Quando a tecnologia é sinônimo de sigilo e agilidade para seu escritório

30/10/2014
 / 
30/10/2014
 / 
2 minutos

Sistemas de segurança garantem a integridade de informações e dados, garantindo confiabilidade, continuidade e conformidade aos serviços jurídicos

A tecnologia é uma forte aliada para escritórios que buscam prestar serviços mais ágeis e eficientes. Hoje, boa parte dos advogados autônomos, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos contam com uma rede de computadores e softwares específicos para gerenciar todo tipo de informação e dados.

No entanto, muitas dessas informações são de extrema relevância e sigilosas, de modo que, a segurança da informação é um item essencial para quem atua no mercado da advocacia.

É através da segurança que o advogado garante confiabilidade para quem o contrata; assegura continuidade de seus negócios em caso de falha ou ataque no sistema e demonstra conformidade no caso de auditorias ou fiscalização de agências reguladoras.

Atualmente, já existem no mercado diversas tecnologias que garantem segurança da informação e são essenciais para quem atua na área jurídica.

– Certificação digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite que o usuário se comunique e efetue transações na internet garantindo segurança e integridade do conteúdo.

O certificado digital é uma credencial que atesta a identidade de uma pessoa física ou jurídica, máquina, aplicação ou site. A certificação garante autenticidade na transmissão de documentos; integridade aos dados e confidencialidade das partes acessadas.

Contar com esse tipo de tecnologia em seu escritório evita fraudes e falsificações, permitindo que informações e dados sejam compartilhados com segurança.

– Filtro de conteúdo

É possível determinar o que pode ser acessado dentro da rede interna de seu escritório, evitando assim que usuários ou entidades mal intencionadas invadam o sistema e tenham acesso a dados relevantes.

Esses filtros podem ser aplicados para tanto para sites como palavras-chave, aumentando a segurança do sistema. Além do fator de segurança, os filtros de conteúdo estão ligados à produtividade, uma vez que impossibilitam o acesso a sites que não estejam relacionados com o trabalho.

– Antispam

Os e-mails são o principal canal de comunicação de um escritório e permitem o tráfego de muitas informações e dados. Para evitar mensagens maliciosas que carregam vírus ou permitem a invasão do sistema a instalação de antispam é imprescindível.

Ter um antispam  possibilita reduzir a vulnerabilidade de acesso a dados e informações além de reduzir mensagens consideradas perigosas. A ferramenta também é positiva para a produtividade do escritório uma vez que seus colaboradores não necessitam ficam apagando mensagens indesejadas e consequentemente perdendo tempo.

– Segurança dos end points

Outra ferramenta bastante interessante é garantir a segurança dos end-points, isto é, desktops, notebooks e dispositivos móveis.  A segurança de end-points possibilita o bloqueio de acesso a pen drives na rede, evitando a transferência de arquivos indesejados e a inclusão de informações no sistema que possam prejudicar sua segurança.

Soluções de segurança são relevantes para qualquer profissional do Direito, seja para advogados autônomos ou escritórios de advocacia dos mais variados portes.

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

Quem busca a tecnologia para potencializar sua prestação de serviços não pode deixar de utilizá-la para garantir segurança a seus dados e informações. 

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário