4 tendências para a decoração do seu escritório de advocacia [2023]

14/04/2022
 / 
09/01/2023
 / 
8 minutos

A advocacia é uma das profissões mais antigas e nobres da história. Nascida na Grécia antiga, com grandes oradores como Demóstenes, Péricles e Temístocles, foi no Império Romano que se solidificou. Mas, nem por isso, a decoração dos escritórios de advocacia precisa parar no tempo.

É inegável que, por ser uma atividade clássica, inúmeros símbolos foram criados em torno da figura do profissional do direito. Um destes, sem dúvidas, é seu local de trabalho, seu escritório e a decoração associada a ele.

Sem dúvida, os escritórios são lugares que, pressupõe-se, devem inspirar confiança e segurança em seus clientes, como se fossem verdadeiros santuários da justiça. Mas, as tendências de arquitetura – e de atendimento ao cliente – tem mostrado que a inovação e a modernidade não podem ficar para trás na decoração.

Para este texto preservamos toda a maturidade intimamente ligada ao cenário ideal para um escritório. Mas também investigamos algumas tendências e sugestões para redecorar o seu escritório de advocacia ou ajudar aqueles advogados que pensam em abrir um.

Como começar a decorar seu escritório de advocacia?

escritório de advocacia minimalista

Máxima do design, ‘menos é mais’ significa que exagerar na quantidade de elementos em uma composição visual pode gerar uma espécie de poluição. Essa saturação de elementos, evidentemente, passa longe da sobriedade mencionada acima.

Por isso, se você não sabe por onde começar a decorar seu escritório, lembre-se de optar por uma decoração mais minimalista. Assim, você dá peso a cada objeto escolhido.

Nesse sentido, uma dica simples para começar a decorar – ou redecorar o escritório – é pensar em um elemento clássico na decoraçao: os quadros.

A arte sempre esteve ligada aos ambientes jurídicos, por isso é muito comum encontrar pinturas e esculturas dentro de um escritório de advocacia. Mas, reflita: quantos deles de fato são necessários para criar um ambiente equilibrado?

A organização estética de um local de trabalho diz muito ao cliente, e como será o relacionamento dele com seus profissionais. Um ambiente com toneladas de peças decorativas pode ser visto como algo hostil, um espaço sufocante. Por isso, comece deixando tudo clean e simples.

A mesma coisa acontece com muitos papéis e pastas, que, apesar de estarem agrupados, passam a impressão de excesso. Em um de nossos últimos textos, já falamos sobre como o conceito de organização está mudando e como um software jurídico tem tudo a ver com isso.

Organize, então, os itens que você já tem no seu escritório, sejam elementos operacionais (papéis, telefones, computadores), sejam aqueles de decoração (tapetes, quadros, cortinas).

E, enquanto começa a organizar seu escritório, lembre-se do que diz Leonardo da Vinci, autor de uma das máximas aqui na Projuris: a simplicidade é o último grau de sofisticação.

Por que a decoração do escritório importa?

Não considere a decoração do seu escritório simplesmente um capricho estético. Pelo contrário, a decoração é uma oportunidade de expressar os valores do seu negócio. Decisões básicas de design podem alcançar isso.

Um escritório que privilegie vidros na sua arquitetura, usando-o para as divisórias das salas dos advogados, por exemplo, provoca no cliente a sensação de transparência.

acesse uma planilha de honorários e saiba quanto cobrar por seus serviços como advogado

Assim como permitir a entrada de luz natural pode trazer um sentimento de tranquilidade. Pense que a decoração representa a personalidade do seu negócio, aquilo em que ele acredita e aquilo que ele é.

Os quadros, citados no tópico anterior, são outra forma de você reforçar valores, espalhando pelas salas, ao invés de pinturas abstratas e afrescos, frases que transmitam as principais ideias e propósitos da empresa. 

Ambientes com a mesa dessa forma, de frente para o cliente e com livros e materiais de pesquisa ao seu lado, demonstram autoridade (imagem da empresa de design HOK)

Invista em conexão com a natureza

Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Queensland, revelou que decorar o escritório com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários.

Professor da Universidade e co-autor da pesquisa, Alex Haslam disse que um escritório mais ‘verde’ envolve mais o profissional no aspecto físico, mental e até emocional.

“Parece que, em parte, isso acontece porque um escritório verde comunica aos empregados que seu empregador se preocupa com eles e seu bem-estar”, afirma.

baixe uma planilha de gestao de processos juridicos e automatize o controle de todos os seus contratos

04 tendências de decoração para escritórios de advocacia

Para advogados(as) que querem ir além da decoração padrão do escritório e das sugestões dadas até aqui, separamos também algumas tendências que ganharam espaço nos últimos anos

Abra sua conta no Projuris ADV

Com a pandemia da Covid-19, alguns elementos decorativos pouco utilizados ganharam notoriedade e as pessoas – colaboradores e clientes – passaram a valorizar aspectos do ambiente que não eram notados anteriormente.

Selecionamos, então, quatro tendências que se aplicam ao ambiente dos escritórios de advocacia e vieram pra ficar.

