Rede DIA e ProJuris: conectando áreas de negócio a escritórios de advocacia

A Rede DIA é uma das líderes de distribuição de alimentos em todo o mundo. Especializada no segmento hard discount, que busca ofertar produtos de grande consumo a preços competitivos, com lojas localizadas em regiões com grandes populações e produtos de marca própria com alta qualidade. Com presença em cinco países – Espanha, Portugal, Brasil, Argentina e China, a Rede DIA opera mais de 6.000 lojas próprias e franquias. A operação no Brasil iniciou em 2001 e está presente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia.

Em 2008, a empresa tomou a decisão de investir em uma tecnologia que fosse capaz de reunir todas as informações relacionadas aos assuntos jurídicos que possibilitasse a tomada de decisões estratégicas. Após avaliar as opções, a empresa decidiu pelo ProJuris ENTERPRISE. Para o Grupo DIA, o software é uma ferramenta estratégica e não apenas um sistema de armazenamento. No DIA, todo negócio nasce de um contrato e por isso é necessária uma gestão extremamente eficiente em cada etapa, dado o grande volume e variedade de assuntos jurídicos existente.

“O ProJuris é o primeiro programa que sinto muita facilidade no uso e alta eficiência.”Ana Lucia Palhoni, departamento jurídico da Rede DIA

Segundo a Gerente Jurídica da Área de Contratos, Tássia Siqueira, o DIA optou pelo ProJuris por sua capacidade de customização das informações às necessidades analíticas da empresa. “Com o ProJuris, conseguimos criar um banco de dados do contencioso e dos contratos, com possibilidade de ampliação das funcionalidades na medida das futuras necessidades da empresa e dos demais processos e rotinas da área”, comenta Tássia.

Para Ana Lucia Palhoni, assistente administrativa da Gerência Jurídica, o ProJuris ENTERPRISE é uma solução que oferece dinamismo à sua rotina de trabalho. “O ProJuris é o primeiro programa que sinto muita facilidade no uso e alta eficiência. Para nós, é de extrema importância ter documentos facilmente disponíveis, isso agiliza as tomadas de decisões e ações, principalmente aqui no DIA, onde possuímos atividades em âmbito nacional”, comenta Ana Lucia.

“Em caso de necessidade de suporte, o atendimento é sempre ágil e eficiente por parte da ProJuris.”Vivian Kurtz, Gerente Jurídica e de Compliance

Gerente Jurídica e de Compliance, Vivian Kurtz, relata que o processo de capacitação do uso da solução é muito simples. “Por oferecer um sistema com recursos bastante intuitivos, a utilização fica muito mais simples e o tempo de treinamento é bem breve. Quando um novo colaborador é contratado pela Gerência Jurídica, pelas áreas de negócio ou pelos escritórios de advocacia, o treinamento da solução é feito por um multiplicador interno. Em caso de necessidade de suporte, o atendimento é sempre ágil e eficiente por parte da ProJuris”, destaca Vivian.

Para Abilio Osmar Santos, Gerente Jurídico Trabalhista do DIA, os profissionais de direito nem sempre têm familiaridade com softwares. “Poder contar com um sistema simples de usar e seguro facilita muito a execução das rotinas diárias e o mais importante: auxilia a atingir o resultado esperado”, destaca.

Atualmente, todas as áreas que necessitam consultar os contratos e dados sobre o contencioso da empresa estão utilizando a solução. São cerca de 130 pessoas, entre equipe interna e escritórios terceirizados. Desta forma, toda a empresa estará integrada no ProJuris ENTERPRISE.

Tássia ressalta que os principais benefícios estão ligados à integração da conexão plena entre todas as áreas envolvidas, que são os clientes internos, gerência jurídica e escritório de advocacia. “Esse processo acontece sem burocracia e com documentos disponibilizados de forma adequada e anexados aos processos judiciais eletrônicos”, comenta. Ela afirma que obteve ganho na agilidade das informações e redução do arquivo físico, através da geração de um arquivo virtual otimizado que pode ser acessado pela internet, a qualquer momento e de qualquer lugar.

Para Vivian, o grande ganho está na agilidade da extração de relatórios gerenciais analíticos relacionados aos contratos e à gestão do contencioso. “É possível apresentar em detalhes o status dos contratos e do contencioso. Ter estes detalhes e todo o histórico é essencial para que seja feita uma análise crítica das informações com foco na melhoria ou verificar o bom desempenho, que são utilizados como modelo e as melhores práticas são replicadas”, reforça Vivian.

Com o módulo de Contratos, o DIA também pode saber quais áreas mais demandam os serviços do departamento jurídico e em quais aspectos. Essa informação pode ser fundamental para o desenvolvimento de planos de ação que permitam reduzir as ocorrências jurídicas na empresa.

Outro grande diferencial para a empresa é o uso da assinatura eletrônica, que apresenta benefícios como a mobilidade e redução de custos. As assinaturas são feitas de qualquer lugar do planeta sem necessidade de impressão do contrato e reconhecimento de firma, com a segurança sendo garantida graças ao uso da criptografia.

 

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