marketing para advogados - colunistas - software juridico

LinkedIn para advogados: como construir sua reputação com LinkedIn Pulse

ProJuris Christian H. Mendes, Colunistas 0 Comments

Christian - marketing juridico e reputação e software juridico

Christian H. Mendes é conselheiro de reputação na Oversize Strategic Consulting. Escreve para o Universidade ProJuris mensalmente.

Todo advogado deveria usar o LinkedIn como ferramenta de comunicação estratégica do seu escritório. A plataforma está em franco crescimento, repleta de recursos úteis que vão muito além do “Perfil Campeão”.

Por que investir seu tempo no LinkedIn?

No dia 24 de abril de 2017, mantendo a liderança maior rede social de negócios do mundo, o LinkedIn chegou à marca de 500 milhões de usuários. De acordo com a empresa, os seus milhões de usuários estão distribuídos em cerca de 200 países e territórios, enquanto também tem mais de 10 milhões de vagas anunciadas, 9 milhões de empresas cadastradas e cerca de 100 mil artigos publicados semanalmente na rede social.

Aqui no Brasil, são 29 milhões de profissionais cadastrados, colocando nosso País em terceiro lugar no mundo em número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Em agosto do ano passado, quando foi comprado pela Microsoft, eram 25 milhões de brasileiros conectados. Em 8 meses, aproximadamente, 4 milhões de novos contatos profissionais entraram na plataforma.

LinkedIn Pulse, um “jornal diário feito para você

Imagine então poder usar o poder dessa rede para fazer negócios e também manter-se informado e atualizado sobre os mercados do teu interesse. Essa é a proposta do LinkedIn Pulse.

Se tu conheces pouco sobre o uso do LinkedIn, recomendo que faça download deste material oficial do LinkedIn, o Guia de Marketing Sofisticado no LinkedIn. Esse é o melhor que já li, entre as centenas de postagens, links.

Na prática, há pelo menos três coisas que o advogado pode fazer no Pulse:

  • Seguir Influencers (escritores eleitos pelo LinkedIn como mais  e outros profissionais do seu mercado, permitindo que o LinkedIn Pulse organize um “jornal” personalizado sobre os temas, assuntos e notícias do seu interesse. Como o LinkedIn é uma rede social profissional, você otimiza seu tempo e evita distrações quando estiver pesquisando e lendo sobre seu trabalho.
  • Influenciar outros também, apresentando o seu ponto de vista sobre temas e assuntos da sua especialidade. Transformar suas ideias e visão em artigos pode auxiliar pessoas, que vão poder dialogar sobre o tópico e esclarecer suas dúvidas. Para isso organizei um checklist prático para que possas começar hoje. Para acessar o checklist, basta clicar aqui.
  • Fazer ambos, sem precisar de um notebook, diretamente do seu celular. O LinkedIn possui um grupo de aplicativos específicos para cada funcionalidade. Recomendo o download dos seguintes: LinkedIn (o principal), Pulse, Slideshare, Groups e Learning.

Checklist: Construindo sua reputação com o LinkedIn Pulse

Elaboramos com carinho um material para auxiliar os advogados que querem começar a usar o LinkedIn de forma inteligente. Assumimos aqui que dominas o uso das ferramentas de publicação de conteúdo na internet, e que a lacuna que falta para ti é saber como fazer algo que traga resultados reais e comprovados (sem ferir o código de ética).

Entretanto, se surgirem quaisquer dúvidas no meio do processo, recomendo fortemente que acesse o perfil do LinkedIn Brasil no SlideShare, que está repleto de guias, tutoriais e materiais visuais e explicativos.

Aviso: esse checklist é simples, mas extremamente eficaz. Reunimos aqui as 7 reflexões elementares para o uso do LinkedIn Pulse como meio para construir reputação:

  • 1. Objetivo
  • 2. Público
  • 3. Tema
  • 4. Planejamento
  • 5. Palavras-chave
  • 6. Publicação
  • 7. Compartilhamento

Cada um desses 7 elementos irá oferecer maior segurança de que seu esforço de comunicação terá valor e será recompensado.

Com uma visão de longo prazo, poderás esperar obter ótimos resultados ao publicar artigos no LinkedIn Pulse.

CTA - Podcast Juridico Juriscast Christian - Reputação e Marekting Jurídico

Resultados esperados da sua reputação projetada

  • Ampliar a rede de contatos e networking com profissionais interessados nos mesmos temas e especialidades
  • Ser conhecido (e reconhecido) pelo conhecimento que tens, e não somente pelo que faz
  • Construir uma imagem correta e adequada de quem és como profissional
  • Exercitar a habilidade de escrita, fundamental para profissionais do Direito
  • Documentar e gerar histórico de todo estudo e pesquisa que tens realizado ao longo da sua carreira
  • Permitir que outros acessem e aprendam com o que tu sabes
  • Estabelecer um canal de diálogo sobre os tópicos abordados, com pessoas fora da sua rede pessoal de contatos
  • Defender e comunicar seus ideais e valores pessoais e profissionais
  • Obter novas oportunidades na sua carreira, ao permitir que outros escritórios reconheçam seu talento
  • Trilhar uma jornada de conhecimento que pode te levar a tornar-se um líder de pensamento na sua área

Erros comuns que podem atrapalhar essa estratégia

Sei o quanto é difícil encontrar tempo para produzir conteúdo e postar artigos. Especialmente quando ainda estamos em dúvida se devemos (ou não) fazer algo. Muitos projetos de produção de conteúdo falham porque eles param no meio do caminho, perdem frequência e sistematização. O remédio para isso é o foco. Com um objetivo claro, tudo ficará mais simples.

Minha sugestão para ti é que use essa lista de resultados esperados para definir o teu objetivo com LinkedIn Pulse. Se tiveres mais do que um objetivo em mente, dê prioridade ao que consegues fazer em menos tempo. Depois de concluir um, assuma o objetivo seguinte. A cada meta conquistada, um objetivo é riscado da lista, e outro passará a ser prioridade.

Agora é com você.

Bom trabalho!

 

LEIA TAMBÉM  10 características essenciais para escritórios de advocacia inovadores

- conversão projuris ONE melhor software jurídico para advogados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *