Estamos vivendo momentos sem precedentes e de expectativas empresariais de forte recessão. A necessidade por mudanças é inevitável: fazer diferente, reduzir custos, repensar a operação jurÃdica.
Em tempos de crise muitas empresas ficam em dúvida sobre internalizar mais ou menos determinadas atividades do departamento jurÃdico. Sabendo da importância deste tema recorrente, resolvemos compartilhar alguns questionamentos e nosso entendimento sobre eles.Â
Por que geralmente se terceirizam os serviços jurÃdicos?
As principais motivações para terceirização de serviços jurÃdicos estão ligadas à especialização e o conhecimento jurÃdico de quem tem como fim este negócio.Â
Além disso, outras vantagens podem ser transformar em custos fixos, em custos variáveis, flexibilidade para regular a demanda vs capacidade.
Por que ter um departamento jurÃdico?
As principais motivações para ter um departamento jurÃdico estão ligadas a gestão das demandas envolvendo questões judiciais, administrativas, contratos, procurações, atos societários e pareceres sobre decisões que possam ter impactos na operação da empresa.
O departamento jurÃdico tem acesso a uma série de documentações, informações e conhecimento sobre o negócio em geral e isto torna muito eficiente o seu trabalho.
Então qual opção é a melhor opção?
De maneira geral não há uma resposta definitiva, já que alguns negócios podem se beneficiar da terceirização, enquanto outros exigem a presença de um departamento jurÃdico.Â
Então, por onde começar?Â
É bom, inicialmente, fazer um diagnóstico. Por isso, sugerimos avaliar estes fatores:
–    Quais são os tipos de demandas jurÃdicas do seu negócio? Elas demandam informações internas constantes?
–    Qual é o volume? Podemos fazer mais e reduzir custo com os terceiros?
–    As demandas jurÃdicas exigem um conhecimento muito especÃfico que requer anos de experiência no negócio da empresa?
–  É necessário preservar o conhecimento que já existe no departamento jurÃdico nesta fase de baixa demanda?
–    Qual a variabilidade na quantidade de demandas jurÃdicas?
–    Qual o custo envolvido com os terceiros?
–    Existem ferramentas, de gestão para gerenciar estas demandas internamente?
–    Estas ferramentas permitem trabalho remoto?
Acreditamos que a decisão entre ter um departamento jurÃdico próprio ou terceirizado depende muito desta auto avaliação, das caracterÃsticas do seu negócio e do momento que estamos vivendo onde precisamos fazer coisas diferentes.Â
Ao levar esses fatores individuais em conta fica mais fácil responder à questão sobre qual das duas opções é a mais indicada para o seu negócio neste momento.   Â
Além do mais, você pode conversar com quem já fez, ou tirar dúvidas com nossos especialistas.
Autor: Tiago Fachini
- Mais de 300 mil ouvidas no JurisCast e Debate Legal
- Mais de 1.100 artigos publicados no JurÃdico de Resultados
- Especialista em Marketing JurÃdico
- Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurÃdico cada vez mais inteligente e eficiente.