Série de advogados: 13 tramas que todo advogado deveria assistir

07/03/2019
 / 
03/04/2023
 / 
14 minutos

No dia a dia da advocacia há, por aí, uma aprendiz determinada no melhor estilo Alicia Florrick. Ou, então, um advogado brilhante, mas marcado pela malandragem, como um típico Mike Ross. Ou, ainda, aquela profissional poderosa e ousada que chama a atenção tal qual Annalise Keating. Esses nomes lhe são familiares? Creio que sim. Afinal, são personagens icônicos de séries de advogados muito aclamadas.

Se qualquer um desses profissionais saísse da telinha nesse momento, não seria exagero afirmar que poderiam ocupar um escritório de advocacia para serem exatamente quem são. Afinal, perfis desse tipo estão tranquilamente espalhados por aí.

A ficção, como se diz, caminha lado a lado com a realidade. Quem nunca ouviu essa máxima? Uma série de advogados, por exemplo, é uma boa amostra disso. Como não se identificar no enredo e fazer uma relação com a própria rotina e a carreira?

Talvez seja por isso que as séries com temas que acompanham o Direito costumam fazer tanto sucesso. Atualmente, o catálogo dos streamings é enorme e cada vez mais, podemos tirar lições valiosas das obras.

Pensando nisso, separamos 13 tramas que podem trazer boas doses de aprendizado na advocacia e ainda, ser um ótimo entretenimento nos períodos de lazer. Vamos lá?

Navegue por este conteúdo:

Treze tramas para você escolher a melhor série de advogados

1. The good wife: série de advogados mais premiadas da atualidade

The good wife é uma das séries jurídicas mais premiadas da atualidade. O enredo se passa dentro de um escritório de advocacia de Chicago. Portanto, é ótima para quem quer conhecer um pouco mais sobre a forma como os advogados acompanham as ações judiciais, como formulam suas teses jurídicas e como mantêm o relacionamento com seus clientes.

Basicamente, a história acompanha a rotina da advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies) e os desafios que ela enfrenta no retorno à carreira. Após 13 anos afastada da advocacia, ela se vê obrigada a voltar ao trabalho quando o marido, o promotor e candidato ao governo de Chicago, Peter Florrick (Chris Noth), é preso em um escândalo de corrupção e traição.

Você já viu essa novela antes? Um enredo assim, envolvendo escândalos políticos e sexuais, lhe soa familiar? Não é coincidência. Os produtores declararam, mais de uma vez, que o seriado foi parcialmente inspirado em situações semelhantes que vieram a público por meio de figuras norte-americanas famosas, portanto. É o caso, por exemplo, do ex-governador de Nova Iorque Eliot Spitzer, do ex-presidente Bill Clinton e do ex-senador John Edwards.

Além disso, a própria personagem de Alícia foi inspirada justamente nas mulheres desses políticos. Para quem não sabem Hillary Clinton e Elizabeth Edwards, por exemplo, são advogadas por formação.

The good wife recebeu, por exemplo, um Globo de Ouro em 2009 (Julianna Margulies como melhor atriz), quatros Emmys entre 2010 e 2013 (Julianna Margulies, Archie Panjabi, Martha Plimpton e Carrie Preston como melhores atrizes), entre outros prêmio importantes da dramaturgia.

São sete temporadas, no total, disponíveis no Paramount+ e no Prime Video. O seriado encerrou em 2016, quando a última delas foi ao ar.

2. The good fight: série de advogados que é um spin-off de The Good Wife

Essa série de advogados é um spin-off de The good wife e começa um ano após o fim da história do seriado original. Por ser uma espécie de continuação, parte do elenco permanece no enredo. É o caso, por exemplo, da poderosa advogada Diane Lockhart (Christine Baranski), que se transforma em protagonista nesse novo seriado.

Além disso, The good fight também mantém vivos os elementos do enredo original. Da mesma forma como sua antecessora, a história se estabelece a partir de um escândalo financeiro que provoca o julgamento moral feito pela mídia e pela sociedade em torno de mulheres que não cometeram crime nenhum.

baixe uma planilha para controle de fluxo de caixa e acompanhe as financas do seu escritorio de advocacia

Com base nisso, a série trabalha muito bem a ideia do recomeçar, por exemplo. Assim, da mesma forma como Alicia Florrick precisou retomar a vida profissional depois de alguns anos priorizando a família, o mesmo acontece com Daiane Lockhart. Agora, a nova protagonista precisa esquecer a aposentadoria e encontrar forças para voltar a investir em sua carreira. Afinal, ela perdeu parte do patrimônio para um esquema de pirâmide financeira que centraliza a história de The good fight.

O seriado já tem seis temporadas disponíveis no Prime video.

3. Suits: série de advogados mais recomendada dos últimos tempos

A série de advogados mais recomendada dos últimos tempos também mostra a rotina de um escritório de advocacia. Suits, portanto, se passa em Manhattan e mostra como o jovem Mike Ross (Patrick Johannes Adams) se tornou braço direito do melhor advogado empresarial da cidade, Harvey Specter (Gabriel Macht).

À frente de um dos mais renomados escritórios de Nova Iorque, Specter é conhecido por contratar apenas ex-alunos de Harvard para integrar sua equipe, o que ajuda na boa reputação do seu nome. O problema, no entanto, é que Mike, sua nova aquisição, nunca se formou em Direito. Assim, é em torno desse segredo, compartilhado apenas entre Mike e Specter, que a trama se desenrola pelas ruas da cidade mais agitada do mundo.

O seriado tem nove temporadas, todas disponíveis na Netflix.

4. How to get away with murder: série com suspense

Saindo do drama, How to get away with murder transporta as tramas jurídicas a outro patamar, adentrando agora no área do suspense. A história dessa série de advogados se passa em torno da rotina da advogada Annalise Keating (Viola Davis), que dá aulas de Direito Criminal na East Coast Law School, na Filadélfia.

acesse uma planilha de honorários e saiba quanto cobrar por seus serviços como advogado

É daí que vem o nome da série. No lugar de trabalhar leis e jurisprudência, Annalise foca suas aulas nas questões extremamente práticas do Direito Penal. Ensina a seus alunos, portanto, como se livrar de um assassinato (tradução livre de How to get away with murder). Assim, ao selecionar cinco de seus melhores estudantes para atuarem como estagiários em seu escritório, Annalise e sua equipe acabam se envolvendo, de fato, em uma trama de morte e homicídio.

Boa parte do grande sucesso alcançado pela série diz respeito à participação de Shonda Rhimes na produção executiva da trama. Shonda é também o nome por trás de outros grandes sucessos como Grey’s Anatomy e de seu spin-off, Private Practice.

Desde a sua estréia, em 2014, o seriado já recebeu mais de uma dezena de prêmios. Nove deles, por exemplo, foram para Viola Davis pela atuação como protagonista Annalise. Ela também se tornou a primeira mulher afro-americana a ganhar um Emmy Award de melhor atriz pelo seriado.

How to get away with murder tem seis temporadas, todas também disponíveis na Netflix

5. Scandal: para quem gosta de Direito, política e mídia

Para quem gosta da relação entre Direito, política e mídia, Scandal é uma ótima opção de série de advogados. A criadora da trama é a mesma de How to get away with murder e se inspirou em uma história real para construir o roteiro. Judy Smith, na vida de quem o seriado se baseia, atuou como assessora de imprensa do governo de George Bush.

Scandal conta a história de Olivia Pope (Kerry Washington), consultora do presidente dos Estados Unidos que se dedica a dar um fim nos escândalos da política americana. O enredo começa quando ela deixa a Casa Branca para abrir o seu próprio escritório especializado em gerenciamento de crises. Em outras palavras: para atender casos que precisam ficar longe dos holofotes da mídia, antes que virem um escândalo.

Assim, a advocacia entra na história por meio do grupo de advogados que atuam na empresa de Olivia. Assim, o enredo mostra, por exemplo, como os advogados ajudam a ter influência na política.

Scandal possui sete temporadas, no total, disponíveis apenas no Star+. O seriado parou de ser gravado no início de 2018.

6. For the people: uma das séries de advogados mais recentes

A mais recente série de advogados também tem a assinatura de Shonda Rhimes na produção executiva. For the people, no entanto, não traz uma protagonista feminina forte para conduzir a trama como acontece com suas outras produções, por exemplo – Grey’s Anatomy (com Meredith Grey), How to get away with murder (com Annalise Keating) e Scandal (com Olivia Pope).

Diferente disso, a aposta de For the people, portanto, é no trabalho em equipe. O seriado mostra, por exemplo, a rotina de seis jovens advogados em início de carreira, que lutam, em lados opostos, contra o sistema de injustiças nas cortes de Nova Iorque. De um lado, os defensores públicos investem em causas em favor dos mais necessitados. De outro, os promotores primam pela aplicação rigorosa da lei em todas as demandas.

O seriado estreou em 2018 no canal pago Sony e, possui duas temporadas, mas ainda não está disponível no Netflix.

7. Better call Saul: o spin-off de Breaking Bad

Diferente das outras produções, Better call Saul é uma coleção de lições do que não deve ser feito na advocacia. Para quem assistiu Breaking Bad, o protagonista Jimmy McGill (Bob Odenkirk), vai parecer familiar. Isso porque Better call Saul é um spin-off desse seriado e mostra a vida e os problemas do advogado Jimmy seis anos antes do seu encontro com Walter White (Bryan Cranston) e de se tornar, portanto, o infame Saul Goodman.

O enredo, portanto, se propõe a contar como foi o início da carreira do advogado Jimmy. A ideia é mostrar como ele, desde então, já mesclava comportamentos éticos e questionáveis quando lidava com demandas jurídicas do escritório de advocacia do seu irmão, onde trabalhava. Além disso, a trama leva o telespectador a entender a caminhada de Jimmy no mercado de trabalho até se deixar levar pelo mundo do crime.

Tal qual o seriado que lhe deu origem, Better call Saul também alcançou muito sucesso. No dia da sua estréia, a série deteve o recorde de maior audiência na história da TV a cabo no Estados Unidos. Além disso, a trama recebeu quatro indicações ao Emmys do Primetime, três ao Writers Guild of America, duas Critics’ Choice Television Awards e uma Screen Actors Guild Award.

O seriado tem seis temporadas finalizadas, todas disponíveis pelo Netflix.

8. Law & Order: a mais antiga entre as séries de advogados

A mais antiga série de advogados ainda no ar é uma aula de Direito Penal para quem gosta desse ramo. Isso porque Law & Order mostra, por exemplo, desde o desenrolar da investigação policial e da produção do inquérito, até o julgamento do caso.

Para que tudo isso seja possível, portanto, circulam pela história todas as partes essenciais para o andamento do processo do início ao fim: policiais, advogados, promotores e juízes. O enredo, então, é claro em mostrar o quanto o comportamento e o relacionamento entre essas partes é fundamental para solucionar um crime.

O seriado original esteve no ar ao longo de 20 anos, entre 1990 e 2010. O fenômeno
Law & Order é tão grande que se desmembrou em várias séries derivadas, gerando uma franquia:

  • Law & Order: Special Victims Unit (desde 1999 no ar);
  • Law & Order: Criminal Intent (2001-2011);
  • Law & Order: Trial by Jury (2005);
  • Law & Order: Los Angeles (2010-2011);
  • Law & Order: True Crime (2017).

Você pode assistir as 2 temporadas disponíveis no Globoplay.

9. Lie to me: série de advogado para quem gosta também de psicologia

Lie to me se torna uma interessante série de advogados porque mostra o andamento do processo judicial por meio de um viés psicológico que pode ser fundamental para o ganho da causa.