01. Móveis e decoração Comfy

Isso mesmo! Profissionais da área de decoração estão notando uma tendência de escritórios cada vez mais preocupados em criar um ambiente confortável para os colaboradores.

A tendência, chamada de Comfy, prioriza a utilização de móveis e elementos decorativos que não apenas são confortáveis, como também criam uma sensaão de bem estar e aconchego.

E, embora a decoração dos escritórios de advocacia tenda, muitas vezes, a transmitir a ideia de solidez, elegância e imponência, isso não significa que com um estilo comfy você vá perder tudo isso.

Basta mesclar os elementos mais tradicionais – como uma mesa imponente – com poltronas, sofás e cadeiras que transmitam conforto, por exemplo. Investir em cores neutras e tons claros também ajuda a criar uma sensação de acolhimento.

decoração comfy para escritório de advocacia, comum sofá estofado em cores claras, paredes brancas e aparadores simples
Inspiração para escritórios de advocacia no estilo Comfy (Fonte: Revista Síndico)

2. Ambientes amplos e colaborativos

Com a pandemia, tem-se valorizado cada vez mais os espaços abertos e colaborativos. Basta ver, por exemplo, o crescimento dos estabelecimentos que priorizam a boa ventilação.

Por isso, no seu escritório, se possível, promova pequenas alterações para valorizar as janelas e a luz natural.

E, embora espaços com privacidade sejam importantes, para tratar as questões mais delicadas com seus clientes, garanta que haja ambientes integrados para seus colaboradores.

Isso porque, com o advento de formas de trabalho híbrido, o escritório passa a ser um lugar de troca e colaboração. Prova disso é a escolha de muitas empresas pela quebra de paredes, criando offices com menos divisórias entre equipes.

Contudo, se o seu orçamento não comporta uma modificação tão grande na arquitetura, que tal apenas criar uma sala ampla (preferencialmente com tom informal) onde os profissionais podem trocar experiências e conhecimento?

Um espaço assim pode, inclusive, estimular que seus funcionários discutam as demandas jurídicas e criem uma cultura de ajuda mútua entre si.

escritório de advocacia amplo e aberto. Inspiração de ambiente de escritório integrado e com janelas
Exemplo de escritório com ambiente integrado de trabalho

3. A cor do ano

O Instituto Pantone, grupo conhecido por seu sistema de cores utilizado na indústria gráfica, escolheu a cor Very Pery para o ano de 2022. Seu tom curioso e criativo reflete a digitalização, a tecnologia e a modernidade.

A cor very pery, um azul quase lilás, influencia não apenas na decoração, mas na moda. E, com isso, não queremos dar a entender que é hora de pintar todas as paredes de Very Peri.

Basta que, ao escolher as cores que vão dominar o ambiente e a decoração do seu escritório de advocacia, você tenha em mente os sentimentos transmitidos pela cor do ano: criatividade, modernidade, inovação!

Como você verá, a presença de elementos de cor ousados e criativos na decoração vai ajudar a criar, nos seus clientes, o sentimento de estar em um verdadeiro escritório de advocacia moderno.

Inspiração para o uso de cores em escritórios de advocacia modernos

4. Mobilidade e versatilidade da mobília

Você já pensou sobre como a pandemia da Covid-19 mudou a relação de todos nós com o ambiente de trabalho e os equipamentos que usamos nele? Por conta disso, uma das grandes tendências de decoração para escritórios são os móveis multifuncionais e os equipanentos facilmente transportáveis.

Computadores que não podem ser levados para casa, cadeiras e mesas fixas, imensos arquivos para guardar papéis: eis algumas das coisas que serão objetos de museu dentro de algum tempo.

Por isso, invista em itens flexíveis e aposte na mobilidade. A decoração do seu escritório precisa permitir que colaboradores façam reuniões em diferentes ambientes do escritório ou trabalhem de casa quando necessário.

Inspiração para escritório de advocacia sem equipamentos ou móveis fixos

Pergunta frequente

Como decorar escritório de advocacia?

Para decorar seu escritório de advocacia, comece escolhendo quais traços da sua personalidade e do seu trabalho devem estar refletidos na decoração: confiabilidade, modernidade, inovação, agilidade? Depois, organize os elementos de decoração que você já possuí, e deseja manter.
E, em terceiro lugar, escolha um estilo de decoração que está alinhado a sua identidade, como por exemplo, estilo moderno, industrial, clássico, comfy, ou outro. Ao escolher um estilo, você garante que todos os elementos da decor farão sentido, num mesmo ambiente. Com esses pontos em mente, você estará pronto para começar a decorar.

Conclusão

Não importa se você está abrindo seu negócio agora, ou se já atua há bastante tempo no mercado advocatício: a decoração do seu escritório precisa refletir seus valores e sua personalidade.

Na hora de colocar as dicas e tendências listadas acima em prática, lembre-se que o ambiente que será criado precisa fazer sentido para você, e mostrar aos seus clientes quem você é.

Assim como os cartões de visita, as assinaturas de e-mail ou as redes sociais do seu escritório, também a decoração serve para refletir (e fortalecer) o seu trabalho.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário