Justa Causa no Empregador – como receber as verbas trabalhistas?

02/02/2022
 / 
24/08/2023
 / 
2 minutos

Verbas trabalhistas, também chamadas de verbas rescisórias, são valores devidos por direito aos trabalhadores que, por algum motivo, tem seu contrato de trabalho encerrado.

Neste artigo, veremos como e quando um colaborador tem direito a receber verbas trabalhistas, em situações de justa causa do empregador. Vamos lá?

Quais verbas trabalhistas são devidas, na rescisão indireta?

Com a Rescisão indireta do Contrato de Trabalho (Art. 483 da CLT), quando o empregador (empresa) cometer uma falta grave desrespeitando as disposições da lei ou do contrato de trabalho, o pedido é feito ao Juiz.

Sendo deferido esse pedido – isto é, considerado válido pelo juiz – produzem-se os mesmos efeitos práticos de uma demissão sem justa causa. Assim, o trabalhador receberá as seguintes verbas trabalhistas:

  • Saldo de salário;
  • Aviso prévio;
  • Férias proporcionais e vencidas, acrescidas de ⅓ constitucional;
  • 13º salário proporcional;
  • Multa de 40% do FGTS;
  • Saque do FGTS;
  • Guias do seguro-desemprego para requerer o benefício caso tenha cumprido os requisitos.

Quando a rescisão indireta pode ser requerida?

A rescisão indireta pode ser requerida pelo trabalhador nas seguintes situações:

  • Forem exigidos serviços superiores às suas forças, proibidos por lei, contrários aos bons costumes ou alheios ao contrato;
  • For tratado pelo empregador ou pelos seus superiores hierárquicos com rigor excessivo;
  • Correr perigo manifesto de mal considerável;
  • O empregador não cumprir as obrigações do contrato;
  • O empregador ou os seus prepostos praticarem, contra o empregado ou contra pessoas da sua família, ato lesivo da honra e da boa fama;
  • O empregador ou os seus prepostos ofenderem o empregado fisicamente, salvo em caso de legítima defesa;
  • O empregador reduzir o seu trabalho de forma a afetar o valor do salário recebido.

Em relação ao descumprimento do empregador do contrato de trabalho, pode se configurar a rescisão indireta em caso de não pagamento de salário, desconto de valores relativos ao vale-transporte sem que ele seja entregue ao empregado, falta de recolhimento do FGTS, falta de pagamento do adiantamento das férias, entre outros.

Porém, é importante estar ciente de que a rescisão indireta dependerá das provas apresentadas na justiça.

Conclusão sobre o pedido de verbas trabalhistas

Quando o trabalhador entender que está passando por situações que justifiquem a rescisão indireta, o ideal é procurar um advogado, preferencialmente um que seja especialista em direito do trabalho, que poderá analisar a situação e os fatos relatados para indicar qual é o melhor caminho para o empregado e quais atitudes ele deve tomar.

Vale ressaltar que com o pedido de rescisão indireta, o trabalhador poderá escolher se permanece ou não no serviço, devendo ser avaliado no caso.

Saiba dos seus direitos, consulte sempre um advogado.

Leia também:

Este texto é parte do projeto colaborativo Jurídico de Resultados, no qual advogados são convidados a compartilhar seus textos. Faça parte da comunidade enviando conteúdos ou consumindo os conteúdos de outros advogados, é grátis!

Autor: Dr. André Carneiro

Embaixador da Projuris, é advogado Familiarista e Trabalhista; Pós Graduado em Direito e Processo do Trabalho; Direito de Família e Sucessões. Possui formação complementar em Conciliação e Mediação extrajudicial.

Siga: Dr. André Carneiro

No Instagram

baixe uma planilha de timesheet e controle a carga horária da sua equipe

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário