Newsletter jurídica: como extrair o melhor dessa ferramenta

14/07/2020
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27/09/2022
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6 minutos

Antes de falar sobre a newsletter jurídica, primeiramente temos que entender o que é uma newsletter e quais as diferenças dela para o e-mail marketing – estratégia muito usada por empresas e agências de marketing.

Uma newsletter é um publicação virtual enviada periodicamente à caixa de e-mail de usuários que tenham manifestado interesse em recebê-la. Ela é utilizada especialmente para dar respostas ao seu cliente. Por isso, é importante sempre ter muita atenção ao conteúdo da sua newsletter. Falaremos mais sobre o conteúdo adiante.

Ela é um dos recursos mais profissionais e eficientes de Inbound Marketing jurídico, além de ser compatível com os limites da publicidade profissional determinada pelo Código de Ética da OAB.

O Inbound marketing ou marketing de entrada são estratégias pensadas para atrair o público por meio de conteúdos relevantes. Existem diversas maneiras de fazer esse tipo de marketing, e como já falamos, uma delas é a newsletter.

O conteúdo da newsletter pode ser original ou produzido por outros meios de informação, caso em que deve passar por uma curadoria, de acordo com os critérios de identidade e público alvo.

Navegue por este conteúdo:

Diferenças entre Newsletter e e-mail marketing

Embora a newsletter seja geralmente enviada por e-mail, ela não deve ser confundido com e-mail marketing.

O e-mail marketing consiste no envio de e-mails com a finalidade de divulgar produtos/serviços, promoções, ou até mesmo promover conteúdo, mas não da mesma forma que a newsletter. Vejamos o que a newsletter tem como objetivo e formato

A newsletter pode ser considerada uma versão digital de um boletim, ou seja, é um informativo recorrente que vincula conteúdos selecionados sobre um determinado assunto. No caso da newsletter jurídica, o assunto principal são as diversas áreas do direito. Porém, você pode escolher, depois de uma análise, qual tipo de conteúdo faz mais sentido para divulgar o seu escritório de advocacia.

Em uma newsletter jurídica, podem ser vinculados conteúdos de diversas maneiras, como:

  • Textos ou links para publicações da página ou blog do advogado;
  • Notícias rápidas;
  • Avisos;
  • Mensagens comemorativas;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • E quaisquer outros que se adequem à identidade e proposta do advogado ou escritório.

Para ter sucesso com o uso de newsletters jurídicas, é importante ter alguns cuidados, a fim de que sua newsletter seja atrativa para os seus clientes. Veja a seguir quais são.

Design limpo e fácil navegabilidade da sua newsletter jurídica

Uma newsletter com layout muito poluído é visualmente desagradável e pode desestimular o usuário a ler o conteúdo. Veja, você não costuma ler e-mails que possuam um visual poluído, então seu Lead ou cliente também não deve gostar.

Além disso, quando há muitos elementos, ou quando são muito pesados, o e-mail pode demorar para carregar, gerando impaciência. Isso pode reduzir suas métricas de abertura e cliques de e-mail, e por consequência, reduzir o número de pessoas que receberam a sua mensagem.

Portanto, preze sempre por um design simples, no qual o acesso dos conteúdos se dê de forma fácil e não faça o seu lead ou cliente se incomodar e se descadastrar da sua lista de e-mails.

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Frequência moderada da newsletter jurídica

Não há regra para a periodicidade da newsletter: ela pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral, etc.

A escolha da frequência dos envios vai depender da quantidade de conteúdo que você esteja disposto a compartilhar, mas, preferencialmente, evite enviar em períodos muito pequenos de tempo.

Isso porque, por mais que você tenha muitos conteúdo a compartilhar, lotar a caixa de e-mails do seu usuário pode ser uma maneira de afastá-lo. Lembre-se que todos os dias ele é bombardeado de informações na caixa de entrada, e se você envia muitos conteúdos sequencialmente, a chance de se tornar mais um entre milhares é grande. Você precisa se destacar!

Por isso, estude bem seus leads e analise: quais dias e horários é melhor para que o seu cliente veja seu e-mail? E quantos e-mails dos que você manda ele abre?

Depois de analisar esses dados, você pode continuar sua estratégia com uma base sólida e ter resultados cada vez melhores para o seu escritório de advocacia.

Conteúdo relevante

Por fim, seja criterioso com o conteúdo que será compartilhado. Certifique-se de que ele está alinhado com o seu propósito e com o público alvo que deseja alcançar.

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Não adianta enviar conteúdos sobre moda, para uma pessoa que deseja ler sobre esportes, por exemplo. O conteúdo representa a sua expertise no assunto. No caso do conteúdo jurídico, é a demonstração de quanto o advogado entende daquela área do direito (ou daquelas áreas).

Lembre-se que o seu cliente tem dúvidas sobre a sua área, então, garanta que você é a melhor fonte de respostas para ele. Assim, além de possivelmente ganhar um novo cliente, você pode ganhar um “divulgador” do seu trabalho.

Isto é, se o cliente encontra respostas para as dúvidas dele no seu conteúdo, quando alguém próximo a esse cliente precisar serviço que você presta, provavelmente, esse cliente irá te indicar. Assim, você ganha notoriedade online e credibilidade.

Logo, é muito importante divulgar um bom conteúdo na sua newsletter jurídica, para que o seu cliente fique satisfeito com sua resposta.

Jamais envie uma Newsletter jurídica em PDF estático. Sempre envie em html com links para ler as notícias e artigos completos dentro do blog do site.

Com isso, você irá contribuir para aumentar tráfego qualificado no site e fazer com que as pessoas possam ver outras informações do escritório durante a navegação. Também irá contribuir para melhorar a indexação do conteúdo no Google, isto é, seu site estar entre os primeiros quando um usuário busca por determinado conteúdo.

Assim, você começa a ganhar notoriedade e reconhecimento online, e consequentemente, sua credibilidade aumenta. É importante destacar que a credibilidade não acontece quando você diz que a pessoa deve acreditar em você. A credibilidade é construída, e na internet, isso é feito por meio de conteúdos de qualidade que mostram que você sabe o que está falando.

Como a newsletter jurídica pode te trazer clientes

Até aqui, você já entendeu o papel do site, das redes sociais e da newsletter jurídica em uma estratégia de inbound marketing jurídico, mas ainda há algo muito importante que você precisa entender antes de visualizar as formas de gerar receitas por meio do inbound marketing.

É preciso entender, não só como fazer conteúdos relevantes para seus clientes, como também analisar e elaborar uma estratégia eficaz, para que por meio do seu conteúdo, um usuário se torne um cliente. É importante observar se a sua newsletter jurídica está performando da maneira correta e se seus leads estão caminhando na jornada de compra.

Com a análise mais aprofundada, você identifica se o seu escritório de advocacia está caminhando para onde ele deveria, e o que ainda precisa ser feito. Além de identificar onde você deve despender o seu tempo.

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Até a próxima e um abraço.

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