As 5 melhores ferramentas de atendimento ao cliente na advocacia

27/07/2020
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15/05/2023
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6 minutos

Um bom atendimento é um fator que pode ser decisório no momento de compra de determinado produto ou serviço. Na advocacia isso também é verdade . Um bom atendimento ao cliente na advocacia é uma das maneiras de fidelizar clientes antigos e conquistar novos – seja por meio da divulgação de seus fiéis clientes ou por percepção do cliente em relação ao primeiro contato/atendimento com seu escritório.

No entanto, muitos advogados empreendedores não sabem como aperfeiçoar essa etapa de contato do cliente com o escritório. É por isso, que neste artigo vou te indicar algumas ferramentas que podem te ajudar a oferecer um atendimento de excelência e aumentar suas oportunidades de negócio.

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Sucesso do cliente

Sei que provavelmente você deve estar curioso para saber mais sobre as ferramentas que podem te auxiliar no atendimento ao cliente na advocacia. Entretanto, é muito necessário que antes eu te conte um pouco mais sobre sucesso do cliente.

O sucesso do cliente – ou Customer Success – é uma área do conhecimento que é cada vez mais utilizada em diversas empresas pelo mundo todo. Ela consiste em sua empresa tendo como foco o seu cliente. Isto é, para uma empresa ter um crescimento exponencial, é extremamente necessário que ela tenha como foco as pessoas que a fazem crescer, ou seja, quem compra o seu produto ou serviço.

Muitas pessoas se confundem e acreditam que sucesso do cliente é uma área da empresa. A verdade é que o sucesso do cliente deve fazer parte da cultura da empresa. Deve ser o Mindset de todos os colaboradores!

Isto vale também para escritórios de advocacia. Um bom atendimento ao cliente na advocacia é um fator crucial para o sucesso do cliente e, consequentemente, para o sucesso do seu escritório.

Ferramentas para atendimento ao cliente na advocacia.

Para fazer um bom atendimento ao cliente, não basta apenas ser cortês. Claro que isso é essencial, mas um bom atendimento vai além da gentileza e da cortesia.

Um bom atendimento, portanto, conta com celeridade, funcionalidade, facilidade, e principalmente, deve resolver a dor do cliente ou, pelo menos, apresentar caminhos para a resolução da dor. Algumas ferramentas, podem, então, contribuir para que esses pontos façam parte do atendimento ao cliente do seu escritório de advocacia. Veja quais são as principais ferramentas que podem te auxiliar com isso.

Intercom – automação no atendimento ao cliente

É uma ferramenta completa de atendimento ao cliente que pode ser utilizada na advocacia. É um software que permite que o cliente seja atendido diretamente no seu site por meio do chat online.

Ela pode auxiliar seja para atender os clientes online ou para criar artigos em seu site com as dúvidas que você mais recebe. Além dos gráficos que te permitem analisar com cuidado os dados dos seus atendimentos.

WhatsApp para atendimento ao cliente na advocacia

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais conhecidos pelo mundo, principalmente aqui no Brasil. A popularidade da ferramenta é tão alta, que atualmente ela é utilizada inclusive para divulgação de produtos e serviços.

No entanto, ela pode ser utilizada – e já é por muitas empresas – como meio de comunicação com seus clientes. Inclusive, aqui no Projuris ADV, integramos o WhatsApp ao nosso software. Assim, você advogado ou advogada, consegue compartilhar informações de processos que estão armazenada no software jurídico com seus clientes.

O uso do WhatsApp, no entanto, causa transtornos há algumas pessoas pois mistura-se nele a vida particular com a vida profissional. O que muita gente ainda não sabe, é que o WhatsApp tem uma solução para isso. É o WhatsApp Business, que você pode instalar no seu celular e utilizar apenas para atendimento ao cliente na advocacia, por exemplo.

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Com essa modalidade, não tem motivos para não utilizar o WhatsApp como meio de comunicação com seus clientes, concorda?

Skype ou Hangouts – reuniões podem ser feitas de qualquer lugar

Nesse momento de isolamento social percebeu-se a utilidade das ferramentas que permitem trabalhar de qualquer lugar e principalmente, popularizou-se o uso de ferramentas para reuniões online.

Duas delas que podem ser utilizadas, não só nesse momento, como no pós pandemia são o skype e o hangouts.

O Skype é uma ferramenta da microsoft que permite realizar videochamadas em grupo ou em duplas. Além disso, no caso do skype você tem a opção de utilizar online ou baixar o Aplicativo. Daí o uso fica a seu critério.

O hangouts, que é uma ferramenta do próprio google, possui a mesma lógica que o skype. A maior diferença é que, para utilizá-lo, basta possui um e-mail do google (g-mail).

Com ferramentas como essas o atendimento ao cliente na advocacia pode ser feito de qualquer lugar, desde que, com internet.

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Área do cliente do Projuris ADV para atendimento ao cliente na advocacia

O Autoatendimento é uma facilidade que beneficia não só o prestador de serviços, como o cliente. No Projuris ADV também possuímos uma funcionalidade que permite que seu cliente se autoatenda.

É a área do cliente do Projuris ADV. Com o acesso a essa área, o atendimento ao cliente na advocacia se torna mais célere e fácil. Isso porque, o seu cliente consegue ver nesse espaço como anda o processo, e quais as próximas ações a serem tomadas.

Assim, além de o seu cliente ficar mais bem informado sobre o processo no qual ele é partícipe, você tem mais tempo para se dedicar a outras demandas, entre elas, elaboração de defesas e teses, ou atendimento a novos clientes.

O acesso a essa área é feito mediante login e senha criados por você ou outro colaborador do escritório. Ademais, a área do cliente do Projuris ADV também pode ser integrada ao site do advogado, o que permite que o cliente acompanhe o processo direto do seu site.

Zendesk – comunicação com cliente personalizada

Uma última ferramenta que pode auxiliar o atendimento ao cliente na advocacia é a Zendesk, outro serviço que te conecta com seu cliente. As interações nessa ferramenta podem ocorrer por e-mail, telefone, redes sociais e chats online.

Nessa ferramenta, você decide o tipo de atendimento que seu cliente terá, seja uma linha apenas para atendimento, um chadt online ou os e-mails.

Mais algumas dicas para bom atendimento ao cliente na advocacia

Existem muitas outras ferramentas não citadas neste artigo que podem te ajudar a fazer um atendimento ao cliente de excelência. O crucial é lembrar sempre que cortesia não se compra e ninguém merece ser mal atendido.

Além disso, organização é um pilar muito importante para não esquecer de nenhum compromisso. Um software jurídico, como o Projuris ADV pode ser um excelente auxiliar na sua organização. Isso porque, além de possuir um calendário com todas as suas atividades pessoais e do seu escritório, também te envia notificações sobre suas tarefas rotineiramente.

Também, a otimização do tempo é um ponto importantíssimo que um software jurídico permite. Isso porque, conta com funcionalidades como o propositor de documentos, sugestão de tarefas e acompanhamento de processos, que armazenam todas as informações em um só lugar e te direcionam para as tarefas a serem realizadas.

Enfim, com organização, cortesia, ferramentas de gestão de escritório e, principalmente, ferramentas de atendimento ao cliente na advocacia, o sucesso do cliente do seu escritório será realidade. Consequentemente, o sucesso do seu escritório também será cada vez maior.

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