Prefere ouvir o conteúdo do que ler? Fique à vontade.
Não é uma novidade que o home office cresceu obstinadamente nos últimos anos, continua a crescer e seguirá assim durante muito tempo. A cada nova matéria sobre o assunto, novas estatísticas mostram a ascensão dessa modalidade de trabalho em novos segmentos e estados do país.
Não faltam números para ilustrar a adesão da prática pelo mercado, mas vamos eleger um deles para comprovar a expressividade. Segundo Álvaro Melo, presidente da Sociedade de Teletrabalho e Teleatividades e da International Telework Academy na América Latina, em entrevista para o Estadão, a estimativa é que 12 milhões de funcionários já trabalhem em casa no sistema 'teletrabalho', adotado por 36% de empresas no Brasil.
Álvaro também informa que 'o home office envolve 32,5% da população economicamente ativa, com cerca de 1 bilhão de pessoas'. Detalhe: a entrevista foi concedida em agosto de 2015. É provável que este numero já tenha aumentado.
No Direito, muitos tribunais e cortes brasileiras já optaram por essa prática. São os casos do Tribunal Superior do Trabalho, desde 2012 com servidores trabalhando home office, dos tribunais de Justiça de São Paulo e Santa Catarina, desde o ano passado, assim como no Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e outros exemplos, conforme mostra esta matéria do Conjur.
E a adoção está trazendo um ótimo resultado! Diversos tribunais brasileiros relataram aumento de produtividade dos seus servidores. Um dos reflexos disso foi que na corte, o home office havia sido instituído em 2013, com limite de 30% da lotação efetiva de servidores por unidade, o que já foi ampliado para 40% em 2015.
Tratando-se de advogados, o home office pode ser uma experiência incrível; e pra falar a verdade até podemos considerar que alguns advogados trabalham à distância, devido à correria do dia a dia. Principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais digital e flexibilizado para novos métodos de realizar os procedimentos jurídicos.
Só para citar um exemplo, em Campinas, São Paulo, a juíza Ana Claudia Torres Vianna, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), recebeu uma menção honrosa no prêmio Conciliar é Legal, do CNJ, por utilizar o WhatsApp para realizar audiências.
Além disso, basta reiterar (pois este é um argumento em consenso a respeito do home office) que a prática ainda pode gerar economias em tempo, com as horas no trânsito, e em dinheiro, por questões estruturais. O que o advogado precisa, neste contexto é: disciplina e informatização.
- A disciplina para conseguir manter o foco e a produtividade nas tarefas, além de evitar, caso o profissional more com sua família, que a vida profissional se misture com a profissional, o que implica na criação de um espaço exclusivo e afastado da TV e outras distrações, por exemplo;
- Um bom home office só pode acontecer caso o advogado tenha se modernizado o suficiente pra isso, desde a utilização de Skype e WhatsApp para se comunicar com o resto dos colaboradores do escritório, e principalmente ferramentas que estimulem e organizem sua produtividade, como um software jurídico que gerencie sua agenda, automatiza o recebimento dos andamentos e organize as pastas de processos e documentos relacionados.
A harmonia entre a empresa e os profissionais precisa existir, mesmo que haja colaboradores trabalhando em casa. Por isso, formadores de opinião sobre o assunto recomendam que o home office não seja 100% e que o colaborador visite pelo menos uma vez na semana o escritório para reuniões de geração de ideias ou a condução de algum grande processo. Outras dicas que podemos oferecer são:
- Decore seu ambiente a fim de trazer seriedade e conforto;
- Continue acordando cedo;
- Gerencie seu conhecimento;
- Se necessário, use a roupa que você iria usar para ir ao escritório;
- Trabalhe longe da TV;
- Organize suas coisas de um jeito modero (com menos papel).
26 comentários em “Home office para advogados pode ser uma experiência incrível”
Meu nome é Rosemeire Amaral
Atuo na área de contratos, previdenciário, consumidor.
Sou de Tangará de Serra – MT
Aceito parceria para serviços de correspondente.
Olá!
Atuo na área cível e trabalhista.
Caso precisem de elaboração de peças podem entrar em contato por Watsapp: (51) 996542206 ou pelo e-mail advocaciamilanisapiranga@outlook.com
Prezados,
Sou advogado na cidade de Varginha MG. Caso precisem de elaboração de peças ou diligências em Varginha e região podem entrar em contato por Watsapp: (35) 98807-6518.
Boa tarde!
Estou atuando com advocacia e assessoria jurídica homeoffice também na elaboração de peças processuais e defesas, na região de Florianópolis/SC.
Se tiverem interesse em parcerias, estou à disposição. Elaboração de petições, contratos, consultoria.
Segue contato: giseleprudencio08@gmail.com
Abç.
Gisele
Bom dia.
Sou advogado desde 2002, atuo na área cível e previdenciária, possuo um escritório físico, localizado no centro da cidade de Sumaré/SP, tenho interesse em estar atuando, de forma autônoma, à distância para outros escritórios de advocacia em todo território nacional, tenho total disponibilidade de tempo para fazer diligências, audiências e outras.
Quando se inicia um home Office é aconselhável colocar uma placa com os dados e serviços prestados ou não?
Gostei muito da matéria! Tenho muito interesse no tema. Minha sócia está se aposentando e estou pensando se vale à pena para mim continuar com o escritório físico, que implica em gastos com funcionários (temos dois), água, luz, telefone, etc. Trabalhamos para três empresas e acredito que não haveria problema para estes clientes se eu optasse por um sistema home office. Uma questão que penso ser relevante é como angariar novos clientes, divulgar meu trabalho sem o escritório, ou seja, sem aquele local físico onde há uma placa com meu nome! Quais seriam as melhores opções? Será que um site na internet com a correta divulgação daria conta de me trazer novos clientes, pessoas físicas e jurídicas?
Adriana, procuro parceiros para compartilhar escritório digital, moro no México e possuo alguns clientes no Brasil.
Larissa, entre em contato pelo whatsapp 11 99999-3431 ou pelo e-mail wrarts@gmail.com, estou em São Paulo, caso seja de seu interesse, podemos conversar.
Grato.
William R.
Larissa, atuo no interior de São Paulo.
Fone (16) 994238185
Olá Larissa,
Atuo em Curitiba, Paraná.
Segue meu e-mail caso tenha interesse: drieliruiz@hotmail.com
Oi Larissa! Estou em São Paulo, capital, e atuo como advogada há 10 anos. Se ainda estiver procurando parceiros, entre em contato comigo 11 98619-3343. Abs., Natália
Prezada Larissa, boa tarde!
Tenho interesse em sua parceria. Atuo no interior de SP.
Segue meu e-mail particular: karinventurini@gmail.com, para maiores esclarecimentos.
Att.,
Karin
Prezada Larissa, boa tarde!
Tenho interesse em sua parceria. Atuo no Rio de Janeiro.
Segue meu e-mail particular: ingridpalmeiras@yahoo.com.br, para maiores esclarecimentos.
Cordialmente.
Ingrid
Larissa,
Atuo no Centro-Oeste. Caso tenha interesse em parceria, favor entrar em contato pelo e-mail paularesende.adv@gmail.com.
Drª boa tarde, atuo na Cidade de Uberlândia-MG, pode me enviar email.
Larissa,
Atuo em Goiânia, Anápolis, Brasília. Caso tenha interesse em parceria, favor entrar em contato pelo e-mail: meirileneafadv@gmail.com
atuo na região de Ribeirão Preto-sp
Prezada Dra. Larissa,
Bom dia!
Tenho interesse na sua proposta.
Sou advogada e correspondente jurídica e atuo em Belo Horizonte e em toda a região metropolitana.
Segue contatos: bsl.larissa@gmail.com
(31) 9.8982-5228
Att,
Larissa Lopes
Oi, Larissa. Moro em Florianopolis/SC. Tenho 25 anos de exercício da advocacia. Sou especialista em Direito Processual Civil e nível elevado de Português culto. Professora de Direito por mais de 10 anos. Tenho muito interesse em trabalho home office. Meu email: magdaadv@hotmail.com. Obrigada.
Dra. Larissa, tenho interesse na sua parceria. Atuo em Curitiba-PR, mas em outras cidades do Estado também. Meu telefone é (41) 99857-0190 ou andressaacoral@gmail.com
Desde já agradeço pela atenção.
Olá Larissa, boa tarde.
Possuo Escritório na cidade de Jacareí-SP, tenho interesse em parceria.
Seguem meus contatos: (12) 98834-5406 email: alessandra.gimenez@adv.oabsp.org.br
Fico a disposição.
Meu escritório fica em Embu das Artes/SP pode me contatar pelo telefone (35) 9 88764837 – Ester Simone
Muito bom o conteúdo sobre o Home Office. Tenho experiência sobre o assunto desde quando fui demitido de uma grande multinacional em 2002. Os conselhos aqui dados são perfeitamente acertivos pois passei por eles e deu muito certo e agora no final do ano pretendo voltar a fechar o meu escritório e voltar para casda. Muito importante é trabalhar em casa como se estivesse no escritório, ficar indenpendente da residência.
Caro Benedito, gostaria de saber como fez e como fará novamente com a prospecção de clientes, já que não terá mais um endereço de escritório?
Bom dia, Carlos, tudo bem?
Realmente, fechando-se o escritório, o advogado perde um ponto de referência, o que exige dele um trabalho de prospecção mais cuidadoso.
Vou te indicar alguns conteúdos que podem te ajudar nisso, pode ser?
Em primeiro lugar, é muito importante que o advogado autônomo tenha um site, que funcionaria, de certa forma, como substituição do ponto de referência que antes era o escritório: https://www.projuris.com.br/criar-um-blog-mais-que-importante-fundamental/
O advogado pode também usar as redes sociais para construir e alimentar uma base de contatos para aumentar seu prestígio e potencial na captação de novos clientes. Uma dica é usar o LinkedIn Pulse: https://www.projuris.com.br/linkedin-para-advogados-como-construir-sua-reputacao/
Por fim, produzimos um material rico sobre captação de clientes, com aprendizados que servem tanto para escritórios quanto para advogados autônomos: https://www.projuris.com.br/ebook-como-captar-clientes/
Esperamos ter ajudado. Obrigado e boa leitura 🙂