Como criar apresentações campeãs: Conheça o Prezi e abandone o Power Point

23/10/2015
 / 
15/09/2021
 / 
5 minutos

Primeiras impressões são importantes. O “primeiro encontro” do mundo dos negócios é a reunião de apresentação de um produto ou serviço.

E você, advogado, sabe disso: é preciso impressionar o cliente.

Mas os métodos antigos de apresentar seu negócio podem falhar nesse objetivo, isso porque ele não está “vestido” da melhor forma possível. Seu chefe e outros que visitam sua empresa já estão cansados de ver os mesmos slides comuns que seguem sempre o mesmo padrão.

Você precisa de algo novo, um diferencial que faça suas informações saltarem aos olhos da sua audiência, seja para conquistar novos clientes, manter o relacionamento com eles ou para impressionar uma equipe inteira de diretores.

Se você busca engajamento, foco e interação, o Prezi pode ser muito útil. Usado por mais de 50 milhões de pessoas, ele é um software para criação de apresentações não lineares, uma alternativa ao Power Point.

Ele não necessita de slides para fornecer uma apresentação completa, tudo é apresentado em uma estrutura única. Ao invés de competir pela atenção da sua audiência, vocês poderão ter conversas significativas relacionadas ao conteúdo apresentado.

E você não precisa começar do zero, já que existem dezenas de layouts pré-estabelecidos. Também não precisa pagar, uma versão gratuita é disponibilizada, além de três opções de planos pagos com diferentes valores e funcionalidades.

Antes de entender os benefícios, veja uma apresentação sobre os produtos da Projuris. Para montar esse Prezi, foram necessários apenas 20 minutos.

Ganhe a atenção de sua audiência

Com certeza seu cliente, ou quem irá assistir sua apresentação, não quer ficar olhando para textos enormes em slides com imagens bonitas. Isso fará com que ele perca o interesse pelo que está sendo apresentado: você.

Steve Jobs, exemplo de inovação em apresentações de produtos, sempre repetia a seus colegas: “Se você precisa de slides, isso mostra que não sabe o que está falando”.

Ele preferia utilizar somente imagens de impacto e interpretação imediata, gráficos de fácil compreensão e palavras objetivas, nunca textos. Dessa forma, a atenção dos espectadores estava sempre nele e no que ele tinha a dizer.

O Prezi apresenta seu conteúdo de forma narrativa e visual, seguindo uma continuidade, quase como se você estivesse contando uma história.

Dessa forma sua fala ao público terá muito mais qualidade, pois a apresentação não ficará mais dividida em vários slides que passam a sensação de desconexão, mas sim exibida em uma grande tela sequencial, conexa, para que você possa mostrar toda as suas ideias em um contexto. Isso evitará que os participantes da reunião se dispersem da apresentação.

Afinal, coloque-se no lugar do seu possível cliente, por exemplo, quando você vai apresentar a ele os benefícios que seus serviços podem trazer: você preferiria ficar ouvindo e vendo argumentos e dados que possam provar isso ou simplesmente escutar uma história com início, meio e fim?

baixe um kit de modelos de peticoes para usar na sua rotina juridica

Crie gráficos e tabelas de fácil compreensão

É comum, em uma apresentação comercial, que seja necessário expor dados. Gráficos e tabelas são muito úteis nessa hora, mas independente do formato escolhido, eles sempre possuem o risco de confundir a audiência, por serem muito complexos ou por não contarem com legendas que realmente auxiliem a compreensão.

A solução para isso é simplificar ao máximo: evite tabelas sobrecarregadas ou gráficos com informações desnecessárias, transforme-os em recursos visuais simples, limpos.

Digamos que você deseje apresentar dados de controle financeiro do seu escritório ou empresa, com o Prezi, você poderá destacar pontos específicos do seu gráfico que realmente são pertinentes e dar zoom nos detalhes.

Realçar e marcar a informação na memória da sua audiência através de cores que se destacam, molduras, setas ou ainda símbolos e palavras para descrever e representar visualmente o que é mais importante no seu gráfico.

Diferente dos slides, a tela aberta da Prezi permite movimentar-se entre uma ideia e outra com total liberdade. A explicação detalhada dos dados será feita por você, o apresentador, o que garantirá que a atenção do seu convidado esteja na sua fala, e não somente no seu computador.

Você pode ainda importar seus gráficos já existentes no Excel ou PDFs para dentro do Prezi e torná-los mais atraentes. Também é possível salvá-los em favoritos para reutilizar em outras apresentações, com o mesmo layout e com diferentes informações.

acesse uma planilha de honorários e saiba quanto cobrar por seus serviços como advogado

graf 

Armazene suas apresentações em nuvem

Crie, compartilhe e apresente de qualquer lugar. Você não precisará mais do seu pendrive para transportar suas apresentações a outros computadores nem correrá o risco de perder arquivos.

Ao salvá-los, eles não serão armazenados no computador ou dispositivo que você está trabalhando, mas sim na rede, ou seja, se você logar na sua conta do Prezi em qualquer outra estação com acesso à internet poderá acessar ao mesmo arquivo e continuar a edição, ou utilizá-lo efetivamente para uma apresentação.

Em qualquer lugar, em tempo real, em qualquer dispositivo. Prepare sua apresentação em casa com seu laptop, pratique ela com seu smartphone à caminho da reunião e use seu tablet para entregar a proposta vencedora.

Se preferir, pode optar por realizar o download das suas apresentações e utilizá-las offline ou compartilhá-las em seu blog.

E se você estiver disposto a desembolsar para contar com a versão mais completa do produto, poderá contratar o Prezi para sua empresa.

A contratação desse plano permite que você trabalhe e exiba suas apresentações a colegas, parceiros ou clientes em tempo real, do outro lado da sala ou do outro lado do país, compartilhando seu link personalizado, além de poder contar com o suporte técnico do produto. 

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário