Aprenda em 1 minuto: o que é cloud/nuvem? Ela é segura?

No ‘Aprenda em 1 minuto‘ desta semana, falaremos sobre cloud computing, já familiar para quem conhece o universo digital e de ferramentas tecnológicas. Vamos esclarecer de maneira objetiva e simples o que significa cloud (ou nuvem, como também é chamada). No nosso últimos conteúdo falamos sobre NPJs (Núcleos de práticas jurídicas). Vamos lá:

O que é cloud?

É um conceito utilizado para dizer que algo está sendo memorizado e armazenado em um meio não-físico, mas em servidores e computadores interligados pela internet. Logo, ele está ‘na nuvem’. Um site, por exemplo, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo porque ‘está na nuvem’ e não na máquina X.

É seguro?

Muito. Com os atuais protocolos de segurança digital e método de criptografia, fica muito seguro armazenador dados ’em nuvem’ com a garantir de que eles jamais serão acessados por outra pessoa além das designadas. Em casos específicos como apliações Saas, como o ProJuris ONE, é ainda melhor, já que além da infra-estrutura disponibilizada, o usuário tem ainda mais controle dos dados portando usuário e senha. O ProJuris ENTERPRISE também podem armazenador na nuvem.

LEIA TAMBÉM  Personalize seu ProJuris com palavras-chave

Qual a vantagem de um produto com cloud computing para um sem?

Além da segurança, já abordada no ponto anterior, a nuvem também economiza tempo, já que não é necessário fazer backup; espaço, pois não depende de nenhum tipo de estrutura física (servidor, por exemplo); e dinheiro, pois dispensa a contratação de pessoas para gerir esta estrutura.

 

Leituras complementares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *