8 palestras do TED para desenvolver competências na advocacia

28/12/2021
 / 
05/04/2024
 / 
7 minutos

Todo profissional chega em um ponto de sua carreira em que a parte técnica já é intrínseca a ele. É claro que isso não quer dizer que o estudo contínuo da técnica não é necessário, pelo contrário, ele é essencial. Mas do ponto de vista de desenvolvimento enquanto profissional, chega um momento em que surge a necessidade de novos conhecimentos, especialmente quando se é um líder. Para isso, existem diversas maneiras de aprender competências necessárias à liderança, como livros de desenvolvimento pessoal, vídeos do YouTube, TED Talks, cursos, coaches, etc.

Hoje, existem infinitas maneiras de estudar e aprender a desenvolver Soft Skills necessárias a qualquer pessoa, seja as que ocupam cargos altos em empresas, seja as que não ocupam. Assim sendo, não seria diferente na advocacia.

Neste artigo, focarei, então, em uma dessas formas de disseminação de conhecimento, com Skills que servem tanto para advogados e advogadas, quanto para qualquer liderança em empresas. Vou falar dos principais TED Talks para desenvolver competências na advocacia. Aproveite!

O que é o programa TED?

O programa TED Talks, anteriormente era um programa de palestras sobre Tecnologia, Entretenimento e Design. Daí o nome TED: Technology, Entertainment and Design.

Iniciado em 1984, o programa buscava trazer palestras de especialistas nessas áreas a fim de “spread ideas”, em português “espalhar ideias”. As palestras, atualmente, podem ser de qualquer tema, desde neurociência até negócios, com duração entre 10 a 15 minutos.

Hoje, o programa já é conhecido em diversos países e conta, inclusive, com edições regionais, os TEDx. Os TEDx são as edições que utilizam a marca TED, mas não são organizadas pelo time do TED. Além disso, contam com legendas em todas as línguas, para que não hajam problemas para a visualização das mesmas.

O que é o TED talks Brasil?

Como falei no tópico acima, um TEDx é um TED Talk com organização independente, ou seja, não conta com o time do TED.

As edições brasileiras do TED Talks, são, portanto, edições TEDx. Os eventos estão espalhados pelo Brasil todo.

O primeiro TEDx que aconteceu no país, ocorreu em São Paulo, e o tema da Palestra foi “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”. Mas, com a popularização, hoje o país já conta com inúmeras palestras, e boa parte destas está disponível no YouTube.

8 Dicas de TED Talks para advogados

Porque contam com diversas temáticas, tanto o TED Talks original como as edições regionais TEDx, tem uma gama de palestras que podem ser excelentes fontes de conhecimento e desenvolvimento pessoal para qualquer profissional.

Assim sendo, existe uma gama de opções para que advogados e advogadas que desejam se desenvolver – pessoal ou profissionalmente – assistam. Por isso, separei os vídeos que acredito serem mais importantes para advogados que buscam ser melhores profissionais, melhores líderes e melhores seres humanos. Confira!

1 – 10 maneiras para ter conversas melhores

Para advogados, boa comunicação é algo imprescindível. Portanto, o primeiro TED que indico é sobre este assunto. Nessa palestra, Celeste Headlee aborda, então, a comunicação e como nós estamos perdendo a capacidade de nos comunicar bem, e dá 10 dicas de como fazer isso da melhor forma.

2 – Sua linguagem corporal molda quem você é

Você já deve ter escutado em algum lugar a frase “Fake it, until you make it”, estou certa? Em português, significa “finja até se tornar” e quer dizer exatamente isto. A frase, muito utilizada pelo estadunidenses no mundo dos negócios, também foi utilizada no TED Talks ministrado Amy Cuddy, em 2012.

Isso porque, nesta palestra a psicóloga social fala sobre como sua linguagem corporal pode demostrar quem você é e quem pretende se tornar, também.

Abra sua conta no Projuris ADV

Para advogados e advogadas, fazer o bom uso da linguagem corporal é também essencial no dia a dia da profissão. Veja, então, a palestra completa a seguir.

3 – Como grandes líderes inspiram ação

Simon Sinek é, sem dúvida, um dos maiores nomes do empreendedorismo. Neste TED Talk, que ministrou em 2009, ele conta as razões para grandes empresas como a Apple continuam liderando o mercado. Ademais, fala sobre sua teoria do círculo dourado e o propósito. É fato que, enquanto advogados e advogadas, entender qual seu propósito é essencial para sua atuação profissional. E você? Sabe qual o seu? Veja como descobrir e crescer ainda mais seu escritório de advocacia.

4 – Não tema as máquinas inteligentes. Trabalhe com elas!

Que a tecnologia adentrou o mercado jurídico não é novidade. No entanto, um certo medo perpassa ainda o imaginário de muitos advogados e advogadas, especialmente àqueles que, assim como Garry Kasparov, um dia puderam “vencer os computadores”. De maneira divertida, o maior enxadrista de todos os tempos, fala sobre a “guerra entre o homem e a tecnologia” e como, na realidade, não devemos tratar a tecnologia como inimiga, mas sim, nos aliarmos a ela.

5 – 3 mitos sobre o futuro do trabalho (e por que eles não são verdades)

Em sua palestra para o TED Talks, Daniel Susskind também fala sobre a automação dos trabalhos. Ele mostra como, ao invés de “roubar” empregos, tecnologias como Machine Learning (aprendizado de máquina), a inteligência artificial e outras tecnologias podem ser utilizadas, na realidade, para aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas.

Ademais, mostra como a tecnologia pode resolver o problema da desigualdade social. E faz isso mostrando os principais mitos que permeiam o assunto. Vale a pena assistir e refletir sobre esse tema!

6 – Como criar a melhor empresa para trabalhar 

Você já deve ter ouvido falar sobre o selo Great Place To Work, certo? Pois bem, nessa palestra ao TEDx São Paulo, Cauê Oliveira, Diretor da área de educação corporativa na empresa Great Place to Work, nome homônimo ao selo que oferta, conta sobre sua experiência em boas empresas para trabalhar. Na palestra Cauê ensina e específica o que é um giftwork e como ele funciona na prática.

Abra sua conta no Projuris ADV

7 – Advogados são treinados para quebrar a lei

Neste TED Talks, Virginia Warren fala sobre o quanto o sistema legal está quebrado e sobre a importância de pensarmos com mais humanidade. Sua argumentação gira em torno de seus aprendizados ao fazer aulas de Yoga, a filosofia e ciência por trás dessa prática. Ela acredita que as relações no Direito podem ser mais “ganha-ganha” ao invés do que vem sendo feito atualmente.

Obs: este vídeo ainda não possui legendas em português.

8 – Como falar para que outros queiram ouvir 

Julian Treasure traz em sua palestra ao TED Talks maneiras de falar e cativar o interesse das pessoas. Ele aponta os pecados da comunicação e coisas que fazem com que nós nos tornemos pessoas desagradáveis a serem ouvidas. São dicas muito interessantes, tanto para que o líder do escritório de advocacia saiba como cativar o interesse das pessoas, quanto para treinar sua equipe. Veja, sua equipe tem problemas como fofocas, reclamações, etc. é um excelente vídeo para passar como treinamento, a fim de diminuir essas tensões entre os times e fazer uma boa gestão de equipes na advocacia.

Desenvolvimento pessoal na advocacia

Gostou das dicas? Como falei, então, hoje existem diversas maneiras de adquirir conhecimento para se desenvolver como pessoa e profissional. Além disso, consumir esse tipo de conteúdo auxilia os gestores no trato com seus times e na gestão do escritório.

Outro artigo que escrevi aqui para o blog e que acredito que será muito útil para advogados e advogadas responsáveis pela gestão dos escritórios jurídicos é o seguinte:

13 livros de gestão para transformar seu escritório de advocacia

Além disso, saber quais as habilidades que são essenciais a se desenvolver para ser um líder melhor em escritório de advocacia também é essencial. Por isso, acredito que você gostará também do conteúdo a seguir:

Hard skills e soft skills: habilidades necessárias na advocacia 4.0

Com esses conteúdos, com certeza seu escritório de advocacia irá muito mais além!

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário