Criar um blog: mais que importante, fundamental

06/10/2015
 / 
23/11/2022
 / 
4 minutos

Criar um blog é uma necessidade e não mais uma discussão. É um comportamento de grandes, médias e pequenas empresas e profissionais autônomos. As vantagens? Muitas. E elas serão abordadas ao longo do texto.

Antes, é importante ressaltar: se você ou seu escritório de advocacia ainda não possuem um blog, é bom começar a pensar nisso. Principalmente se o plano é aprimorar a comunicação do seu negócio e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Com várias ferramentas à mão (como Wix, WordPress e Medium), o advogado pode criar um blog em minutos, personalizando-o com a logo do seu escritório ou suas informações como profissional autônomo.

Este espaço pode se tornar um aliado da sua carreira, principalmente em dois momentos:

1) na busca por networking, o que implicará num fortalecimento da sua marca e do seu nome no mercado e 2) no relacionamento com clientes, tanto na captação de novas oportunidades quanto no relacionamento de quem já está trabalhando com você. O seu blog é, enfim, um local onde você pode divulgar o tipo de serviço que presta e de que forma o faz.

Pense que grande oportunidade poder alcançar as pessoas que estão procurando exatamente o que você pode oferecer (isto, claro, se você tiver os seus objetivos bem definidos). Comece utilizando os contatos que você já possui para fazer a divulgação seus primeiros textos.

Postar recorrentemente, por exemplo, é uma das boas práticas para conduzir um blog. Você precisa inserir as publicações na sua rotina de trabalho, tirar um ou dois dias da semana para escrever, reservar um tempo.

Afinal, se um dos objetivos desta plataforma é atrair pessoas, é importante que este ambiente seja atualizado. Imagine alguém entrando no seu blog três semanas seguidas e encontrar os mesmos conteúdos. Em questão de tempo, é provável que este usuário deixe de visitar o seu blog, pois ele já não pode oferecer nenhuma novidade.

E assim você perde a oportunidade de manter um diálogo com alguém que pode ser um potencial cliente ou que divulgaria o seu trabalho para outras pessoas.

Pois uma coisa é certa: as pessoas procuram saber sobre tudo, procuram conteúdo de qualidade e, quando o encontram, elegem o endereço como referência. É uma troca mútua entre quem produz conteúdo de forma responsável e um leitor fiel.

Outro ótimo caminho é humanizar a sua comunicação. Isso quer dizer: se colocar no lugar dos leitores. Para quem seu conteúdo é dirigido? Quem você gostaria que lesse as dicas e os textos que você vai escrever?

Dependendo do perfil da pessoa a ser atingida, é importante que haja um trabalho especial com a linguagem utilizada, com a forma como vai abordar o tema e com a própria escolha do tema.

Faça um exercício: anote todas as perguntas que seus clientes farão nesta próxima semana. Tente criar um conteúdo que responda a cada uma delas. Com certeza será um texto muito útil e completamente cabível para seu blog. Além de sanar a dúvida do seu cliente, pode ajudar outras pessoas.

Humanizar a comunicação também implica em personificá-la. Isso quer dizer que criar um perfil institucional para publicar os conteúdos no seu blog pode passar a impressão aos usuários que a sua comunicação é fria.

baixe uma planilha para controle de fluxo de caixa e acompanhe as financas do seu escritorio de advocacia

É recomendado que quem esteja subscrevendo o conteúdo seja o(s) seu(s) profissionais, com o nome descrito e uma foto de perfil. Dessa forma, os leitores poderão se sentir mais à vontade para fazer algum comentário ou abrir alguma discussão, além de dar mais credibilidade ao conteúdo.

Tratando-se do conteúdo de um blog, hospedado em um ambiente digital, é importante que o advogado tenha domínio de algumas habilidades da plataforma, como por exemplo, conhecer as vantagens do SEO (do inglês: Searth Engine Optimization).

Estas ações podem deixar seu blog ainda mais estratégico ao negócio, pois consistem em otimizar o conteúdo para que ele seja mais facilmente encontrado nas buscas através de palavras-chaves.

Digamos que você escreveu um artigo sobre “como reduzir a inadimplência”. Quais são as palavras que você elegeria mais pertinentes dentro deste artigo?

Pois é através delas que os usuários vão encontrar seu conteúdo nos mecanismos de busca. Quanto melhor for a otimização, melhor posicionado o seu site ou o site do seu/sua escritório/empresa estará.

No fim, manter um blog se trata de aprendizado e tentativas. Sempre buscar produzir o melhor conteúdo, tendo a sensibilidade de torná-lo aderente ao público que você quer atingir e otimizá-lo para que as pessoas o encontrem com facilidade.

baixe a planilha de honorários e saiba quanto cobrar em todos os estados do Brasil

O impacto de um blog eficiente é positivo à carreira ou à sua empresa, aproximando novos clientes e consolidando o seu nome como autoridade no assunto. A melhor propaganda do seu negócio é uma presença de qualidade.

Receba meus artigos jurídicos por email

Preencha seus dados abaixo e receba um resumo de meus artigos jurídicos 1 vez por mês em seu email

Use as estrelas para avaliar

Média 0 / 5. 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

  1. olá….
    Tenho um emprego formal, estou talves em função da crise, estacionado no tempo…Minha formação além de Contados, também sou advogado, ambos com habilitação para atuar….
    Estou passando por situação financeira difícil, pois embora minha remuneração possibilita minha sobrevivencia, tenho dois filhos sendo um em idade escolas(faculdade) e outro em emprego formal e 4 filhos menores a maior com 7 anos. /banco o casado com 4 filhos, o outro está ocisoso e sem estudar em função dos recursos escassos. Ambos desempregados.

    1. Para a sua situação, podemos trabalhar o processo por obtenção por êxito. Dependendo do valor em juizados especiais cíveis onde não é cobrado preparo e taxas, salvo em grau de recurso.
      Minhas especialidades são direito de imagem, direitos do consumidor e propriedade intelectual.

  2. Parabéns pelo texto, apresenta a clara necessidade do advogado de acompanhar a modernidade e se destacar através da internet. Eu vejo isso na minha área também, detetive particular depende muito do blog para se conectar com seus clientes.