Gestão do conhecimento para advogados

13/07/2016
 / 
20/09/2021
 / 
3 minutos

Gestão do conhecimento. Este é o termo que o mundo dos negócios vem usando para representar uma prática antiga e belíssima, a do compartilhamento de informação.

Neste caso, o histórico de conhecimento gerado pela própria empresa, seja em suas atividades de negócio ou conteúdo que reforcem sua cultura e valores institucionais.

Isto é resultado de um recente processo de humanização que as empresas vêm sofrendo por fora, com preocupações como branding, responsabilidade social e investimento em marketing social; e por dentro, desconstruindo a verticalidade hierárquica, estimulando a criação de lideranças e investindo pesado em capital humano (e é aqui que a gestão de conhecimento entra).

Somado a isso, deve-se levar em consideração o contexto em que estamos: a era da informação e do conhecimento, época em que boas ideias viram referências para outras boas ideias e assim por diante, num processo cíclico e frenético, quase diário.

Mas nessa velocidade há um pouco daquela imperfeição suscitada pelo ditado ‘a pressa é inimiga da perfeição’, por isso ferramentas de organização e otimização de tempo estão sendo cada vez mais procuradas e ‘gestão’ virou a palavra chave para os empreendedores.

Se pensarmos na realidade dos escritórios de advocacia, essa realidade é ainda mais intensa, pois sua rotina é corrida por natureza.

A gestão de conhecimento (ou, como o termo é conhecido, knowledge management) é um processo de identificação, armazenamento, organização e compartilhamento do material intelectual pertinente à empresa, muito parecido com o conceito de Big Data.

Geralmente essas informações estão ligadas a estudos de gestão estratégica, T.I, economia, sociologia, marketing e psicologia.  No caso de advogados, podemos incluir aqui estudos do direito e de suas especialidades, além de jurisprudências.

Em outras palavras, eles precisam compreender como funciona as etapas estratégicas de um escritório de advocacia e sua concorrência, estarem atualizados das melhores tecnologias em ferramentas digitais para otimizar seu trabalho e estudar sobre gente. Isso mesmo! Gente!

Psicologia e sociologia não são apenas campos acadêmicos, mas uma maneira de interpretar e respeitar o espaço do outro, coisa que para o advogado é imprescindível pois lida diretamente com a vida do cliente.conhecimento2

Fonte: Fundação Nacional da Qualidade, 2010, p.19. 

Além da organização e localização rápida de informações, que é uma consequência inicial da gestão de conhecimento, um escritório de advocacia pode tirar outras vantagens com essa prática, como por exemplo:

  • reaproveitamento de conteúdos, arquivando dados já utilizados em outros processos e em outras argumentações para inspirarem novas ideias no futuro;
  • geração de novas ideias com mais facilidade, o que inclui novas estratégias de negócio e modelos de negócio, impulsionado pelo panorama que os conteúdos armazenados (incluindo os do item anterior) trará;
  • tomadas de decisão mais assertivas, não só de quem está à frente do negócio e líderes, mas de todos os profissionais do escritório, já que terão grande respaldo de todo o histórico da empresa;
  • alinhamento interno e melhoria no relacionamento entre os profissionais do escritório, já que com uma espécie de biblioteca dentro da empresa, fica mais fácil todos estarem na mesma página e se comunicar com o outro, o que torna o dia a dia mais produtivo e fluído.

conhecimento1

Para iniciar a gestão de conhecimento no seu escritório, comece decidindo as informações pertinentes ao negócio, modelos de peças elaboradas, leis, jurisprudências, autos, leituras obrigatórias para fortalecer o conhecimento sobre o exercício advocatício no mercado de trabalho atual, artigos interessantes sobre marketing jurídico, sobre gestão de pessoas, finanças, liderança, tecnologia, enfim, tudo o que pode agregar à equipe.

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

Armazene esse banco de dados num lugar de preferência. Nós sugerimos um software jurídico, por ser um sistema completo, que além de ser uma ‘vitrine’ de todo conhecimento armazenado, possui a inteligência de inter-relacionar esses conhecimentos com processos e o dia a dia do advogado.



Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

  1. Realmente é uma ideia que provoca além da homogenização do conhecimento da equipe e por via de consequência uma rápida resposta a atualização e mais efetividade nas providências jurídicas/administrativas. Seria adequado saber sobre os métodos de implantação desta gestão.