Um software jurídico pode tornar meu negócio disruptivo?

22/03/2017
 / 
27/04/2022
 / 
2 minutos

Em 1995, o professor de administração da Harvard Business School, Clayton Christensen, cunhou pela primeira vez o termo ‘disrupção’ associado ao mundo dos negócios em seu artigo Disruptive Tecnhologie: Catching the wave. Dois anos depois, Christensen lança o livro Innovator’s Dilemma: When New Tecnhologias Cause Great Firms to Fail e crava, um aprimoramento do termo anterior, a expressão ‘inovação disruptiva’.

Muito conceitual a priori, ficando na esfera acadêmica e dos teóricos do negócio, a ‘disrupção’ no mercado foi criando sentido mais tarde, com o crescimento de empresas como a Apple, que em 2007 não apenas laçou o smartphone que seria o boom dos próximos anos do mercado tecnológico, mas ofereceu uma experiência de compra que ia desde o design do produto até o valor que a marca conquistou com um trabalho de branding impecável.

Aconteceria, naquele momento, uma quebra na linha cronológica do produto, que levava o consumidor a enxergá-lo um patamar acima, uma disrupção.

É muito fácil enxergar estas grandes quebras/disrupções (Uber, Netflix) de mercado quando tratamos de tecnologia. Mas talvez fique difícil ter a mesma nitidez em relação ao Direito e ao mercado jurídico dos escritórios de advocacia.

Então, para começar este exercício vale lembrar de um conteúdo publicado aqui no blog, onde defendemos que o advogado precisa começar a se enxergar como empreendedor, como participante ativo de uma dinâmica ativa – esta voltada ao universo jurídico – de concorrência e competitividade.

Os profissionais mais fanáticos por inovação também precisam tomar cuidado para não atropelar a estrutura erguida em séculos do Direito. O que temos até então é uma configuração comprometida com os valores da profissão, mas mesmo assim uma configuração que tem, apesar de tudo, espaço para inovação, principalmente nos processos do dia-a-dia. Enquanto o “o que fazer” parece intocável, o “como fazer” ainda pode evoluir – e muito.

Leia também: 18 critérios para escolher o melhor software jurídico

E é nesse contexto que a resposta para pergunta do título é sim, um software jurídico pode tornar seu escritório de advocacia um negócio disruptivo. O sistema não é um produto com uma função objetiva (como o martelo é, servindo apenas para bater no prego), mas ele muda a relação que os profissionais têm com o tempo, com o mercado e com a própria equipe. Com ele é possível:

  • Tornar os processos do dia-a-dia mais inteligentes e produtivos;
  • Focar no trabalho criativo, automatizando completamente o trabalho braçal;
  • Ter uma visão centralizada e organizada de toda a situação da empresa.

É como, em uma analogia um pouco exagerada, se a revolução industrial chegasse no universo do Direito, aprimorando processos, diminuindo as chances de erros e ganhando produtividade.

Portanto, podemos considerar um software jurídico um acontecimento disruptivo para o mercado jurídico e, por que não?, um diferencial competitivo.

Afinal, um negócio com um software juridico tem vantagem qualitativa no seu trabalho sobre um que não tem.

Abra sua conta no Projuris ADV

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário