Perder prazos processuais pode custar caro a escritórios de advocacia. Caso o juiz decida em desfavor do cliente, podendo causar a ele danos financeiros e patrimoniais indetermináveis, o escritório de advocacia pode ter de indenizar o cliente.
Independente das circunstâncias de um reembolso amigável, o escritório de advocacia sai enfraquecido, com sua imagem desgastada em relação ao cliente e, claro, seus contatos.
Afinal, além de desperdiçar a oportunidade de conquistar valiosas indicações, com a perda de um prazo processual o escritório pode receber contraindicações.
Para evitar a perda de prazos, tem sido cada vez mais necessário a busca por soluções tecnológicas. Neste artigo, mostraremos como um software jurídico pode impedir que escritórios de advocacia percam prazos.
Navegue pelos tópicos deste conteúdo
Captura automática de intimações
Um software jurídico como o ProJuris para Escritórios permite consultar publicações automaticamente. Ou seja, ao invés de monitorar citações em diários manualmente, o escritório só precisa informar os termos que deseja contratar para monitorar.
A partir disso, o ProJuris monitora as publicações referentes aos termos contratados automaticamente.
Ao encontrar uma intimação que corresponda, o software permite vincular a intimação a um processo já existente, ou então cadastrar um novo processo.
O custo do serviço é de apenas R$ 12 ao mês por termo contratado.
Monitoramento processual automático
Caso prefira, o advogado pode também automatizar a captura de andamentos processuais com o ProJuris.
Ou seja, não se faz mais necessário a consulta periódica de sites de tribunais. O ProJuris monitora os andamentos processuais automática e periodicamente.
O custo da contratação varia de acordo com o volume de processos que o escritório pretende monitorar, partindo de R$ 16 ao mês.
Gestão personalizada de compromissos
A principal diferença entre o Módulo Agenda do ProJuris em relação a agendas digitais genéricas, como o Google Agenda, é que a Agenda do ProJuris é pensada especificamente na rotina do advogado.
O que distingue a Agenda do ProJuris das demais é o grau de detalhamento para atividades jurídicas.
Após capturar uma intimação, ou um andamento processual, o escritório pode usar a Agenda do ProJuris para garantir o cumprimento de prazos. Para isso, basta:
- Cadastrar um compromisso
- Vincular a ele pessoas (advogados ou clientes) e documentos relacionados
- Gerar alertas
O Módulo Agenda avisará todos os participantes do compromisso com a antecedência que necessária. É possível programar o envio para três dias antes da atividade, um dia, ou até mesmo 15 minutos antes. Quem escolhe é você.
Perder prazos nunca mais
Dessa forma, o advogado pode utilizar da tecnologia jurídica para acompanhar publicações em seu nome nos diários, e gerar alertas.
Não é só isso, porém, que garante o cumprimento dos prazos processuais. O advogado deve também manter seu trabalho em dia, automatizar o que for possível, e focar esforços no que realmente é estratégico para o crescimento do escritório.
Com o ProJuris, o escritório de advocacia também administra todos seus processos, não perde documentos de seus clientes, gerencia suas finanças e a produtividade do escritório.
Experimente gratuitamente agora mesmo:
O cumprimento de prazos processuais e demais obrigações do advogado dependem de uma estrutura bem azeitada, de um escritório eficiente e funcional. Garanta que seu escritório também esteja atualizado em relação às novidades tecnológicas do mercado. Assine nossa newsletter:

Sobre o autor: Tiago Fachini
- Mais de 600 artigos no Jurídico de Resultados
- Mais de 100 mil ouvidas no Podcast JurisCast
- Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurídico cada vez mais inteligente e eficiente.
Siga Tiago Fachini nas redes sociais:
- Tiago Fachini no Instagram
- Tiago Fachini no Linkedin
- Podcast JurisCast
- Podcast Resumo Jurídico