Assim, o seriado conta a rotina do psicólogo Cal Lightman (Tim Roth), especialista em detectar fraudes e mentiras por meio da linguagem corporal e facial das pessoas que interroga. Com o resultado disso, ele consegue auxiliar a Justiça, a polícia, ou qualquer interessado, no correto julgamento das causas.

O mais curioso é que o Cal Lightman é baseado em uma pessoa real. Paul Ekman, um psicólogo norte-americano, é pioneiro no estudo de emoções e expressões faciais, por exemplo.

Lie to me teve três temporadas e foi encerrado em 2011. É possível assistir as três na AppleTV.

10. Damages: uma das maiores indicadas do globo de ouro

Damages mostra o trabalho de duas advogadas no andamento de grandes casos jurídicos da cidade de Nova Iorque. Patty Hewes (Glenn Close), no entanto, já está consolidada na carreira como promotora de acusação. Já Ellen Parsons (Rose Byrne) é recém formada e contratada pelo escritório de Patty.

Assim, a trama se volta especialmente para o relacionamento mantido entre as duas. Além disso, mostra também como a pupila consegue aprender os altos e baixos com a experiência de sua mentora, por exemplo.

Essa série de advogados tem cinco temporadas e encerrou em 2012. Em 2008, já na estreia, foi recordista de indicações ao Globo de Ouro: melhor série dramática, melhor atriz para Glenn Close e melhor coadjuvante de série para Rose Byrne e Ted Danson. Você pode assistir no Star+.

11. Ally McBeal: para quem procura uma série mais levinha.

De todos os seriados jurídicos aqui mencionadas, Ally McBeal é a mais leve. Isso porque mostra o lado cômico e autêntico dos profissionais que a integram, especialmente a advogada que dá nome à trama.

Essa série de advogados, portanto, gira em torno de um escritório de Boston e mostra a constante preocupação de Ally McBeal em se dar bem na vida pessoal e também profissional.

As cinco temporadas da série foram amplamente premiadas, com Emmy, Globos de Ourto e Screen Actors Guild.

12. Making a murderer: série documental

Making a murderer é um documentário em formato de série que conta a história real de Steven Avery, que ficou 18 anos preso por um crime que não cometeu. Em 1985, Steven foi condenado por agressão sexual e tentativa de homicídio, mas conseguiu provar sua inocência (por meio de um exame de DNA) apenas em 2003.

Ele, então, processa o Condado de Manitowoc. No entanto, quando está prestes a ser indenizado, torna-se o principal suspeito de outro crime: o assassinato da fotógrafa Teresa Halbach, morta em 2005.

Em duas temporadas, Making a murderer mostra como transcorreu a investigação do crime, o julgamento e todas as contradições que giram em torno do caso. As duas temporadas estão disponíveis no Netflix.

Essa série de advogados venceu diversos premiações, incluindo quatro Emmy Awards (2016).

13. American Crime Story – o povo contra O.J. Simpson: série baseada em fatos reais

American crime story é um seriado de duas temporadas que mostra os detalhes e o desenrolar de crimes reais que aconteceram nos Estados Unidos. A primeira delas, no entanto, é extremamente voltada para questões jurídicas, se tornando uma ótima opção de série de advogados.

Intitulada American Crime Story: o povo contra O.J. Simpson, ela mostra todo o andamento do caso que parou o país nos anos 1990: a investigação e o julgamento do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de matar sua ex-mulher Nicole Brown e seu amigo Ronald Goldman. Após uma longa sessão, o ex-atleta foi absolvido de todas as acusações.

O julgamento, no entanto, entrou para a história dos Estados Unidos. Estima-se que 20 milhões de pessoas o assistiram ao vivo pela televisão. O anúncio do veredito, por exemplo, teve bateu o recorde de audiência da época, que era, até então, da chegada do homem à Lua e do funeral do presidente John Kennedy.

Gostou das dicas? Veja também:

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário