A gestão do conhecimento tem se tornado uma estratégia diferencial para empresas que desejam otimizar processos e fortalecer seu capital intelectual. No setor jurídico, onde a informação é um ativo essencial, essa prática pode transformar a rotina dos escritórios de advocacia, tornando-os mais organizados, eficientes e inovadores.
Neste artigo, vamos explorar o conceito de gestão do conhecimento, sua importância no mundo dos negócios e, especialmente, no ambiente jurídico. Você entenderá como essa estratégia pode trazer benefícios para seu escritório e como implementar a forma prática, utilizando tecnologia e boas práticas para potencializar resultados.
O que é gestão do conhecimento?
Gestão do conhecimento é um termo do mundo dos negócios vem usando para representar uma prática antiga e essencial para o avanço da humanidade, a do compartilhamento de informação. Neste caso, o histórico de conhecimento gerado pela própria empresa, seja em suas atividades de negócio ou conteúdo que reforcem sua cultura e valores institucionais.
Isto é resultado de um recente processo de humanização que as empresas vêm sofrendo por fora, com preocupações como branding, responsabilidade social e investimento em marketing social; e por dentro, desconstruindo a verticalidade hierárquica, estimulando a criação de lideranças e investindo pesado em capital humano (e é aqui que a gestão de conhecimento entra).
Somado a isso, deve-se levar em consideração o contexto em que estamos: a era da informação e do conhecimento, época em que boas ideias viram referências para outras boas ideias e assim por diante, num processo cíclico e frenético, quase diário.
Mas nessa velocidade há um pouco daquela imperfeição suscitada pelo ditado ‘a pressa é inimiga da perfeição’, por isso ferramentas de organização e otimização de tempo estão sendo cada vez mais procuradas e ‘gestão’ virou a palavra-chave para os empreendedores.
A gestão do conhecimento integrada ao mundo do direito
Se pensarmos nos escritórios de advocacia, essa realidade é ainda mais intensa, pois sua rotina é corrida por natureza. Nesse ambiente a gestão de conhecimento (ou, como o termo é conhecido, knowledge management) é um processo de identificação, armazenamento, organização e compartilhamento do material intelectual pertinente à empresa, muito parecido com o conceito de Big Data.
Geralmente essas informações estão ligadas a estudos de gestão estratégica, T.I, economia, sociologia, marketing e psicologia. No caso de advogados, podemos incluir aqui estudos do direito e de suas especialidades, além de jurisprudências.
Em outras palavras, eles precisam compreender como funciona as etapas estratégicas de um escritório de advocacia e sua concorrência, estarem atualizados das melhores tecnologias em ferramentas digitais para otimizar seu trabalho e estudar sobre gente. Isso mesmo, gente.
Psicologia e sociologia não são apenas campos acadêmicos, mas uma maneira de interpretar e respeitar o espaço do outro, coisa que para o advogado é imprescindível pois lida diretamente com a vida do cliente.
Fonte: Fundação Nacional da Qualidade, 2010, p.19.
Benefícios da gestão do conhecimento para escritórios de advocacia
Além da organização e localização rápida de informações, que é uma consequência inicial da gestão de conhecimento, um escritório de advocacia pode tirar outras vantagens com essa prática, como por exemplo:
- Reaproveitamento de conteúdos, arquivando dados já utilizados em outros processos e em outras argumentações para inspirarem novas ideias no futuro;
- Geração de novas ideias com mais facilidade, o que inclui novas estratégias de negócio e modelos de negócio, impulsionado pelo panorama que os conteúdos armazenados (incluindo os do item anterior) trará;
- Tomadas de decisão mais assertivas, não só de quem está à frente do negócio e líderes, mas de todos os profissionais do escritório, já que terão grande respaldo de todo o histórico da empresa;
- Alinhamento interno e melhoria no relacionamento entre os profissionais do escritório, já que com uma espécie de biblioteca dentro da empresa, fica mais fácil todos estarem na mesma página e se comunicar com o outro, o que torna o dia a dia mais produtivo e fluído.
Como implementar a gestão do conhecimento no escritório de advocacia?
Para iniciar a gestão do conhecimento no seu escritório, comece definindo quais informações são mais relevantes para o negócio. Inclui modelos de peças elaboradas, leis, especificações e automóveis. Separe também leituras obrigatórias que fortalecem o conhecimento sobre o exercício advocatício no mercado atual.
Além disso, armazene artigos interessantes sobre marketing jurídico, gestão de pessoas, finanças, liderança e tecnologia. Em resumo, reúna tudo o que possa agregar valor à equipe e melhorar a rotina do escritório.
Armazene esse banco de dados, por exemplo, em um software jurídico. Por ser um sistema completo, que além de ser uma ‘vitrine’ de todo conhecimento armazenado, ele possuirá a inteligência necessária para inter-relacionar esses conhecimentos com o dia a dia do advogado.
Conclusão
A gestão do conhecimento é uma excelente ferramenta para todas as empresas e especialmente para escritórios de advocacia, onde a informação é um ativo valioso.
Ao estruturar e compartilhar conhecimento de forma estratégica, os profissionais ganham eficiência, tomam decisões mais embasadas e criam novos caminhos para o crescimento da empresa.
Com o suporte de tecnologia adequado, essa prática se torna ainda mais acessível, garantindo um ambiente de trabalho dinâmico e inovador.
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informações muito boa
Comentário por jose luiz da silva franco — 26 de julho de 2016 @ 16:57
Realmente é uma ideia que provoca além da homogenização do conhecimento da equipe e por via de consequência uma rápida resposta a atualização e mais efetividade nas providências jurídicas/administrativas. Seria adequado saber sobre os métodos de implantação desta gestão.
Comentário por José Augusto Loureiro Ferraiol — 26 de fevereiro de 2018 @ 12:24