8 dicas dos maiores especialistas em advocacia que farão a diferença na sua carreira

02/07/2014
 / 
27/08/2024
 / 
8 minutos


Não pode ler as dicas para advogados agora? Ouça a matéria clicando no player acima:

É natural  quando estamos em início de carreira ou recém-formados traçarmos objetivos profissionais. E também é normal termos dúvidas de quais habilidades e competências são primordiais para subir cada degrau e superar estas metas.

Na advocacia não é diferente. Uma boa opção para traçar este caminho em busca de conquistas profissionais é se referenciar em especialistas na advocacia. São profissionais que já trilharam por inúmeros tribunais e processos e podem dar dicas preciosas do que é indispensável para você começar sua carreira do jeito certo.

Nós do Projuris, pesquisamos e consolidamos para você, neste post, 8 dicas valiosas dos 3 advogados mais reconhecidos do Brasil de acordo com a revista “Análise Advocacia 500“. Apresentamos abaixo um perfil destes três gurus da advocacia:

  • Bruno Balduccini, do escritório Pinheiro Neto Advogados: atua na área de contratos comerciais, exportação e importação e operações financeiras.
  • Luciano Benetti Timm, do escritório Carvalho, Machado, Timm & Deffenti Advogados: atua na área cível e atua com contratos comerciais, exportação e importação.
  • Roberto Quiroga Mosquera, do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados: tem expertise em exportação e importação, além de operações financeiras e área tributária.

Agora vamos às 8 principais dicas de ouro destes especialistas da advocacia que selecionamos para você. Navegue por elas:

Dicas para Advogados 1 – Comunique-se bem.

Advogados autônomos ou de escritórios sempre têm ótima oratória e escrita. Isso é fato. E isso não quer dizer que a comunicação seja eficiente. Para se comunicar bem e de forma eficiente, você deve ser claro, objetivo. Não use palavras ou frases ambíguas. Comunicar-se bem não quer dizer abundância de fala ou escrita.

Fale e escreva o necessário para não deixar dúvidas. Certifique-se de que foi compreendido. Leia muito. A leitura é a base para a boa fala e boa escrita. E use um português sem floreios, assim a chance de todos os receptores entenderem a mensagem é maior.Aqui na advocacia vale a máxima do samba-enredo: “Quem não se comunica, se trombica“. Fique muito atento.

2) Planeje, o tempo todo.

Planejar é conhecer o próximo passo e estar ciente dos riscos envolvidos no trajeto. Não importa se você vai atuar como autônomo, vai ser sócio de escritório ou trabalhar no departamento jurídico.

Crie sua agenda. Mapeie o caminho que vai tomar para ir até o fórum. Elabore a fala. Planeje a estratégia para atuar na causa. Idealize a negociação do valor da causa. Planejar é se precaver e estar preparado para atuar em áreas de turbulência.

Dicas para Advogados 3 – Conquiste e fidelize seu cliente.

Uma das chaves do sucesso para a sua carreira como advogado é ter um bom relacionamento com os clientes. Tão importante quanto conquistar os clientes é a tarefa de fidelizá-los.

Não será incomum você enfrentar situações em que o cliente precisará de orientações fora do escopo de trabalho do processo. Neste caso conseguir dar atenção para repassar as orientações terá um valor significativo para o cliente. É aí que você fideliza o cliente.

É por conta deste atendimento a mais que o seu cliente lembrará de indicá-lo para a rede de relacionamentos dele, e ampliará sua carteira de clientes. Ter clientes satisfeitos é a forma mais rápida e de menor investimento para aumentar o número de clientes.

4) Tenha paciência, saiba esperar o momento certo.

São inúmeros os processos anulados nas instâncias superiores por cerceamento de defesa, para esclarecer, é comum que ocorram limitações na produção de provas de uma das partes no processo, que acaba por prejudicar a outra parte em relação ao seu objetivo processual.

Todo obstáculo que impeça uma das partes de se defender da forma legalmente permitida gera o cerceamento da defesa, causando a nulidade do ato. Essa é uma situação que costuma ser interpretada como despreparo por parte do advogado.

Como resultado, quando se trata de tempo e processo, uma decisão rápida não significa a melhor decisão. Em suas “Cartas a um Jovem Advogado”, o brilhante causídico carioca Francisco Müssnich recomenda ao jovem advogado que

Não desista antes da hora e nem cante vitória antes do tempo.

A dica aqui para você, advogado em início de carreira: segure a ansiedade, não haja por impulso, o tempo jogará a seu favor.

5) Seja fluente no inglês.

O  fenômeno da globalização integrou a economia mundial e as distâncias entre os mercados foram reduzidas. O desempenho econômico do Brasil atrai o investimento de empresas estrangeiras, que se estabelecem em território nacional.

E as empresas não se contentam mais apenas com o mercado doméstico: buscam mercados externos. Essas mudanças afetam diretamente a área do Direito que se depara com conflitos de leis, direitos e obrigações resultantes de atos de comércio internacional.

Em sua maioria essas transações,  são firmadas e reguladas por documentos redigidos em inglês, isso sem mencionar na quantidade de termos já cunhados em inglês e utilizados no cotidiano profissional do advogado. Para você, jovem e moderno advogado, é imprescindível dominar o inglês para ingressar na carreira jurídica.

A falta de preparo para a análise e interpretação desses documentos em inglês, pode comprometer a atuação mesmo do mais experiente advogado. O idioma deve ser considerado uma ferramenta de trabalho, e tem o mesmo nível de importância que o seu conhecimento teórico na sua área.

Assim como em outras carreiras, a advocacia está cada vez mais especializada. A base da pirâmide, isto é, o grande contingente de advogados domina os processos e procedimentos do sistema jurídico de forma geral.

Consequentemente, irá se sobressair aquele que consegue ir além: a fluência no inglês fará toda a diferença na sua carreira e abrirá portas para mercados e áreas inexploradas no Direito. Como disse Abraham Lincoln:

Se eu tivesse 9 horas para cortar uma árvore, passaria as 6 primeiras afiando o machado

Comece agora a afiar o seu inglês. Você estará um passo a frente.

Dicas para Advogados 6 – Seja um advogado resolvedor de problemas.

Sim, resolva, porque o volume de processos cresce constantemente no Brasil e o Judiciário não dá conta de acompanhar esse aumento da demanda, porque não investe em tecnologia e pessoas.

Para José Guilherme Vasi Werner, membro do Conselho Nacional de Justiça, que é também juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:

É preciso incentivar e mediação e a conciliação para diminuir a litigância na Justiça. É preciso que os advogados que saem das faculdades saibam encaminhar a solução dos problemas sem depender de uma sentença do juiz.

O mercado precisa de advogado mais preparados, porque a advocacia está cada vez mais competitiva e sofisticada. A dica para você que está em início de carreira é:  estude profundamente e intensamente os assuntos.

A única forma de você elevar seu patamar de conhecimento é o estudo contínuo. A construção do seu conhecimento é que permitirá que você resolva os problemas dos seus clientes com facilidade, assertividade, praticidade e até com menor custo para os envolvidos. Este é o perfil do advogado moderno.

7) Especialize-se nas áreas em expansão.

Segundo Bruno Balduccini as áreas de expansão precisam ser avaliadas também no momento de definição do foco de atuação. O Direito Bancário com Tecnologia é uma das áreas que passa a ser uma forte tendência e com carência de conhecimento. Com o avanço da tecnologia cresce o volume de crimes eletrônicos.

Determinadas condutas praticadas com a utilização da tecnologia e que causam danos a bens jurídicos deveriam ser tutelados pelo Direito. Por outro lado , estas condutas não se enquadram em nenhum dos tipos penais previstos no sistema jurídico-penal do nosso país, e ficam impunes.

Diante desse cenário, existe a forte movimentação para criação de leis específicas, que prevejam crimes dessa natureza e a reformulação de leis existentes. Mais uma vez fica evidente  a importância de você, jovem advogado, se manter em estudo contínuo com muita dedicação.

O Marco Cível da Internet, que entrou em vigor em junho/2014, foi um pequeno avanço para regulamentar o fornecimento de serviços de internet no Brasil. No ramo do Direito Bancário com Tecnologia há ainda um longo caminho a percorrer, com leis e regulamentações novas por surgir.

Que tal você , jovem advogado, estudar o que há de necessidades e o que já está implementado aqui e no exterior, para ser um dos pioneiros nesta área? Está aí uma ótima oportunidade, com muito espaço.

Dicas para Advogados 8 – Estudar, estudar e estudar!

Os 3 advogados que citamos na abertura deste post são enfáticos: a advocacia está cada vez mais competitiva e sofisticada, portanto, se você quer ser um bom advogado é preciso estudar profundamente e intensamente os assuntos.  Quando questionados sobre o mercado estar saturado de advogados, a resposta é direta: há carência de bons advogados! Resumindo , bons estudos!

