Direito 5.0: tudo sobre a revolução do atendimento na advocacia

29/03/2021
 / 
29/09/2022
 / 
7 minutos

Entre muitas novidades que surgem com o avanço da tecnologia no ambiente jurídico, o Direito 5.0 se destaca pelo seu objetivo e características. Ele se trata de uma nova temática da profissão, que visa atender às pessoas nas necessidades que elas possuem.

De fato, quando se pensa nos impactos do desenvolvimento das tecnologias, um dos pontos que mais assusta é a substituição de empregos por robôs.

Sendo assim, em paralelo ao Direito 5.0, temos também o conceito de sociedade 5.0. Esta sociedade pensa maneiras de tornar o uso da tecnologia favorável ao bem-estar e liberdade do ser humano, e não tirando-o de cena para substituí-lo.

É verdade que a eficiência trazida pelas inovações tecnológicas facilita boa parte das tarefas do dia a dia.

Nesse sentido, ainda há falta de foco no ser humano. Isso porque, a prioridade está sempre nos sistemas econômicos, sociais e organizacionais. Dessa maneira, ocasionamos brechas nos produtos ou nos serviços que se tem acesso hoje.

Navegue por este conteúdo:

Novas tecnologias na sociedade 5.0

Ao mesmo tempo, a sociedade 5.0 se beneficia de elementos como a Inteligência Artificial (IA), que tem como base o Big Data e os robôs. Esses executam tarefas mais pesadas ou perigosas, o que traz benefícios para o cotidiano.

Nesse caso, torna-se um ponto positivo. Isso porque, as melhorias no fornecimento de produtos ou serviços se voltam para as necessidades humanas. Dessa forma, acaba por otimizar o sistema social e o organizacional com maior facilidade.

Assim, a tecnologia passa se aplica em favor da sociedade. Afinal, atende ao ser humano, garantindo que ele tenha acesso a recursos que resolvam os seus problemas.

Por ser uma área voltada ao atendimento de pessoas, o Direito 5.0 é fundamental nesse sentido. Assim, deixa-se de lado a automação das fases anteriores, de maneira que o advogado passa a focar no atendimento com foco no ser humano.

Sendo assim, se você atua na área jurídica e sabe da importância de se atualizar e conhecer as novidades que surjam no setor, este artigo é para você!

Então, siga a leitura dele e entenda o que é o Direito 5.0, por que ele é importante e qual o foco dessa nova era jurídica.

O que é Direito 5.0?

A área jurídica se beneficia com a implementação de novas tecnologias.

Muitas delas já são vistas em diferentes segmentos da sociedade, justamente pela vantagem que trazem a esses setores. Entre os principais elementos tecnológicos que temos acesso hoje, vale mencionar:

baixe uma planilha de timesheet e faça o controle a carga horária da sua equipe
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Machine learning;
  • Realidade aumentada;
  • Jurimetria;
  • Blockchain

O Direito já desfruta de alguns desses recursos, o que otimiza e torna o seu trabalho muito mais eficaz e produtivo. No entanto, a sociedade 4.0 e a advocacia 4.0 foram fases totalmente voltadas para o uso de tecnologias com foco em automação.

Dessa forma, se mostraram como inovações importantes. No entanto, deixavam de lado um fator de suma importância em qualquer nicho da sociedade: o foco no ser humano.

Na área jurídica isso não seria diferente. Afinal, um advogado atende pessoas em suas necessidades específicas. Assim, esse deve ser o foco da sua formação!

É aqui que entra o Direito 5.0 e a sua importância. Isso porque ele possui como objetivo prestar um serviço mais humano, gerando valores e resolvendo problemas de forma muito mais humanizada.

Isso quer dizer que o velho formato de Direito, que era conservador, com estruturas hierárquicas verticais, formalistas e tradicionais, dá espaço a uma nova mentalidade. Esta, se baseia na sustentabilidade, diversidade, horizontalidade e na descentralização.

Nesse sentido, é fundamental que o advogado busque obter habilidades humanas, também chamadas de Soft Skills. Essa habilidades, vão ajudá-lo no seu dia a dia profissional para garantir que haja um melhor atendimento e resolução de casos.

baixe a planilha de honorários e saiba quanto cobrar em todos os estados do Brasil

Por que o Direito 5.0 é importante?

Algumas necessidades nunca mudam na vida de um ser humano. Isso porque ele pode abrir um novo negócio na área tecnológica, tendo uma série de recursos, e mesmo precisar de uma sala comercial para montar tudo isso.

No Direito, essa característica não é diferente. Apesar de novas ferramentas surgirem o tempo todo no setor, elas não mudam o fato de que um colaborador pode ter problemas com o seu empregador, ou que uma empresa precise resolver questões fiscais.

Assim, é preciso considerar que a tecnologia traz facilidades e vantagens que tornam os processos muito mais simples e eficazes.

Por isso, depois da advocacia 4.0, na qual a tecnologia por meio da Inteligência Artificial e da automação de processos tirou o foco do ser humano, é preciso retomar pontos indispensáveis no trabalho do advogado, ou seja, na sua relação com os clientes.

Mas isso não quer dizer que vá haver retrocessos no escritório, como deixar de lado o uso do e-mail para enviar cartas via correios. Muito pelo contrário. Isso quer dizer que a tecnologia serve como facilitadora das relações com o público.

Dessa forma, busca-se sustentabilidade nas atividades, e a aplicação dos recursos mais atuais a favor das necessidades humanas.

Vantagens do Direito 5.0

Nesse sentido, a área da advocacia que utiliza processos que já tiveram julgamento como base para conquistar uma vitória para o seu cliente se beneficiou. Afinal, agora as tecnologias permitem realizar a jurisprudência sem precisar analisar uma série de documentos manualmente.

Se essa automação já facilitou em grande medida o trabalho do advogado, é justamente com esse tipo de vantagem que ele passa a poder investir mais no atendimento humano, trazendo mais possibilidades para o cliente e oferecendo seus serviços com maior cuidado.

Nesse caso, ele passa a considerar as necessidades, os receios e os anseios de quem o procura para solucionar uma causa, e passa a usar os seus recursos a favor desse atendimento, tornando-o mais humanizado e personalizado.

Por isso, o Direito 5.0 passa a ser fundamental para o desenvolvimento da carreira do advogado, que conseguirá obter um melhor desempenho e, consequentemente, conquistará novos clientes mais facilmente.

O foco do Direito 5.0

Do mesmo modo que uma empresa especializada em móveis para o lar oferece linhas para montar um dormitório, uma cozinha ou uma sala planejada, o Direito 5.0 possui algumas aplicações bastante práticas, que se voltam para o foco da área, ou seja, o ser humano.

Sendo assim, o primeiro ponto em que um advogado deve trabalhar é adquirir as Softs Skills que façam sentido para o seu tipo de atuação.

São elas: solução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, relacionamento interpessoal, inteligência emocional, julgamento e tomada de decisões, orientação de serviço, negociação e flexibilidade cognitiva.

Ao desenvolver pontos como esses, é possível dizer que a sua postura diante do cliente se torna muito mais sustentável e direcionada, envolvendo um processo de compreensão que o ajuda a apresentar as melhores soluções para a situação específica de cada pessoa.

Dessa forma, é possível dizer que, além da especialização na área jurídica específica, ele também mantém o seu foco no relacionamento pessoal, o que gera uma maior capacidade de resolver o caso de forma a suprir a necessidade do cliente.

Isso tira do horizonte aqueles tipos de decisões engessadas, que nem sempre traziam como resultado aquilo que se esperava.

Como as tecnologias contribuem com a advocacia 5.0?

Ao mesmo tempo, a tecnologia facilita uma série de ações. Assim como hoje é possível fazer um pedido de marmitas pelo aplicativo no celular, o advogado pode usar computadores para investigações mais assertivas.

Até mesmo a utilização de sistemas matemáticos ajudam na avaliação de qual tese se torna mais promissora para vencer uma causa, ou mesmo encontrar brechas jurídicas para obter sucesso em um determinado processo.

De fato, a tecnologia é um elemento importante e indispensável em diversas áreas da sociedade, de forma que no Direito não poderia ser de outro modo.

Por isso, garantir a aplicação de elementos mais modernos no aperfeiçoamento de um atendimento mais humano é fundamental.

Então, se você é advogado e reconhece a importância do Direito 5.0, não deixe de investir na sua formação e tenha a certeza de aplicá-lo no dia a dia do seu trabalho de maneira assertiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer saber tudo sobre Mercado e Carreira na Advocacia? Faça seu cadastro e receba as novidades em seu e-mail.

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário