionamento
  • Use a ferramenta de reputação no LinkedIn da Oversize
  • Realize um brainstorming com ideias de como estabelecer relacionamento com sua rede
  • Defina as Estratégias de Relacionamento, Jornada e Diálogo
  • Realize um brainstorming com ideias de produtos e formas de monetização
  • Defina as Estratégias de Sustentabilidade, Conversão e Vendas
  • Defina as táticas para implementar cada uma das estratégias

7. Implementação e Gestão

  • Construa o plano de ações
  • Use a ferramenta Trello para gerenciar o plano
  • Defina cronograma, orçamento e responsáveis
  • Defina os mecanismos de controles do plano
  • Estabeleça indicadores e metas
  • Programe as reuniões de acompanhamento

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