Estas são as dicas dos 3 maiores especialistas em Direito do Brasil, para você, jovem advogado, começar sua carreira do jeito certo e eficiente. Esperamos que você tenha aproveitado ao máximo!

Nós do Projuris queremos contribuir com a sua evolução contínua como profissional da área jurídica e novos materiais neste sentido serão publicados nas próximas semanas aqui no blog da Projuris. Por hora, conte-nos o quanto as dicas deste post foram práticas e importantes para você!

Leia também: Como ser um bom argumentador (4 dicas)

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email



Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

    1. ODAIR SANTOS MEDEIROS ,
      ÓTIMAS DICAS PARA TODOS OS QUE JÁ SÃO ADVOGADOS E PARA AQUELES QUE DESEJAM INGRESSAR NESSA CARREIRA,AINDA NÃO SOU UM MAS GOSTARIA MUTO DE PODER ESTUDAR E ME TORNAR UM GRANDE ADVOGADO,SOU CORRETOR DE IMÓVEIS E ADORO ADVOCACIA!NA MINHA PROFISSÃO CONSIGO RESOLVER E ACERTAR TANTOS NEGÓCIOS QUE SER UM ADVOGADO PRA MIM NÃO ME FARÁ ESTRANHAR MUITO.TENHO 46 ANOS E DENTRO DE 5 ANOS SE DEUS ME PERMITIR E E CONSEGUIR QUERO SER ADVOGADO,PARABENS A VOCÊS QUE JÁ SÃO!!OBRIGADO.

  1. Muito interessante o aqui explanado, pois é necessário que o estudante e/ou o recém formado, em qualquer área têm-se de haver, p/maiores conquistas a determinação, a comunicação a fidelidade, bem como estudar….estudar para resolução de todos problemas.

  2. São dicas de profissionais experientes, de muita valia para quem está iniciando. Fico grata pela publicação e espero continuar recebendo valiosas informações.

  3. Ilustres: As “dicas” revelam o que de mais elevado pode existir quando se abraça uma profissão. São princípios gerais que devem ser observados até pelos mais experientes dos profissionais. Aqui direcionados aos operadores do Direito. Porém, “mutatis mutandi”, aplicáveis a qualquer área de atividade. Os caminhos delineados nas sugestões são exatamente aqueles consagrados pela Deontologia.

  4. Ótimo , acho que consigo chegar lá um dia pois só tenho 10 anos ,mas meu sonho é eu ser uma advogada bem sucedida.
    Obrigada pelas dicas! Vou levar para a minha vida profissional e pessoal !

  5. Gostei muitos das dicas.
    Estou em início de carreiras e estou tendo dificuldades por ter feito um curso sem muita atenção.
    Hoje que focar em algo certo

  6. Gostei muito das dicas, visto que ser um bom advogado, vai depender realmente da própria pessoa, estudar, manter o foco e estar sempre atualizado são alguns dos meus objetivos para que eu me torne um bom advogado.

  7. Li todas as oitos dicas contida nesta pagina, dita por pessoas que ja tem estrada na profissao, pra mim foi muito interessante e gratificante,saber que nao e facil trilhar o caminho da advocacia, mais que tambem nao e dificil quando detectamos que escolhemos a profissao certa e, que gostamos de fazer aquilo que amamos fazer e, neste caso evidentemente estudar sempre e o melhor caminho como bem frisou os especialistas que ja tem vasta experiencia no ramo da profissao e, como qualquer inicio de carreira seja ela em qualquer area nao e facil mesmo vale apenas seguir as orintacoes dos brilhantes especialistas, estou me formando em direito e essas dicas muito contribuiu a respeito daquilo que eu ja imaginava ser. Muito obrigado,,,,,,,,,,

  8. “Foi sempre um sonho ser advogada,e não vou desistir facilmente apesar de ter apenas 14 anos minhas metas são conquistar um trabalho como advogada”:E principalmente bilhar”

  9. Muito bom so ñ sei o inglês bem…..gostei muito das dicas so vai da muota dor de cabeca…..mas vou tenta…..espero q der tudo serto……

  10. Certo…….. Dicas certas pra Profissionais de estejam ou pretendam engressar na area, a Dedicacao e a chave de Fundo, a Leitura e a Entrega espiritual a mediacao de Conflitos, o Direito, o Jurista, O Advogado sao seres, experts em interpretacao na Alicacao de Diversas leis do Diploma Normativo do Ordenamento Juridico Nacional e de Direito Comparado…………
    Obrigado Pelas Dicas espero ver +

  11. Meu sonho sempre foi e é ser advogada, depois desse artigo foi muito construtivo na minha certeza de realizar esse grande sonho.
    Continuem fazendo artigos assim, pois aumentará mais o nivel dos advogados presentes e futuros.
    Belas dicas, parabéns!

  12. Concordo com a exposição dos amigos leitores. O espaço dedicado a essas dicas, tornou-se brilhante, despertando um tema imprescindível, de inestimável valor àqueles que anseiam abraçar com esmero a profissão escolhida.

  13. Odair , gostaria muito de conversar com você , gostei muito do que você disse , qualquer coisa me entra em contato no WhatsApp .
    21 964190447

  14. Dicas muito importantes!!! O artigo já tem algum tempo, mas não perdeu a sua essência que é transmitir ao bacharel em direito que para chegar ao ápice da carreira tem que se dedicar muito, mas muito mesmo. E a receita está aí estudar, estudar e estudar…

  15. Excelente texto, sou jovem advogado com carteira da OAB há quase 3 meses, e vejo como está concorrido o universo da advocacia, tentei advogar por conta própria, como autônomo, mas não obtive muito êxito na captação de clientela, contudo, o maior problema é que necessito de dinheiro para se manter, pois saí do meu emprego assim que passei na OAB, é aquele imediatismo que provavelmente todo jovem advogado possui, porém, estou tentando entrar em algum grande escritório para conseguir experiência e por consequência me manter financeiramente, no entanto, até para ingressar nesses grandes escritório requer experiência, e estou bastante desolado, pois não sei o que mais fazer.

  16. Gostei bastante das dicas ofertadas nesse campo, sou um jovem inesperiente que deseja futuramente entrar em uma universidade, a escolha por um curso sempre mim bateu duvidas e agora o curso de direito mecheu comigo, algo mim tocou. você tem alguma dica para quem pretende seguir a carreira de Direito, ficarei muito feliz se você mim dar uma resposta….

    1. Bom dia Antônio.
      Também sou leitor da matéria e estudante de Direito e como foi escrito na referida matéria um bacharel em direito deve gostar muito de ler e mesmo não gostando deve ler bastante, o que amplia o vocabulário e o conhecimento, não apenas específico como também os conhecimentos gerais. Assim, sugiro que comece a se habituar. Entendo que talvez pelo texto você precisa melhorar seu português, pois, “…mim bateu dúvidas…” e “…mim tocou…” não dá. treine bastante o uso da norma culta da língua portuguesa.

  17. Excelente artigo! Lembrando que a parte que vai abrir a ação trabalhista precisa apresentar, entre os os documentos, cópia do CPF, do RG, da Carteira de Trabalho — nas folhas que constarem foto, nome e a assinatura (ou falta dessa) do empregador — e o comprovante de endereço.
    É possível, na justiça do trabalho, entrar com uma ação sem a necessidade de acompanhamento de um advogado. No entanto, na prática isso quase nunca acontece, pois a área trabalhista é um complexo de leis, jurisprudência e doutrina, fazendo-se imprescindível a contratação de especialistas para o sucesso da ação.

  18. Dicas maravilhosas. Parabéns pelo conteúdo tão completo e que, com certeza, já ajudou muitas pessoas. Realmente Estudar é muito importante! Obrigada por compartilhar esses conteúdos.

  19. Nos tempos atuais, percebe-se perfeitamente que noventa por cento dos advogado, não lêem, não compram livros e a maioria faz seus trabalhos basicamente com base em dados digitais. Existe uma carência de uma cultura humanística, não é só em advogados. Magistrados e promotores, raramente demonstram uma cultura humanista que os faça compreender que as leis são feitas para servir ao homem e não o homem servir à Lei.Lamenta-se que tais profissionais, não visem outros aspectos para julgarem, fiscalizarem a lei ou serem verdadeiros advogados. Apesar das vantagens digitais, o Direito hoje parece uma arremedo de uma ciência séria verdadeiramente comprometida com sua finalidade. Em alguns casos a evolução digital, mais atrapalha que ajuda. Somos no presente momento, robôs do Direito e não operadores.

    1. Acho que a linguagem foi realista, mas como vivemos num país que na ” MAIORIA DOS CASOS” é para inglês ver, tanto zelo parece-me mais covardia e hipocrisia.